Ensaimadas, pãezinhos doces recheados

Ensaimadas são pãezinhos doces, recheados com uma mistura doce e amanteigada e cobertos com queijo e açúcar.

ensaimadas

Ou pelo menos é assim que essas são feitas, porque junto delas vem um monte de histórias. As ensaimadas eram quitandas típicas de algumas regiões espanholas. Com as grandes navegações elas acabaram espalhadas por diversos países. E claro, cada cantinho do mundo foi dando seu toque especial para elas. Essas em específico são uma receita da Maryanne do The Little Epicurean, que tem família de origem Filipina.

A receita dela é de uma massa rica, como de brioches e o queijo que ela usa é Queso de Bola. Eu mantive a massa mas acabei mudando o queijo para o que tinha disponível aqui: parmesão. Se você tiver Gouda, ela diz que é uma boa substituição, mas o parmesão funcionou bem pra mim. Outra mudança que fiz foi trocar o leite evaporado por leite comum. Não é um ingrediente comum por aqui, então resolvi experimentar sem ele. A massa continuou macia e rica, então acho que não tem problema usar leite comum.

Agora, algumas outras dicas pra você adaptar na sua casa. O tempo de crescimento é bem relativo, já que depende tanto dos ingredientes quanto da temperatura do dia. É melhor você se guiar pelo quanto a massa cresceu do que pelo tempo que eu cito na receita. Sempre espere a massa estufar bem antes de seguir para o próximo passo. Outra dica é o cuidado na hora de enrolar cada ensaimada. Eu não apertei bem as pontas de algumas e o recheio acabou vazando. Continuou um pãozinho gostoso, mas sem recheio. Então sele bem as pontas e aperte o meio e a ponta de cada espiral para que elas não abram.

Por último uma dica que eu não testei: já vi ensaimadas tamanho jumbo. É só você não dividir a massa e abrir um retângulo grandão. Recheie e enrole normalmente, faça uma espiral grande e asse em uma forma redonda. Se for fazer assim, me conta como ficou?

ensaimadas

Ensaimadas – original aqui

1 colher chá de fermento biológico seco
1/2 colher chá de açúcar
6 colheres chá de água morna

Misture tudo e deixe descansar por cerca de 5 minutos para o fermento começar a soltar bolhas.

10 colheres sopa de farinha de trigo
1/4 xícara de leite

Junte a farinha e o leite na mistura de fermento, misture bem e cubra com plástico. Deixe descansar por cerca de 30min.

2 gemas
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
2 colheres sopa de açúcar

Junte esses ingredientes na mistura já descansada e misture muito bem até todos serem incorporados. Tampe novamente e deixe descansar por mais 30min.

2 gemas
50g de manteiga macia
1 xícara + 2 colheres sopa de farinha de trigo
2 colheres sopa de açúcar

Adicione esses ingredientes na massa, e comece a sovar. Adicione um pouco de trigo se necessário para não grudar na bancada, mas tente adicionar apenas o mínimo necessário. Quando a massa estiver lisa e elástica, transfira para uma vasilha untada com óleo, cubra com plástico e deixe descansar mais 30min.

40g de manteiga macia
11 colheres sopa de açúcar
3/4 xícara de queijo ralado*

*mais sobre o queijo no texto acima

Misture a manteiga com o açúcar até conseguir uma pasta homogênea, e reserve. Divida a massa já descansada em 12 partes iguais. Mantenha a massa tampada enquanto trabalha com cada pedaço. Abra uma parte de massa até ficar com menos de 0,5cm de espessura. Cubra com uma colher chá da mistura de manteiga com açúcar e salpique um pouco de queijo por cima. Enrole a massa, como um rocambole e depois enrole esse rocambole em uma espiral. Aperte bem as pontas onde a massa gruda em si mesma para não abrir. Transfira para uma assadeira com papel manteiga e cubra com um pano. Repita com todos os pedaços de massa, deixando um espaço de pelo menos 2cm entre cada um deles na assadeira. Vai sobrar manteiga e queijo, reserve. Deixe a massa descansar por 45min e então leve para forno aquecido a 200C até que doure. Assim que retirar as ensaimadas do forno pincele com a manteiga restante e salpique o restante do queijo por cima.

————————–
Em 2014: Pankoks
Em 2015: Soda Bread
Em 2016: Iemanjá