Capeletti, com massa de Guioza…
Capeletti feito com massa de guioza, recheado com carne moída e cozido e servido num caldo bem temperado pra já virar uma sopa.
Eu vou começar confessando que eu não sei bem se esse é o nome certo dessa receita. E que puristas provavelmente vão querer a minha cabeça… É que eu queria um sopa que fosse só um caldo temperado e uma massinha recheada. Mas eu ainda não me acertei bem com as massas italianas tradicionais. Não tenho nem cilindro de abrir a massa, nem farinha de sêmola.E, embora dê pra fazer sem essas coisas, e acho que ainda preciso testar e treinar mais antes de mostrar alguma receita desse tipo aqui.
Mas, aqui mesmo no Cozinha tem uma receita de guioza com uma massa delicinha de modelar e que adoro quando cozida. Então achei que poderia fazer mini guiozas e em vez de fritar e cozinhar no vapor só jogar direto numa panela de caldo quente. Mas aí percebi que se já é trabalhoso fazer todas as dobras de um guioza tamanho normal, numa miniatura seria bem mais complicado.
A solução que encontrei foi fazer uma das modelagens mais simples, e fofinhas, que conheço: a de capeletti. E aí fica a dúvida de como chamar esse trem. A modelagem lembra do capeletti, mas a massa não é dele. A massa é de guioza mas a modelagem é toda errada. Fosse menor eu chamaria tortellini, mas ficaram grandes demais pra isso. Tentei traduzir dumpling, mas empaquei em “bolinho de massa”. Deixei pra lá e fiquei com capeletti mesmo.
Daí, simplifiquei o recheio dos guiozas, deixando só a carne moída temperada, mas acho que poderia ter mantido o repolho e teria ficado bem gostoso. E claro, o caldo que eu fiz foi bem simples também. Alguns temperinhos, um teco de amido de milho pra engrossar um pouco e só. Mas também dá pra acrescentar esses capeletti falsificados numa sopa de legumes, ou no tipo de caldo que você preferir!
Ah sim, uma parte importante: esse tanto de massa, cortado do tamanho sugerido, dá uns 120 capeletti. E eles podem ser congelados e depois vão direto do congelador pra panela!

Sopa de Capeletti
Ingredientes
- Massa
- 3 xícaras farinha de trigo
- 1 colher chá sal
- 200 ml água fervendo
- 2 colheres sopa óleo vegetal
- Recheio
- 400 g carne moída
- 1 colher sopa molho de soja
- 1 colher sopa óleo vegetal
- 1 colher chá gengibre em pó
- 1 colher chá sal
- 1/2 xícara cebolinha picada
- Sopa
- 4 litros caldo vegetal
- 1/2 cebola
- 3 cm gengibre
- 2 dentes alho
- 1/2 xícara amido de milho
- óleo
- sal
- coentro em pó
- coloral
Instruções
- Junte todos os ingredientes da massa e amasse até conseguir uma mistura coesa. Cubra com plástico e deixe descansar por 30min.
- Durante esse tempo misture os ingredientes do recheio e deixe em uma vasilha tampada na geladeira.
- Sove a massa até ela ficar lisa. Divida em 4 partes, cubra todas com plástico novamente e deixe descansar mais 30min. Pegue uma parte da massa, abra em um retângulo até ficar com 1-2mm de espessura. Quanto mais fina mais delicado o capeletti.
- Corte a massa em quadrados de 4x4cm. Coloque uma bolinha de massa no centro de cada quadrado. Dobre cada quadrado formando um triângulo e junte as pontas oposta de cada triângulo. Transfira os capeletti para uma bandeja/tabuleiro enfarinhado e cubra com um pano até a hora de cozinhar.
- Pique a cebola, o alho e o gengibre em cubinhos bem minúsculos. Vale passar no processador se você preferir. Doure a cebola em uma panela grande com um fio de óleo. Quando a cebola começar a dourar acrescente o gengibre, o alho, e os temperos, sal, coentro e coloral a gosto. Quando esse refogado estiver bem perfumado acrescente o caldo.
- Em uma tigelinha separada dissolva o amido de milho em um pouco de caldo, ainda morno. Junte essa mistura no restante do caldo e mexa até começar a ferver. Acrescente metade dos capeletti e deixe cozinhar até eles começarem a boiar. Sirva em seguida com um pouco de ervas frescas, ou o acompanhamento que preferir.
- A outra metade dos capeletti pode ser congelada no tabuleiro mesmo e depois guardada, no congelador, dentro de uma sacola ou pote bem fechado. Eles podem ir direto do congelador pra água/caldo quente.
——————————
Em 2017: Bolo de Pêssegos
Em 2019: Sálvia sour
Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?
Pra não perder as próximas edições é só se inscrever: