Panacota de abóbora, com mel e coco tostado

Panacota de abóbora tem a consistência parecida com um pudim, mas também tem a facilidade de um doce feito com gelatina. E claro, o sabor suave que lembra o doce de abóbora…

panacota de abóbora com mel e coco tostado

Pra quem não conhece panacotas, vai a explicação rápida: é um tipo de doce que tem como base creme e gelatina, então acaba lembrando um pudim, mas que não vai no forno. É um híbrido entre um flan e uma gelatina, eu acho… Dá pra fazer panacota de praticamente todo sabor, embora o mais comum seja baunilha, e o que tem ficado mais na moda seja ricota.

Aliás, se você não é fã de abóbora e continua por aqui, tem a panacota de coco, servida com doce de abacaxi, nesse link.

Quando vi essa panacota de abóbora achei bem estranho, mas logo a estranheza passou. Afinal, pra quem já fez doce de abóbora, bolo de abóbora, brigadeiro de abóbora (!), qual seria o problema de panacota de abóbora? E realmente, fica muito gostoso! O sabor da abóbora fica muito suave então, se der pra escolher, prefira uma variedade de sabor pronunciado! E a combinação com o mel e o coco tostado na hora de servir equilibram bem todos os sabores e texturas!

Então antes da receita vão algumas dicas simples: não coloque o mel ou o coco com antecedência. Quanto mais perto da hora de servir melhor, para que o mel não ague a panacota, e o coco não murche. E por falar no coco, outra dica: eu gosto de tostar o coco em casa, acrescento uma colherada de açúcar antes de ir pro forno e assim ele fica mais dourado e mais crocante. Por último: se você não gosta de mel e pretende servir a panacota sozinha, aumente um pouco o açúcar. Como a receita foi desenvolvida para servir com o mel ela acaba sendo menos doce que o habitual. Uma possibilidade é fazer conforme descrito abaixo e provar antes de colocar a gelatina, se quiser aumente mais algumas colheres de açúcar.

panacota dea bóbora com mel e coco tostado

Panacota de Abóbora – original aqui

2 1/2 colheres chá de gelatina em pó
1/4 xícara de água
1 lata de creme de leite sem soro
2 xícaras de leite
1 xícara de purê de abóbora*
3/4 xícara de açúcar

* eu usei 240g de abóbora, descasquei, piquei, cozinhei, e amassei; deveria ter passado por uma peneira.

Junte a gelatina com a água e leve ao fogo baixo apenas até a gelatina dissolver. Reserve.
A mão: Em uma vasilha misture muito bem a abóbora com o creme, o açúcar e o leite. Com um fouet misture vigorosamente enquanto acrescenta a gelatina dissolvida.
No liquidificador: junte a abóbora, o creme, o açúcar e o leite e bata no liquidificador. Quando a mistura estiver homogênea, junte a gelatina e continue batendo mais 1 minuto. Deixe descansar uns 2-3 minutos.
Transfira a mistura para tigelinhas individuais, e leve para a geladeira por pelo menos 6h. Antes de servir cubra com mel e coco tostado, ou o acompanhamento que preferir.

—————————
Em 2014: Doce de abacaxi
Em 2015: Suco cítrico de morango
Em 2017: Torta Crumble de abacaxi