Trança de maçã, com massa de pão doce
Trança de maçã, feita com uma massa de pão doce que lembra um brioche, e com um recheio que parece de torta de maçã!
E um jeito de aproveitar duas receitas bem simples num pão que fica lindo na mesa, além de muito gostoso! E quando eu falo que são simples é porque eu resolvi trocar o pão da receita original, que inspirou essa, justamente pelo nosso Pão Simples. Ele tem esse nome porque tem uma massa que lembra um brioche, mas tem um passo a passo muito fácil. E ainda assim fica bem fofinho e leve.
Outra coisa que eu gosto muito nele, e que o fez ser o escolhido pra essa receita, é que a massa é de pão doce, mas não é muito doce. Isso significa que dá pra juntar com recheios doces sem acabar com um pão enjoativo. Se bem que essa precaução não era necessária. Apesar de essa trança de maçã ter um recheio doce, ele também não é enjoativo de doce. Isso acontece por 2 motivos: sal e maçãs ácidas. Todo doce devia receber uma pitada de sal. Ele ajuda a equilibrar a doçura e realça os sabores.
E a acidez das maçãs também ajuda a equilibrar tudo. Aqui eu usei uma verde e uma Fuji, que são mesmo bem ácidas. Mas se você só tiver as variedades mais doces disponíveis tem um jeito fácil de resolver: é só aumentar a quantidade de limão. Dá pra ir aumentando aos poucos, ao seu gosto. Até provar e ver que está bom. Simples assim.
Outra coisa que vai a gosto é a canela. E isso quer dizer que ela pode não ir se não for sua praia. Ou que ela pode ir acompanhada de outros temperos que você gostar. Além dela, outra coisa que dá pra trocar nesse recheio é o açúcar. Eu usei o refinado pois queria apenas a doçura do açúcar. Mas dá pra trocar por mascavo, ou por uma mistura de mascavo e branco, sem problema! A cor do pão vai até ficar mais bonita. E pra quem gosta: passas ou castanhas picadas também vão muito bem nesse recheio.
Eu imagino que até uns pedaços de queijo, na hora de montar o pão, também funcionem…
Por último, uma mudança mais estrutural, por assim dizer. A única forma que eu tenho, e que é grande o bastante pra essa receita, é bem alta. Isso quer dizer que colocar o pão trançado dentro dela é bem difícil. Então eu preferi assar num tabuleiro, já que eu poderia trançar o pão já dentro dele. Principalmente pro vídeo fica bem mais fácil mostrar. Mas isso quer dizer que o pão vai crescer livremente, se espalhando pros lados também. Se você preferir um pão mais alto, e com as curvas mais bem definidas, é só assar numa forma retangular.
Trança de Maçã
Ingredientes
- Esponja
- 1 xícara farinha de trigo
- 1 colher chá sal
- 4 colheres sopa açúcar
- 1 1/2 colher sopa fermento biológico seco
- 2 ovos
- 2 colheres sopa óleo vegetal
- 50 g manteiga derretida
- 200 ml leite morno
- Massa
- 3 xícaras farinha de trigo - mais ou menos
- Recheio
- 350 g maçãs
- 1 colher sopa limão
- 1/2 xícara açúcar
- 3 colheres sopa amido de milho
- 1 pitada sal
- canela a gosto
- Montagem
- 1 ovo batido
- açúcar cristal
Instruções
- Esponja: em uma vasilha junte todos os ingredientes da esponja e misture até ficar homogêneo. Cubra com um pano e deixe descansar por 30min.
- Recheio: retire o miolo das maçãs e passe as frutas no lado grosso do ralador, com ou sem casca, como preferir. Junte ao restante dos ingredientes do recheio em uma frigideira. Cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, até o líquido da mistura secar. Acerte o sal e a canela ao seu gosto. Deixe amornar antes de usar.
- Passados os 30min de descanso: comece a adicionar a farinha da massa na esponja. Assim que a massa ficar pesada demais para misturar com a espátula comece a sovar. Vá sovando e adicionando farinha até a massa ficar lisa, elástica e não estar mais pegajosa.
- Enfarinhe a bancada e abra a massa em um retângulo de 30x45cm mais ou menos. Espalhe o recheio sobre a massa, evitando as bordas, e enrole como um rocambole partindo da lateral maior. Tente apertar bem enquanto enrola para que a massa não fique folgada. Role esse rocambole na bancada para selar bem a última borda.
- Transfira para um tabuleiro untado e, com uma faca afiada, corte o rocambole ao meio, primeiro do meio a ponta. Trance as duas metades uma na outra, expondo as dobras de recheio. Então repita o processo com a outra ponta do rocambole.
- Pincele tudo com o ovo batido e, se quiser, polvilhe com o açúcar cristal. Deixe crescer mais 30min. Faltando 10min ligue o forno a 230. Passados os 30min leve o pão para o forno até dourar.
Notas
—————————
Em 2017: Ponche de Rum