Ossinhos de Suspiro – #cozinhadebruxa
Ossinhos de suspiro bem simples de fazer e que podem ser mais fofinhos e cômicos para o dia das crianças, ou mais sérios e macabros pra combinar com o Halloween…
A receita abaixo é de um suspiro basicão, na versão que eu tenho feito ultimamente e que, até agora, foi a mais resistente a umidade que eu já testei. Pra quem não sabe, um dos maiores problemas na hora de fazer suspiro é a umidade, dos ingredientes e do ambiente. E eu testei essa receita em dias de chuva e ela se comportou muito bem!
Eu não testei colorir esse merengue, ainda. Mas já testei saborizar com raspas e suco de limão e deu muito certo. Então se você preferir ossinhos de suspiro saborizado, vale usar as raspas, o suco, os dois juntos, ou umas gotinhas do aroma artificial que você preferir. Não vou falar pra saborizar de outras formas por pura falta de teste, tá?
Agora, alguns detalhes sobre a chatice da receita: termômetro e balança. Eu normalmente evito postar receitas que precisem dessas ferramentas. Elas são muito úteis e se você quer se embrenhar pela confeitaria é legal ter sim. Mas eu sei que a gente não tem uma cultura de ter isso em casa. E também acho que se você não vai fazer pra vender, calcular lucro e tal, não precisa ser sempre tudo certinho, milimetricamente medido.
Isso posto, das vezes que eu insisti em fazer essa receita sem pesar direitinho e sem ver a temperatura certinha, o suspiro deu certo em pouco mais da metade delas. Em algumas vezes ele melou, em outras apareceram bolhas na superfície, e em outras ele ficou perfeito. Então a receita abaixo está escrita em peso, e eu sempre faço pesando os ingredientes. E medindo a temperatura.
Se você não tem as ferramentas e quer fazer mesmo assim: A receita abaixo é de duas claras. Na versão teste elas pesaram 65g e no dia da gravação pesaram 69g. Então a versão “medidas padrão*” vai ser um meio termo desses números tá?. Ficaria mais ou menos assim:
– 2 claras
– 11 colheres sopa açúcar refinado
– 5 1/4 colheres sopa açúcar de confeiteiro
E a mistura deve ficar no banho-maria até que você esfregue um pouco entre os dedos e não sinta grânulos do açúcar.
De novo, não posso garantir que vai dar tudo certo, mas é o mais perto que consigo te levar sem as ferramentas. Se for tentar, depois me conta o resultado, por favor?
* As medidas padrão são sempre: 1 xícara = 240ml, 1 colher sopa = 30ml e 1 colher chá = 10ml
Pra fechar a parte de dicas das ferramentas: o forno! O forno ideal pra assar suspiros é bem baixinho. A ideia é secar o merengue, e não assar realmente. Então a maioria das receitas vai indicar algo em torno de 120C. Se você tem um forno elétrico, ou uma Ferrari em forma de fogão, deve conseguir regular isso sem problema. Se você tem um forno a gás, caseiro, como eu, a melhor dica que posso te dar é manter a porta entreaberta. Ter um termômetro de forno ajudar a ver se precisa abrir mais e tal, mas isso eu testei e dá pra fazer sem. Eu só coloco uma colher de pau na porta pra ela não fechar totalmente, e evito colocar o tabuleiro na grade mais baixa.
Agora falando dos ossinhos propriamente ditos! Eu gosto de traçar linhas no papel manteiga pra ajudar a fazer tudo de tamanhos parecidos. Isso ajuda na estética das fotos, mas também na hora de assar pra ninguém ficar tempo de mais ou de menos no forno. Outra coisa que gosto de fazer é deixar um espaço entre as fileiras de ossinhos de suspiro. Eu traço cada espaço com cerca de 2cm de distância entre eles. Faço isso para que o ar quente do forno circule melhor entre eles, ajudando a secar mais rápido e de forma mais completa.
E claro, você pode fazer ossinhos mais macabros ou mais fofinhos. Pelo que testei, senti que os ossinhos mais curtos e mais gordinhos ficam com uma aparência mais de desenho animado, ou de ossinho de cachorro. Enquanto os mais longos e finos lembram mais uma coisa tipo dia das bruxas mesmo. Já a curvatura da cabeça do osso não interferiu tanto nesse resultado visual, então vale fazer da forma que te agradar mais, ou que for mais fácil pra você!
Ossinhos de Suspiro
Ingredientes
- 65 g claras (cerca de 2 claras)
- 125 g açúcar refinado
- 45 g açúcar de confeiteiro
Instruções
- Em um papel manteiga trace linhas para saber o tamanho dos ossos. Eu tracei espaços de 9cm com uma distância de cerca de 2cm entre cada espaço. É importante deixar esse espaço entre os suspiros. Coloque o papel na assadeira com o lado desenhado pra baixo.Ligue o forno em 120C, ou na menor temperatura possível para o seu.
- Misture as claras com o açúcar refinado e leve ao banho-maria até chegar a 60C
- Retire do banho-maria e bata até a misturar esfriar. Cheque isso no merengue e não na vasilha, pois ela ainda pode estar quente enquanto o merengue já esfriou.
- Junte o açúcar de confeiteiro e bata mais 3 minutos. A cada minutos, mais ou menos, pare e raspe as laterais da vasilha pra garantir que todo o merengue esteja batido igual.
- Transfira o merengue para um saco de confeitar com bico simples, e abertura de cerca de 8mm. Evite ficar "amassando" muito o merengue pra ele não perder consistência.
- Faça os ossos no papel preparado, um ao lado do outro. Depois que todos estiverem feito, use um palito de dente ou uma espátula fina para alisar os bicos e qualquer detalhe.
- Leve para assar. Se o seu forno não tiver controle fino de temperatura: deixe na mais baixa e deixe a porta entreaberta. Eu uso uma colher de pau e funciona bem.
- Quando os suspiros estiverem sequinhos por dentro desligue o forno e deixe esfriar com os suspiros ali dentro. Depois de frios guarde em uma lata ou pote que vede bem.
Notas
————————————–
Em 2018: Cupcakes monstros
Em 2023: Drink Fada Azul
Um comentário sobre “Ossinhos de Suspiro – #cozinhadebruxa”