Patê de cebola caramelizada – especial de natal

Patê de cebola caramelizada: receita mega simples que com uma apresentação mais caprichada vira petisco de festa em dois tempos!
petisco de pate de cebola caramelizada

Esse patê foi inspirado no patê de cebola caramelizada que vi em algum episódio do Cozinha Prática. Mas na hora de fazer usei como base a maionese de leite daqui do Cozinha mesmo. É uma receita simples de fazer, com consistência boa e que, como não leva ovo cru, pode ficar na mesa durante a festa toda, numa boa.

O sabor da cebola é muito suave e ele acaba indo bem com tudo. Então se quiser apenas usar como base e acrescentar algum ingrediente pra acompanhar nas cestinhas, praticamente qualquer coisa combina!  Momento confissão: a minha ideia era acrescentar bacon frito por cima. E eu ainda acho esse ideia maravilhosa! Mas como foi feito, esse é um prato vegetariano, o que as vezes falta em muitas ceias (de natal e de ano novo).

Quanto a base de massa folhada, é apenas uma sugestão pra mesa ficar mais bonita. Vale servir em uma travessa e com torradas do lado, ou as cestinhas vazias e vários tipos de patês pra todos os paladares…
petisco de pate de cebola caramelizada

Patê de cebola caramelizada

2 cebolas grandes
2 colheres sopa de manteiga sem sal
1 colher sopa de açúcar
1/2 xícara de leite
1 dente de alho grandão
1 colher sopa de limão
1 colher chá de sal
cerca de 3/4 xícara de óleo

Descasque e fatie as cebolas o mais fino que conseguir. Em uma frigideira aqueça a manteiga até derreter. Junte a cebola e o açúcar e misture rapidamente. Deixe as cebolas em fogo médio, mexendo de vez em quando, até que elas caramelizem. Quando elas começarem a ficar um dourado bem escuro, prove. Se o sabor estiver adocicado é porque chegou no ponto. Retire do fogo e deixe reservada até que esfrie.

No liquidificador junte o leite, o alho, o limão, o sal e as cebolas e bata até ficar homogêneo. Continue batendo e acrescente o óleo em um fio contínuo e a mágica vai acontecer: a maionese vai tomar consistência. Se estiver muito mole acrescente mais um pouco de óleo, também em fio, também com o liquidificador batendo e vai ficar mais consistente.

Se quiser, separe parte das cebolas para misturar na maionese depois de tirar do liquidificador, ou para enfeitar no final. Aqui não fiz porque existem restrições a mastigar cebola nessa casa…rs

Para fazer as cestinhas de massa folhada:

Corte quadrados de massa folhada com cerca de 6cm de lado. Coloque dois em cada forminha de empada, com as pontas desencontradas, encostando bem o centro no fundo da forminha. Não precisa untar. Fura bem o fundo de cada cestinha para não inflar muito. Leve ao forno a 200° até que dourem. Espere esfriar antes de rechear com o patê.
petisco de pate de cebola caramelizada

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar