Pudim de abóbora que não vai no forno #cozinhajunina

Pudim de Abóbora que não vai no forno mas que também tem a textura cremosa e firme, e sem furinhos, que garante uma sobremesa deliciosa.

pudim de abóbora

Eu realmente nunca sei como chamar esse tipo de receita… O nome original, em inglês, é pudding, e o resultado final lembra mesmo o nosso pudim. Mas o modo de preparo não tem nada parecido já que em vez de assado em banho-maria, esse prato é cozido na panela mesmo. E embora alguns tenham ovos, o que garante a textura é a presença do amido de milho. Falando assim parece o mingau de sempre, mas esses tais puddings costumam ter uma lista de ingredientes mais “rica” que colabora para uma textura mais cremosa e parecida com a do nosso pudim tradicional.

Enfim, acabo chamando de pudim falso, ou as vezes pudim mesmo, como é o caso desse pudim de abóbora de hoje. Eu sei que em muitos cantos a abóbora é sempre relacionada com pratos salgados, mas aqui desde sempre teve doce de abóbora. Então quando vejo uma receita tipo essa não me parece tão estranho. E outra coisa não estranha são os temperos. Se não quiser nenhum você ainda vai ter um pudim de abóbora gostoso e bem simples. Mas a combinação dos temperos dá um ar de inverno e conforto pra essa sobremesa que eu acho que tem muito a cara de junho. E afinal, estamos no #cozinhajunina!

Por último, antes da receita: o modo de servir. A ideia original dizia pra servir com uma colherada de creme batido. E eu imagino que deva ficar bem bom o pudim docinho com o creme bem leve. Mas resolvi experimentar outra coisa e fiz um marshmallow basicão pra servir junto, ainda mantendo a ideia da noz moscada ralada na hora. Pra fazer o marshmallow bati uma clara em neve e, enquanto isso, derreti 4 colheres de açúcar no fogo baixo junto de 2 colheres de água. Assim que vira uma calda transparente, começando a querer dourar, eu adiciono essa calda na clara em neve, batendo bem. E continuo batendo até esfriar. Não é uma receita exata, e dá pra encontrar outras mais bem explicadas. Mas é um jeito improvisado de preparar um marshmallow. Só lembre de fazer isso apenas na hora de servir. De um dia pro outro na geladeira ele pode desandar e acabar com a sobremesa.

pudim de abóbora

Pudim de Abóbora – original aqui

1 1/2 xícara de leite
1 lata de creme de leite sem soro
1 xícara de purê de abóbora*
1/2 xícara de açúcar
3 colheres sopa amido de milho
1/2 colher chá de canela em pó
1/4 colher chá de gengibre em pó
1/4 colher chá de noz moscada em pó
1 pitada de cravo em pó
1 pitada de sal

*para fazer o purê eu asso a abóbora em pedaços, depois passo no processador até formar um purê. Se estiver mais para um caldo do que o creme levo pra panela em fogo baixo e deixo secar até ficar na consistência de um purê mesmo. Se for uma abóbora de fibra eu ainda passo pela peneira para ficar bem liso.

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo sempre até cozinhar e engrossar. Quando formar um creme desligue o fogo e divida entre os potinhos em que for servir. Leve para a geladeira em uma vasilha tampada, ou cubra cada potinho individualmente, por algumas horas até gelar. Sirva com uma colherada de creme batido ou marshmallow.

————————————–
Em 2015: Pão de Batata Baroa
Em 2016: Caldo de Abóbora com Pipoca
Em 2018: Choconhaque Branco