Gonggal-ppang
Gonggal-ppang é um pão crocante como um biscoito, inflado como um balão e com um recheio doce e sutil de açúcar e gergelim.
E tudo isso em uma receita muito mais simples do que parece. Foi pesquisando receitas pra o especial da Copa que vi esse pão diferentão. Na hora de olhar receitas da Coreia, fui direto pro site da Maangchi. Ela é conhecida por ter feito pela culinária coreana o que Julia Child fez pela francesa: apresentar pros americanos. Então é com a apresentação dela que eu explico essa receita por aqui.
O gonggal-ppang teria chegado na Coreia junto de imigrantes chineses e se popularizado bastante por lá. O nome chinês é diferente, e a versão coreana conta com a palavra gong-gal que significa mentira ou falso. Isso porque essa aparência redonda do pão esconde um interior oco. Ou seja, eu tinha achado a versão coerana/chinesa pras nossas mentiras! rs
Curiosidade: em inglês o gonggal-ppang é chamado de ballon bread (pão-balão), mas esse nome também é usado pra outro pão que fica oco quando frito. Uma confusão danada…
Tá, mas eu disse que a receita era simples né? E é. A massa tem poucos ingredientes e é bem fácil de trabalhar. Eu sovei na mão por ser uma quantidade pequena demais pra batedeira, e não ficou cansativo. A parte que pode ser mais complicada é a modelagem. E assim como acontece com panquecas, meu primeiro ggongal-ppang ficou bem feio e acabou não inflando.
A dica que posso dar é formar muito bem a trouxinha, sem deixar a base quadrada e sim redonda. Isso facilita muito na hora de abrir a massa já recheada. E um detalhe: eu não untei a assadeira e ela não era antiaderente. Isso não é necessariamente um problema já que os pães já assados não grudaram nela. Mas a massa crua gruda sim, e teve um que eu coloquei meio torto, quis arrumar e estraguei a coisa toda. Por isso na receita abaixo eu falo pra untar um pouquinho. Ainda assim, se você estragar algum continue a vida e asse mesmo assim. Eles continuam bem gostosos mesmo dando errado.
Outra diferença pra receita original na hora de assar foi a configuração do forno. A Maangchi fala pra ligar o forno no “broil” pra aquecer e depois colocar na função assar na hora de colocar os pães dentro. Esse tal broil é a função grelhar que alguns fornos tem. Mas acho que isso não é ,muito comum aqui no Brasil. Então o que eu fiz foi só aquecer o forno a 200C mesmo pra ver se daria certo. Deu, mas a massa não dourou tanto quanto poderia. Se o seu forno tiver grill você pode ligar por alguns minutos antes de tirar os pães do forno.
PS: eu usei gergelim preto porque era o que tinha em casa, mas vi versões com a versão branca, crua ou dourada, também.
Gonggal-ppang
Ingredientes
- 1/3 xícara água
- 1 colher chá açúcar
- 1 colher chá fermento biológico seco
- 1 pitada sal
- 2 colheres sopa óleo vegetal
- 1 xícara farinha de trigo
- 1 colher chá gergelim opcional
- Recheio
- 3 colheres sopa açúcar mascavo
- 1 colher chá gergelim tostado
- 1 colher chá canela em pó
Instruções
- misture todos os ingredientes da massa, exceto o gergelim, e sove até conseguir uma massa lisa. Cubra e deixe descansar por 1h.
- Misture os ingredientes do recheio. Ligue o forno a 200C e deixe uma assadeira antiaderente* grande aquecendo dentro dele.
- Sove a massa novamente, divida em 4 partes e cubras os pedaços com um plástico.
- Enfarinhe a bancada, pegue um pedaço de massa, deixando os outros cobertos, e abra em um disco de cerca de 10cm. Coloque 1/4 do recheio no meio desse disco, faça uma trouxinha fechando o recheio ali dentro. Feche bem, fazendo uma bolinha de massa novamente. Abra de novo, agora em um disco de 15cm. Deixe esse disco debaixo do plástico e repita essa operação com o restante da massa.
- Se for usar o gergelim da massa: ao fazer a bolinha recheada, coloque 1/4 do gergelim sobre ela e então abra no disco de 15cm, grudando o gergelim na massa.
- Retire a assadeira do forno, coloque tantos discos de massa quanto couber na assadeira e volte rapidamente para o forno. Espere 15min e confira se os discos de massa inflaram. Dourar ou não é opcional. Sirva ainda quente.
Notas
—————————————–