Tapenade de Azeitona com Manjericão
Tapenade é um patê salgadinho que pode ser bem lisinho ou bem pedaçudo, de origem francesa e que pode variar muito!
Então eu já começo falando que essa é a minha versão pra tapenade de azeitonas e manjericão do Seu David Lebovitz. E ele mesmo, no livro de onde vem a receita, lembra que a gente costuma pensar que tapenade é um patê de azeitonas, mas que a verdade não é bem assim. Conforme ele explica: tapeno é a palavra no idioma provençal pra alcaparra, que é o ingrediente base desse patê, daí o nome dele!
E eu quase ignorei as alcaparras por serem um ingrediente que eu não costumo usar…
As azeitonas acaba sendo bem comuns nesse tipo de receita e claro que aparecem aqui, na versão verde e sem caroço. E aqui já fica a minha primeira dica: na hora de comprar lembre de ver o peso delas drenadas. É uma dica boba mas já vi várias vezes uma receitas precisar ser diminuída porque esse detalhe não foi notado.
Além delas e das alcaparras mais dois ingredientes são bem marcantes nesse prato: manjericão e amêndoas. Mas acho que os dois podem ser trocados. Na falta do manjericão eu usaria uma mistura de ervas frescas. Acho que cheiro verde com hortelã é uma mistura boa que vai resultar num patê único. E as amêndoas podem ser trocadas por qualquer castanha, incluindo amendoim que não é castanha mas a gente considera.
Alho, limão, sal e azeite são ingredientes que fazem falta mas que acho que são mais fáceis de conseguir. E também que não precisam seguir as medidas de forma super exata. Eu diminui o azeite porque aqui em casa a gente prefere assim. Sempre dá pra ir colocando aos pouco e provando pra ver. O mesmo vale pro sal e pro limão (que eu coloquei um pouco a mais porque gosto)
Mas a maior mudança nessa minha versão foi no modo de preparo. A versão do David é toda feita no processador, em modo pulsar pra não ficar liso demais. Mas eu queria gravar um vídeo, e só colocar tudo no processador não rende vídeo bonito. Mas só picar tudo com a faca não ia dar a liga necessária. Minha solução foi bater as azeitonas no mixer, pra formar a parte mais lisa que daria a liga pro patê. E o restante foi picado com a faca pra manter a variedade de texturas.
Digo tudo isso pra dizer que você pode fazer como preferir, deixando com a textura que você achar mais atraente. Pra finalizar: a indicação no livro é servir com torradinhas feitas de um pão de ervas. Mas eu usei torradinhas feitas de pão francês, o famoso pão de sal dessas bandas e deu muito certo também.
Tapenade
Ingredientes
- 260 g azeitonas sem caroço
- 1/3 xícara amêndoas inteiras cruas
- 1 dente alho
- 1/2 limão
- 1 colher sopa alcaparras
- 1/2 xícara manjericão medir apertando as folhas na xícara
- 1/3 xícara azeite
- sal a gosto
Instruções
- Lave as azeitonas e deixe escorrendo uns minutos pra evitar qualquer excesso de água. Com um mixer ou processador, triture as azeitonas até formar um purê grosseiro.
- Lave e aperte bem as alcaparras pra extrair a conserva.
- Pique o alho, as folhas de manjericão, e a alcaparra tudo bem miúdo. Já as amêndoas pique um pouco maior tipo xerém, pra manter a crocância. Junte tudo nas azeitonas.
- Junte também o limão e o azeite e misture bem. Acerte o sal e sirva, ou guarde em um pote bem fechado na geladeira por até uma semana.