Torta crumble de pêssego no tabuleiro

Crumble de pêssego servido na massa de torta, ou torta slab com cobertura crocante… Enfim, uma torta de pêssego fininha e com cobertura diferente!

A ideia original era fazer uma torta pra esse inverno. Então pensei que seria legal fazer uma que não precisasse de uma forma de torta e minha mente imediatamente foi para as slab pies. Essas são tortas baixinhas, feitas em assadeiras baixinhas, tipo os nossos tabuleiros de bolo mais tradicionais. E aí lembrei dessa torta linda do A Cozinha Coletiva. Só tinha dois problemas: só tinha manteiga pra usar na massa, e não queria mais uma receita com maçã essa semana.

Então fui atrás da receita que inspirou essa, e achei uma massa feita só com manteiga! Primeiro problema resolvido. O segundo foi resolvido quando lembrei que tinha me prometido fazer uma torta crumble de pêssego um dia. Pronto, né? Uma massa com garantia dupla, um recheio que já tinha vontade de fazer e só faltava encontrar pêssego no mercado.

Não tinha. Mas tinha pêssego em calda, desses de lata. E deu bem certo! Como o doce em calda já tá cozido ele vira praticamente uma geleia no forno. E isso fica uma delícia! E tem muitos pontos de exclamação nesse parágrafo, mas é que eu fiquei muito feliz com esse resultado. Agora, caso você esteja evitando doces comprados prontos, prefira texturas mais firmes, ou por qualquer outro motivo prefira usar a fruta in natura… Calma que tem solução. Aqui no Cozinha já teve torta de pêssego das mais tradicionais, e o recheio dela funciona muito bem para essa torta daqui também. Essa receita tá nesse link aqui.

E acho que é isso. Preciso nem dizer que essa receita é bem adaptável e você pode trocar a massa por uma que você goste mais. Ou o recheio por maçã, pera, banana, nectarinas, morangos, e por aí vai. Ou ainda dobrar a quantidade de massa e fazer base e cobertura iguais. Mais uma vez cabe o lema do Cozinha: a torta crumble de pêssego é sua e você faz ela como você quiser!

Torta crumble de pêssego

Massa – original aqui
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher chá de sal
1/2 colher chá de açúcar
200g de manteiga gelada em cubos
cerca de 90ml de água bem gelada

Misture a farinha com o sal e o açúcar. Acrescente a manteiga e vá esfarelando junto da farinha até conseguir uma textura parecida com uma farofa. Então comece a juntar a água aos poucos, apertando a mistura, até conseguir uma massa coesa. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa formando um retângulo (ou algo próximo) com cerca de 30x40cm. Transfira a massa para uma forma baixa de 20x30cm, e aperte bem a massa no fundo e nas laterais da forma. Com uma faca corte o que sobrar de massa e use as rebarbas para reforçar qualquer área que tenha ficado mais fina. Envolva a forma com plástico e deixe no congelador por no mínimo 30min, ou até a hora de ir para o forno.

Recheio
2 lata de pêssego em calda – sem a calda
2 colheres sopa de amido de milho

Deixe os pêssego em uma peneira para retirar o excesso da calda; então corte todos em cubos de menos de 1cm e misture com o amido de milho. Reserve.

Cobertura – original aqui
3/4 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de flocos de aveia
2/3 xícara de açúcar
1 pitada de sal
50g de manteiga gelada em cubos

Misture todos os ingredientes formando uma farofa, como foi feito com a massa da base. Reserve.

Montagem
Cubra a massa congelada com os pêssegos cortados tentando deixar tudo bem nivelado. Então cubra tudo com a mistura de aveia, cuidando para cobrir todos os pedaços de pêssego. Leve ao forno, a 200C, até que doure. Deixe amornar um pouco antes de cortar.

———————————
Em 2015: Suco verde de manga
Em 2017: Bala de brigadeiro