Bolo de espinafre com calda de chocolate

Bolo de espinafre e, não, não estamos planejando o almoço. Essa receita é doce mesmo, tanto que tem até uma calda de chocolate pra acompanhar.

bolo de espinafre

E a combinação veio meio que junto da receita original, ainda que eu tenha usado uma calda nascida da minha cabeça mesmo. A verdade é que eu já tinha visto esse tal bolo de espinafre algumas vezes, sempre com essa cor linda, sempre em blogs/sites portugueses. E preciso dizer, nossos irmãos europeus acertaram mais uma vez. Esse bolo de espinafre é, curiosamente, uma delícia!

E assim, dá pra sentir que é espinafre colorindo a massa, mas ao mesmo tempo não dá. Tanto o aroma quanto o sabor estão presentes, mas de forma muito delicada. Sabe quando ninguém de conta o sabor e você tem dificuldade de adivinhar o que é? É esse o nível de delicadeza, mas no fim das contas, prestando atenção, dá sim pra perceber que se trata de um bolo de espinafre. E isso só me alertou pra um velho preconceito bem comum: que certos alimentos só servem a um tipo de sabor. O abacate era servido apenas doce aqui no Brasil, e apenas salgado em outros países. E agora todo mundo, em todos os lugares, está experimentando formas diferentes de preparar esse ingrediente. Bom, por aqui foi a vez de aprender que também dá pra fazer doce com espinafre.

Lembrando que esse não foi o primeiro bolo a ganhar ingredientes típicos de comidas salgadas. Já teve bolo de tomilho por aqui, e o bolo de batata doce é um queridinho meu.

bolo verde com calda de chocolate

Enfim, a calda. A maioria das receitas que vi servia o bolo com ganache de chocolate, como recheio E cobertura. Achei um pouco demais e resolvi fazer uma calda bem simples, que me lembra um pouco a calda do bolo de cenoura. Você pode escolher a cobertura que preferir, ou servir o bolo sozinho. E falando em trocas, fiz uma única. Simplifiquei o modo de preparo, usando o mesmo do bolo de cenoura. Como o bolo ficou bem leve e fofo, acho que dá pra dizer que deu bem certo. E pra finalizar uma última dica: eu fiz um bolo baixo, mas já vi a mesma receita servida em bolos altos, então fique a vontade para escolher uma forma menor e mais alta se preferir, só cuide para que o forno esteja em temperatura baixa.

Uma última dica pra fechar mesmo esse texto: na calda eu uso chocolate 50%. É um chocolate em pó que é metade cacau, metade açúcar. Então na falta dele eu faço a troca por cacau puro (e açúcar) numa boa. Pra receita abaixo, 1/4 de xícara de chocolate 50% vira duas colheres de cacau e mais duas colheres de açúcar, além do açúcar já pedido na receita.

bolo de espinafre com calda de chocolate

Bolo de Espinafre – original aqui

250g de folhas de espinafre – cerca de 5 xícaras
3 ovos
1 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
2 colheres sopa de limão
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento em pó

Unte e enfarinhe uma forma de cerca de 25X30cm. Ligue o forno a 200C.

Lave bem e seque as folhas de espinafre. Transfira para o liquidificador e junte o óleo e os ovos. Bata até conseguir uma mistura homogênea. Se estiver difícil é só desligar o aparelho, misturar e apertar com uma espátula e tentar novamente. Junte o açúcar e o limão e bata novamente.

Em uma tigela grande misture a farinha com o fermento e então adicione a mistura de espinafre aos poucos. Não bata demais a massa, misturando apenas até incorporar totalmente a farinha.

Transfira a massa para a forma preparada e leve para assar. Não precisa deixar o bolo dourar; assim que o palito sair limpo já tá bom. (a cozinha já vai estar começando a cheirar a bolo de espinafre nesse momento) Deixe o bolo esfriar enquanto prepara a calda.

Calda leve de chocolate

1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
1/4 xícara de chocolate em pó 50%

Misture os ingredientes e cozinhe em fogo baixo até que comece a engrossar. Use ainda quente. Mas espere o bolo e a calda esfriar antes de cortar o bolo.

——————————
Em 2015: Beermosa a la Roman
Em 2017: Farinha de fubá torrado