Bolo de Chocolate meio amargo
Um bolo de chocolate meio amargo, super úmido, ideal pra ganhar uma cobertura bem docinha, ou pra acompanhar uma xícara de chá.
Esse bolo começou com um sonho. Aí pareceu que deu tudo errado. Aí saiu o bolo. Mas calma que eu conto esse perrengue. O sonho era uma receita que eu tava namorando a muito tempo. Sabe quando você fica com vontade de fazer mas vai empurrando, procurando ocasião especial, deixando pra depois? Era eu com esse bolo de chocolate meio amargo com cobertura fudge. Tem mais de ano que ele tá no “caderninho de receitas pra tentar” e eu ainda não tinha juntado coragem pra fazer. Finalmente esse ano eu decidi que ele seria meu bolo de aniversário. E foi. E que bolo estranho!
Deu algum ruim na cobertura (que também era recheio), a textura ficou estranha, o gosto ficou enjoativo e eu ainda não sei onde errei. Pode ter sido erro meu no preparo, pode ter sido algum ingrediente que eu usei, e pode ter sido só a receita que tava descalibrada mesmo. Mas dessa decepção toda deu pra perceber que o problema era a cobertura. A massa do bolo tava uma delícia, com sabor bem forte de chocolate e super úmida, sem precisar de calda. Deixei passar um tempo e resolvi refazer, apenas a massa, como um bolo simples.
E aí sim, que delícia! É uma massa super simples de fazer e que resulta num bolo mega fofinho sem precisar ficar batendo toda vida. E claro, que permite algumas alterações. Um dos pilares dessa textura é o buttermilk, que aqui chamaríamos de leitelho. Mas eu nunca vi buttermilk na vida, sempre uso a versão caseira improvisada, e sempre funciona. Na receita abaixo eu explico como faço, mas já deixo aqui a dica: dá sim pra trocar por iogurte natural!
Outra troca que eu costumo fazer sempre é substituir o cacau por chocolate em pó 50%. Eu só faço isso porque o chocolate que eu costumo usar é apenas cacau e açúcar, meio e meio. Num ineditismo desse site, eu finalmente achei cacau pra comprar sem dar um rim de frete, então foi ele que usei nesse bolo. Mas se você quiser usar o chocolate em pó pode sim. Talvez o bolo não fique tão escuro, e claro, se o seu chocolate não for igual o que eu citei o bolo pode ficar mais suave. Mas eu garanto que ruim não fica. Pra quem só mexe com achocolatado: eu não consigo garantir um bolo meio amargo, nem tão úmido sem o cacau. Parte do truque é a acidez dele, que o achocolatado não tem. Ainda assim, eu posso garantir que sai um bolo dessa mistura mesmo com o achocolatado, e acho que qualquer bolo é melhor que bolo nenhum…
Bolo de Chocolate meio amargo – original aqui
1 1/3 xícara de açúcar refinado
1 1/3 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de cacau
3/4 colher sopa de bicarbonato de sódio
1 colher chá de fermento em pó
3/4 colher chá de sal
1 xícara de buttermilk*
3/4 xícara de café quente
1/2 xícara de óleo
3 ovos
*pra isso eu misturo 1 xícara de leite com 1 colher de limão e deixo descansar 20-30min para azedar o leite.
Unte uma forma redonda de cerca de 23cm e com furo no meio; eu costumo usar óleo, mas manteiga também funciona. Ligue o forno a 200C.
Em uma vasilha misture todos os ingredientes secos, açúcar incluído. Em outra vasilha bata os ovos com o óleo até conseguir uma emulsão, ou seja até ficar homogêneo e engrossar um pouco. Acrescente o buttermilk e por último o café e quando essa mistura estiver homogênea novamente transfira para a vasilha com os ingredientes secos. Misture delicadamente com uma espátula até que a massa esteja homogênea, mas não bata a massa para o bolo não perder a fofura.
Transfira a massa para a forma untada e leve para o forno por pelo menos 25min; não abra o forno antes desse tempo. Passados os 25min faça o teste do palito e veja se o bolo precisa assar mais. Depois de assado espere esfriar totalmente antes de desenformar.
————————
Em 2019: Jackie O’s Rose