Pipoca caramelada com gergelim
Pipoca caramelada é receita antiga, e muito testada, aqui no Cozinha. Mas essa ganha muito mais perfume graças ao gergelim!
E assim, é só isso mesmo a receita: a pipoca caramelada tradicional daqui, mistura com um punhado bom de gergelim tostado. A ideia veio de uma pipoca doce com caramelo de misso e gergelim preto que vi no Smitten Kitchen. Fiquei curiosa, mas não tinha misô* por perto e só salvei a receita pra testar um dia. Só que a ideia de pipoca com gergelim não saía da minha cabeça.
*Misô é uma pasta de soja fermentada e bem salgada que pode servir de base pra muitos molhos e outras receitas.
E aí resolvi fazer essa mistura de receitas, que eu tenho certeza não tem metade da complexidade da receita gringa, mas que ficou bem gostosa! Eu misturei o gergelim no caramelo antes de misturar na pipoca e assim ele ficou bem espalhado. E usei só 2 colheres de gergelim pra um tabuleiro de pipoca pronta. Assim ficou um perfume de gergelim/tahine mas o gosto predominante ainda era o caramelo. Dá pra aumentar essa quantidade se você ama gergelim e quer um sabor mais forte.
Tô imaginando que dê pra colocar tahine no caramelo e que deve ficar bem bom, mas ainda preciso testar…
Agora, dois detalhes sobre essas pipocas com caramelo. Primeiro: caramelo queima gente! Queima ele mesmo e queima quem não toma cuidado. Por isso um panelão e uma colher de cabo longo são as melhores ferramentas pra fazer essa receita com segurança. Segundo: depois que esfria, o caramelo fixa toda a pipoca no formato que tava. Eu gosto de espalhar num tabuleiro pra quando esfriar eu conseguir “quebrar” esse tabletão de pipoca. Mas você pode aproveitar esse grude do caramelo e formatar como preferir.
PS: Eu já ia esquecendo um detalhe: eu usei gergelim já torrado porque é como guardo ele aqui em casa. Você pode torrar rapidinho numa frigideira, ou usar sem torrar também.
Pipoca caramelada com gergelim
Ingredientes
- 1/4 xícara milho pra pipoca
- 1 xícara açúcar refinado
- 25 g manteiga gelada
- 2 colheres sopa gergelim branco ou preto ou misturados
- sal
- óleo
Instruções
- Em uma panela grande junte um fio de óleo, o milho pra pipoca e uma pitada boa de sal. Tampe e deixe em fogo alto até o milho começar a estourar. Baixe o fogo e mexa a panela até os estouros pararem. Desligue o fogo e retire a pipoca da panela.
- Ligue o fogo, dessa vez baixo, e espalhe o açúcar na mesma panela em que a pipoca foi feita. Enquanto o açúcar vai ficando dourado mexa pra evitar que queime e garantir que tudo fique dourado por igual.
- Quando o açúcar estiver âmbar adicione a manteiga e uma pitada de sal. Quando a manteiga derreter desligue o fogo. Junte o gergelim e misture. Então comece a juntar a pipoca e a misturar até toda a pipoca estar coberta com o caramelo.
- Espalhe em um tabuleiro, ou formate como preferir, quando o caramelo esfriar vai ficar nesse formato. Se quiser, depois de amornar um pouco separe as pipocas e sirva em tigelas ou sacolinhas de papel.
https://www.youtube.com/shorts/Ydxw0hQeGg4
———————
Em 2017: Barrinhas de Limão
Em 2019: Margarita de Laranja Grelhada