Tronco de natal, o rocambole do #cozinhadefimdeano

Tronco de natal, ou o buche de noel, é um rocambole muito comum no fim de ano de alguns países. E hoje tem uma versão bem possível pra todas as cozinhas.

tronco de natal

Embora seja um prato bem tradicional, a receita não é. Quando você busca por buche de noel, ou mesmo tronco de natal, aparecem todos os tipos de combinação de sabores. O nome está muito mais relacionado a aparência dada ao rocambole do que a receita em si. Então, com isso em mente, resolvi fazer um com uma receita bem simples e com ingredientes bem apreciados por aqui: chocolate e leite condensado.

Eu já apanhei um bocado pra fazer esse prato; já perdi muito pão de ló. Então dessa vez resolvi usar a mesma massa do rocambole salgado da família, que pra mim é a prova de erros. Com exceção dessa vez em que eu tive que fazer 4 massas pra conseguir essa. Pra quem queria facilidade eu me atrapalhei toda… A versão que ficou melhor é a do vídeo, com uma massa bem fininha e diferente do tronco de natal tradicional. Mas eu acabei gostando: a massa ficou praticamente com a mesma espessura do recheio no final, e o rocambole ganhou ainda mais ares de sobremesa.

tronco de natal

E falando no recheio, eu fui de brigadeiro branco. Eu queria algo doce, mas que não brigasse ou sobrepusesse os sabores da massa. E combinou bem. A diferença desse é que ele tem chocolate branco no meio; isso acaba deixando a textura um pouco mais firme, mas nem um pouco mais puxenta. Fica mais fácil de manusear o rocambole depois sem ficar menos gostoso. Já a cobertura é uma ganache bem simples. E como o recheio já era bem doce eu fiz com chocolate meio amargo. Se você prefere usar o chocolate ao leite, mantenha a quantidade de creme mas aumente o chocolate para 75g, para continuar com uma textura boa de trabalhar.

Por último, os cogumelos! O mais comum é a gente ver cogumelos de suspiro; basta fazer alguns suspiros mais magrinhos e altos e outros bem redondinhos e depois encaixar os dois. Mas, como o post dos suspiros comprova, verão não é uma época fácil para fazer suspiros em muitas cozinhas caseiras. Então eu queria uma maneira mais fácil de decorar o tronco de natal. Lembrei a massa de leite ninho, que é apenas um docinho de leite ninho mais firme que o comum. É bem simples de fazer, e fácil de modelar e de agradar quem for comer.

tronco de natal

Tronco de natal

Recheio

1 lata de leite condensado
50g de chocolate branco
25g de manteiga

Pique o chocolate, misture com o leite condensado e a manteiga e leve ao fogo baixo. Mexa até o brigadeiro cozinhar e começar a soltar da panela. Retire da panela e deixe esfriar fora da geladeira. Se fizer com antecedência guarda em uma vasilha tampada, fora da geladeira.

Cobertura

50g de chocolate meio amargo
50g de creme de leite sem soro

Aqueça o creme de leite e derrame sobre o chocolate já picado. Abafe por 5 minutos e misture bem. Se o calor do creme não tiver sido o suficiente para derreter todo o chocolate leve ao banho-maria até o creme ficar homogêneo. Deixe esfriar por algumas horas fora da geladeira, em uma vasilha tampada.

Cogumelos

1 xícara de leite ninho
1/2 xícara de açúcar
leite de coco até dar o ponto

Misture o leite ninho com o açúcar e vá misturando o leite de coco até conseguir uma massa uniforme, mas firme. A textura parece uma massinha de modelar mais firme. Modele os cogumelos em seguida. Para isso pegue uma pequena parte de doce e formate um cone. Depois pegue uma porção com o dobro de tamanho e faça uma bolinha; vá abrindo essa bolinha como que fazendo uma tigela. Encaixe o cone na parte debaixo dessa tigelinha e pronto. Se quiser colar as duas partes você pode usar um pouco da cobertura pra isso.

Massa

4 claras
4 gemas
6 colheres sopa de açúcar
1 xícara de farinha trigo
1 colher sopa de fermento em pó
1/4 colher chá de canela
1/4 colher chá de noz moscada

Prepare uma forma de 30x40cm: unte a forma, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel também. Aqueça o forno a 180C.
Bata as claras em neve. Ainda batendo acrescente as gemas, uma de cada vez, e o açúcar, uma metade de cada vez. Enquanto isso peneire em outra vasilha a farinha, o fermento e os temperos. Adicione essa mistura na mistura de ovos e misture delicadamente com uma espátula. A mistura vai perder muito volume, mas tudo bem. Transfira para a forma preparada e leve para assar a 180C apenas até ficar opaco; não deixe dourar.

Assim que retirar a massa do forno polvilhe açúcar em cima dela e vire sobre um pano limpo e seco. Retire o papel manteiga; se precisa use uma faca lisa ou uma espátula para ajudar. E recheie o rocambole em seguida.

Montagem

Com a massa do rocambole desenformada, espalhe o recheio sobre ela formando uma camada fina. Com a ajuda do próprio pano enrole o rocambole, partindo da lateral menor. Retire o pano, enrole o rocambole com filme plástico, feche bem e leve para o congelador por 30min.

Retire o filme plástico e corte fora as pontas do rocambole. Corte uma das extremidades em diagonal e posicione o rocambole em uma bandeja, com essa extremidade no meio, formando um galho. Cubra o tronco de natal com a cobertura, deixando expostas as pontas para mostrar a espiral de massa e recheio. Passe a espátula com uma leve inclinação para fazer as texturas de casca de árvore; você pode fazer isso com uma colher também. Leve para a geladeira até a cobertura firmar. E antes de servir espalhe os cogumelos sobre o tronco e polvilhe tudo com um pouco de chocolate em pó.

—————————-
Em 2014: Geleia de pimentão
Em 2015: Clericot
Em 2017: Basler Brunsli