Grissini abiscoitado

Grissini abiscoitado que é na verdade um palito de biscoito bem crocante e ideal pra petiscar a qualquer hora do dia.

Biscoitos salgados embrulhados com papel manteiga

Tá, isso na verdade não seria qualificado como grissini, justamente porque tá mais pra um biscoito do que pra um pão. E é meio que consenso geral que grissini é massa de pão (ou pizza) modelada em palitinhos finos que acabam ficando mais durinhos por isso… parecendo um biscoito.

A primeira vez que eu fiz essa receita eu não tinha ideia dessa diferença, me apaixonei com essa receita, e assim ficou na minha cabeça. Mas não é porque eu convivo com essa associação falsa que eu preciso passar isso pra vocês né?

Sendo um grissini de verdade ou não, esses palitos são crocantes e quebradiços, e podem ser saborizados de várias formas diferentes. O orégano e o gergelim da receita abaixo são apenas sugestões mas a receita de onde essa veio usava erva doce na cobertura, por exemplo.

A receita não está mais online e também não consegui achar no web archive, então vou ficar devendo o link…

Uma outra mudança boba foi que passei a diluir a gema. Com o tempo fui vendo que uma camada mais fina dela deixa a modelagem um pouco mais fácil. É o tipo de bobeirinha que facilita a vida, principalmente se você resolver fazer uma grande quantidade.

close nos grissini abiscoitados

Outra bobeirinha é usar o gergelim já tostado. O tempo e a temperatura do forno, mais a umidade da gema, não vão deixar que as sementes dourem no forno. E, pra mim, o sabor do gergelim tostado é muito mais gostoso. É claro que se você prefere o sabor, ou a aparência, do gergelim não tostado é só seguir com ele quando fizer o seu grissini abiscoitado!

Por penúltimo, queria falar do ponto da manteiga. Em teoria seria manteiga em temperatura ambiente. Mas eu tenho sentido dificuldade de escrever isso vendo a manteiga derreter no pote se fica fora da geladeira. Por isso escrevi na receita “manteiga macia”. Esse ponto é quando ela tá firme mas, literalmente, macia. A aparência dela é de manteiga gelada, mais clara e sem brilho, mas quando você aperta ela cede facilmente. Sabe quando a manteiga fica mais amarela e com brilho? Aí ela já ficou mole demais. Você pode tirar a manteiga da geladeira um tempo (talvez 1h?) antes de começar a receita. Ou colocar a manteiga na geladeira um tempo antes de começar a receita. Tudo depende dos seus hábitos.

E acho bom pontuar que eu não testei essa receita com margarina, então não posso confirmar se dá certo. Mas, se você costuma usar margarina pra massas de torta e outros biscoitos amanteigados e ela funciona, é provável que vá funcionar aqui também. Se for o seu caso, me conta o resultado? Fiquei curiosa…

biscoitos servidos dentro de um copo de vidro

 

grissini

Grissini abiscoitado

palitos de massa crocante coberta por gergelim tostado

Ingredientes
  

  • 2 1/4 xícara farinha de trigo
  • 1/2 colher chá sal
  • 1 colher sopa fermento em pó
  • 1 colher sopa orégano seco opcional
  • 100 g manteiga macia veja texto acima
  • 1/2 xícara leite
  • 1 gema para pincelar
  • 2 colheres sopa água para pincelar
  • cerca de 1/4 de xícara gergelim tostado

Instruções
 

  • Em uma vasilha misture a farinha com o orégano, o sal e o fermento. Junte a manteiga e vá amassando e misturando até conseguir uma espécie de farofa.
  • Então junte o leite aos poucos, ainda misturando. Com as mãos vá apertando a massa, sem sovar, até que ela vira uma bola coesa.
  • Cubra e leve para a geladeira por cerca de 30min.
    Enquanto isso unte enfarinhe duas assadeiras grandes. Em uma tigelinha bata a gema com a água apenas até ficar homogêneo e reserve.
  • Quando tirar a massa da geladeira, ligue o forno a 200C para ir aquecendo.
  • Abra a massa em uma superfície enfarinhada até que ela fique com cerca de 3mm de espessura. Vá tentando formar um retângulo enquanto abre.
  • Corte o retângulo com 20cm de altura e guarde as rebarbas para fazer um novo retângulo.
    Pincele a massa com a gema diluída e espalhe parte do gergelim sobre ela. Passe o rolo de abrir a massa por cima, bem de leve, apenas para prensar as sementes de gergelim na massa.
  • Então corte esse retângulo em fatias com cerca de 0,5-1cm de largura. Gire cada fatia sobre si mesma, torcendo um pouco, e transfira para a assadeira preparada.
    Repita até preencher a assadeira, deixando um espaço de uns 2-3cm entre as tirinhas pra que o ar circule entre elas.
  • Leve a assadeira ao forno por cerca de 20-30min, ou até que a parte com a gema doure. Enquanto isso abra as rebarbas de massa em um novo retângulo e repita todo o procedimento com ele.
  • Espere os grissini esfriarem antes de guardar ou servir, eles ficam mais crocantes já frios.

Salvar

Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?

Pra não perder as próximas edições é só se inscrever: