Cheesecake de doce de leite que não vai no forno

Cheesecake de doce de leite que não precisa ir no forno e que é feita com poucos ingredientes é a receita de hoje.

cheesecake de doce de leite

E rápido como essa apresentação essa receita fica pronta, o que quase não faz jus ao quão gostosa ela fica! Eu ainda tenho minhas dúvidas se dá pra chamar de cheesecake (bolo de queijo?!) uma receita que não vai no forno. Mas quando eu li a versão original dessa eu sabia que em algum momento ela ia acabar sendo testada nessa cozinha.

Só tinha um problema: a cheesecake de doce de leite original é feita com creme de leite fresco, batido em ponto de chantilly. E esse não é o ingrediente mais fácil de encontrar por aqui… Eu poderia testar com uma mistura para chantilly, ou com o creme de leite de lata. E como não sou lá muito fã desses pós e misturas para chantilly, o creme em lata foi o escolhido.

E assim, podia ter ficado mais firme. Inclusive, se você gosta da sobremesa bonitinha se mantendo totalmente no lugar enquanto espera na mesa, dá pra colocar um pouco de gelatina pra ajudar nessa parte. Mas ainda assim deu certo. A cheesecake foi partida e servida e ninguém acabou com a sobremesa escorrendo pelo prato. O que eu vou considerar uma vitória.

Uma outra opção pra quem não quiser usar a gelatina, é servir em taças. É só fazer a mistura da massa normalmente e dividir entre algumas taças ou copos; não precisa nem apertar. Depois é só fazer o creme do recheio e completar as taças. Não tem o efeito de uma torta, mas faz bonito também e continua gostoso.

E falando em fazer bonito, a calda de caramelo não é necessária pra cheesecake que, sozinha, já fica uma delícia. Mas ela pode parecer um pouco sem graça sem nenhuma guarnição no topo. E o caramelo combina bem tanto com o recheio quanto com a casquinha. Você pode, claro, substituir pela calda de caramelo que tiver o costume de fazer.

Cheesecake de Doce de Leite – original aqui

125g de biscoito de chocolate sem recheio
1/4 xícara de açúcar refinado
75g de manteiga derretida
200g de cream cheese
300g de doce de leite
2 latas de creme de leite sem soro

*se for usar a gelatina – 6g de gelatina em pó sem sabor

Primeiro prepare uma forma de 20x20cm, forrando com papel manteiga e untando o papel.

Triture os biscoitos até conseguir uma farinha grossa. Misture o açúcar e então junte a manteiga derretida. A massa deve ficar parecendo areia molhada e deve manter a forma quando você apertar um pouco com a mão. Se a sua massa estiver muito seca adicione um pouquinho de água, algumas gotas só, e misture novamente. Espalhe essa mistura no fundo da forma preparada e aperte bem no fundo e nas laterais até 2cm de altura mais ou menos. Você pode usar um copo, uma colher ou um pote pequeno para apertar a massa. Leve para a geladeira para que ela firme enquanto você prepara o recheio.

Para o recheio misture o doce de leite com o cream cheese até que não dê pra distinguir um do outro. Adicione o creme de leite e misture bem até ficar homogêneo. Se você for usar a gelatina, hidrate conforme a embalagem e misture nesse momento. Cubra a massa de biscoito com esse creme e leve para a geladeira por algumas horas, até que o creme firme. Antes de servir, retire da forma e enfeite com a calda de caramelo.

Calda de Caramelo

1/2 xícara de açúcar
25g de manteiga
1 pitada de sal

Para fazer o caramelo leve o açúcar ao fogo médio em uma panela larga. Quando ele começar a derreter e dourar vá mexendo devagar até que tudo tenha derretido e esteja dourado. Baixe o fogo e adicione a manteiga e o sal. Misture bem até ficar homogêneo e voltar a ferver. Desligue o fogo e guarde na geladeira até o momento de usar.

—————————
Em 2015: Figos grelhados
Em 2016: Drink Amarelão
Em 2017: Geleia de Ameixa