Bolo junino com doce de leite #cozinhajunina
Bolo Junino porque junta dois ingredientes clássicos dessa época: doce de leite e amendoim; e porque tem uma decoração bem simples mas bem típica também.
E a própria decoração que foi o ponto de partida pra criação desse bolo! Não, hoje não tem receita traduzida ou adaptada de outra pessoa. Eu vi uma foto de um bolo com bandeirinhas, gostei da ideia e comecei a pensar em como poderia transformar essa ideia em um bolo junino. E já quero adiantar uma coisa: os sabores e texturas escolhidos aqui foram baseados no que funciona pra bolos decorados e, principalmente, no que a minha família gosta de comer. Você pode adaptar bolo, recheio e cobertura, e usar apenas a ideia das bandeirinhas e assim conseguir um bolo que combine com o paladar da sua vida.
Então começando pelo bolo! Ele é sim uma adaptação mas de uma receita que é daqui do Cozinha mesmo: o bolo de tahine. Ele fez um baita sucesso aqui em casa e achei que daria certo (e deu) trocar o tahine por pasta de amendoim. Mexi pouca coisa na receita e mudei o formato da forma e pronto: 2 bolos de amendoim prontos pra serem recheados.
Pro recheio eu queria um sabor que não brigasse com o amendoim da massa e sim que funcionasse bem com ele. Por isso o eleito foi o doce de leite. E assim, você pode fazer em casa. Dá pra cozinhar uma lata de leite condensado e dá pra fazer do zero, tem esse post aqui no Cozinha ensinando um delicioso. Mas também existem versões muito boas vendidas prontas e foi uma dessas que eu usei. Só é preciso ter atenção pra textura do doce. Se ele for muito molengo vai ser um custo fazer o bolo parar de pé.
E é aí que entra o penúltimo elemento: a cobertura. Eu entendo amendoim e doce de leite como sabores quentes; sabe aquela comida que parece que tá abraçando, que combina com inverno, que lembra cobertor? (viajei muito gente??) E eu queria algo contrastante pra cobertura. Então escolhi a cobertura de queijo com chocolate branco que aprendi lá no Bolo de Pêssegos. Ela é uma das favoritas daqui de casa e é uma delícia de trabalhar. E só tem um problema: mesmo depois de um tempo razoável na geladeira ela não fica durinha como um creme de manteiga ou uma ganache. Então não conte com ela pra selar o bolo e não deixar um recheio cremoso fazer aquela barriguinha na lateral do bolo. Se o seu recheio for muito cremoso sugiro trocar a cobertura por uma ganache de chocolate branco.
Como via de regra eu gosto de combinar recheios mais molinhos com coberturas bem firmes e recheios mais firmes com coberturas mais macias. Isso facilitar na hora de confeitar e fica gostoso também.
Por último, porque esse texto já tá imenso, as bandeirinhas! Eu usei a massa que mais confio pra manter o formato: o biscoito de gengibre das casas de natal. Fiz 1/4 da massa, cortei quadradinhos de 2x2cm e depois cortei cada quadradinho no formato da bandeirinha. Congelei os biscoitos enquanto descansava os dedos e depois assei. Depois de frios eles ganharam uma cobertura de glacê simples (açúcar de confeiteiro + água + corante) e secaram até a hora de ir pro bolo. É claro que essas bandeirinhas podem ser feitas de outros materiais como chocolate ou pasta americana por exemplo. Ufa, acho que é isso. Qualquer dúvida é só chamar nos comentários. E se fizer o seu bolo junino, me conta como ficou? Eu vou adorar saber!!
Bolo Junino
3 ovos
3/4 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de pasta de amendoim*
3 colheres sopa de mel
3/4 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento em pó
*eu fiz a minha em casa, processando 1 xícara de amendoins inteiros torrados até virarem uma pasta
Prepare duas formas redondas de 15cm: unte a lateral e o fundo das formas e forre o fundo com papel manteiga; unte o papel também. Aqueça o forno a 200C.
Bata os ovos com o açúcar até conseguir um creme mole e espumante; acrescente o mel, a pasta de amendoim e o óleo sempre batendo a cada adição. Em outra vasilha misture a farinha e o fermento. Vá adicionando um pouco do leite e um pouco da mistura de farinha a massa e misturando bem entre cada adição também. Divida a massa em nas formas preparadas e leve para assar a 200C até dourar.
300g de doce de leite
300g de cream cheese
150g de chocolate branco
5 colheres sopa de açúcar de confeiteiro
1/2 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de água
biscoitos bandeirinhas pra enfeitar *
Junte o açúcar refinado com a água e leve ao fogo médio até ferver. Desligue e deixe esfriar antes de usar. Bata o cream cheese com o açúcar de confeiteiro até ficar cremoso. Derreta o chocolate branco em banho-maria e junte o cream cheese batendo novamente até ficar homogêneo. Deixe na geladeira caso não for usar imediatamente.
Desenforme os bolos já frios e corte os topos para nivelar. Molhe os dois com o xarope feito, e já frio, e deixe na geladeira por meia hora para eles absorverem bem o xarope. Empilhe na ordem: o bolo mais firme ou mais alto caso eles tenham ficado diferentes, o doce de leite espalhado no topo dele, e outro bolo virado de cabeça pra baixo. Então cubra tudo com metade da cobertura de cream cheese, alisando bem. Leve para o congelador por 30min e então cubra com o restante da cobertura, alisando tudo e acertando qualquer imperfeição. Deixe no congelador mais 15min para firmar bem. Então decore cm os biscoitos e mantenha na geladeira até a hora de servir.
Se quiser fazer o bolo com antecedência deixe para colocar os biscoitos na hora para que eles não murchem.
*para fazer os biscoitos eu preparei 1/4 da massa de casas de natal. Cortei no formato das bandeirinhas com uma faca afiada e uma régua. Depois de assados e frio cobri com um glacê simples (açúcar de confeiteiro + água) colorido com corante alimentício líquido.
—————————-
Em 2015: Cookies com gotas de chocolate
Em 2016: Banana Flambada
Em 2018: Rum Amanteigado