Bolo noisette temperado e cítrico
Noisette temperado porque é um bolo com o aroma da manteiga noisette mas também com vários temperos e raspas de cítricos.
E foi tudo isso que me fez querer experimentar assim que eu vi a receita desse tal Araby Spice Cake. O artigo com a receita que usei como base conta de onde vem o “bolo de temperos árabes da Dede” e parece que nos anos 50 ele já estava num livro de receitas da tal Dede. Isso pode ajudar a explicar o nome com referência árabe para um bolo que é apenas bem temperado.
Achei melhor deixar as referências dúbias de lado e foquei o nome no que o bolo tem de sabor: manteiga noisette e vários temperos. E deixa eu falar de cada coisa de uma vez. Primeiro a manteiga noisette. Já expliquei melhor esse ingrediente justamente no post do bolo noisette, incluindo um passo a passo pra quem nunca fez. Mas é basicamente levar manteiga ao fogo até ela começar a queimar suas partes sólidas e ficar extremamente perfumada. Dá pra usar só manteiga derretida? Até dá, mas boa parte do perfume desse bolo vai embora desse jeito.
A outra parte é bem customizável. A receita original pede como temperos canela, cravo, allspice, raspas de limão, e cacau. Pois é, aqui cacau entra mais como um tempero; então não é um bolo de chocolate, mas tem um aroma que lembra um pouco. Eu ignorei o allspice, que não é comum por aqui, troquei as raspas de limão por mexerica, que tinha sobrando aqui, e só. Mas você pode mudar mais, acrescentando outros temperos que ache que vai combinar, ou retirando aqueles que não gosta. Mas gostaria de deixar o lembrete: quando a gente mistura temperos, como nesse bolo, fica difícil identificar um no meio de tudo. Então mesmo que você não seja fã de canela, ou cravo, não precisa preocupar com esse sabor sobressaindo ao outros, não é o caso.
Outra coisa que dá pra trocar é o buttermilk, também conhecido como leitelho. Eu faço a versão caseira: leite misturado com limão. O ideal seria usar leite desnatado porque o buttermilk é menos gorduroso mesmo. Mas eu nunca tenho dele aqui em casa e garanto que seu bolo noisette temperado vai dar certo usando leite integral também. Outra opção é usar iogurte, ou iogurte diluído em leite. Na verdade até leite azedo, de estragado mesmo, funciona. Foca em “leite ligeiramente ácido” que dá certo.
Por último, a hora de servir! Eu segui a indicação do artigo original de servir com gomos cítricos, mas usei as mexericas que já tinha em casa. E ignorei o creme batido porque queria um pouco mais leve. No lugar dele, macerei as mexericas. Isso quer dizer que misturei com açúcar, e hortelã no caso, e deixe descansando um tempo na geladeira. Você pode usar os gomos inteiros como eu fiz, retirar a película,ou cortar em pedacinhos. De qualquer forma o açúcar vai formar um caldo que vai muito bem com o bolo!
Bolo Noisette Temperado
Ingredientes
- 200 g manteiga
- 2 xícaras farinha de trigo
- 1 colher chá fermento em pó
- 1/2 colher chá bicarbonato de sódio
- 3/4 colher chá sal
- 3 colheres sopa cacau
- 1 1/2 xícara açúcar
- 3 ovos
- 1 colher chá canela em pó
- 1/2 colher chá cravo em pó
- 1 colher sopa raspas de mexerica
- 3/4 xícara buttermilk (leitelho) veja notas
- Mexericas maceradas
- 2 mexericas
- 4 colheres sopa açúcar refinado
- 10 folhas hortelã
Instruções
- Leve a manteiga ao fogo médio até os sólidos começarem a queimar e exalar aroma de castanhas. Desligue o fogo e deixe amornar.
- Em uma vasilha misture a farinha com o fermento, o bicarbonato, o sal e o cacau e reserve.
- Em outra vasilha bata os ovos com o açúcar até formar um creme claro. Adicione a canela, o cravo e as raspas e misture. Junte também a manteiga noisette, aos poucos, e bata levemente até o creme ficar homogêneo novamente.
- Comece a adicionar ao creme tanto a mistura de farinha quanto a buttermilk, misturando delicadamente até todos os ingredientes estarem incorporados. Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno até assar completamente.
- Enquanto o bolo assa e amorna prepare as mexericas. Descasque as frutas e limpe os gomos. Misture com o açúcar e as folhas de hortelã fatiadas e deixe na geladeira por pelo menos 30min. Espalhe alguns gomos sobre as fatias na hora de servir o bolo.
Notas
Para outras substituições veja o texto acima
———————–
Em 2017: Tahine caseiro
Um comentário sobre “Bolo noisette temperado e cítrico”