Bolo de Capim Limão, ou Capim Cidreira
Bolo de Capim Limão, com uma textura bem diferentona, perfume e sabor marcantes e um tom de verde muito suave…
Essa receita é super antiga por aqui, e foi publicada no primeiro ano do Cozinha. Mas resolvi que merecia algumas atualizações, com algumas explicações também. Começando com o sabor desse bolo de capim limão, que você também pode conhecer como capim cidreira ou lemon grass. Se você e interessar muito pela textura desse bolo, mas não tiver essa erva por perto, dá pra fazer com o leite sem saborizar, ou saborizado com outras ervas. Dá pra saborizar o leite com ervas frescas e até com saquinho de chá. E dá pra usar ele puro também.
Eu sou fã do sabor do capim limão, com esses docinhos como prova. Mas entendo que nem sempre ele é uma opção super viável se você não tiver uma moita em casa, como é o meu caso. Por isso essa doideira de já começar um post de bolo de capim limão falando sobre fazer de outro sabor.
Agora, indo pra parte realmente diferentona do bolo que é a textura! A base da primeira versão dele é um bolo que, por aqui, chamamos majestoso. Ele é amanteigado e feito com uma mistura de farinha de trigo e amido de milho. A textura dele é bem interessante, fofinho e consistente ao mesmo tempo. Mas com o tempo eu fui mexendo bastante nessa versão do bolo de capim limão e a textura foi se alterando drasticamente.
Hoje ele é feito com uma massa muito mais líquida, e é assado em uma forma alta e retangular. O resultado é uma massa muito mais úmida, que ganha um pouco da consistência de goma do amido hidratado. Me lembra um pouco o pudim de pão tipo bolo, mas um pouco mais consistente e mais fofinho por conta da presença da farinha.
Se essa descrição de textura não te animou muito, não tem problema. Existem muitas receitas de bolo que você pode saborizar usando a mesma técnica desse. Um deles é o bolo noisette, basta fazer o chá de capim limão com o leite antes, e ignorar (ou não) a parte de queimar a manteiga. Um outro bolo bem fácil de fazer, e saborizar, é o marmorizado de tabuleiro, bastando ignorar a parte marmorizada e saborizar o leite com o capim limão antes de começar.
Enfim, deu pra pegar a ideia de que esse bolo de capim limão tem duas técnicas que você pode adaptar por aí, né? E claro, também dá pra fazer desse jeitinho que tá na receita baixo:
Bolo de Capim Limão
Ingredientes
- 20 folhas capim limão
- 2 xícaras leite
- 1 xícara farinha de trigo
- 1 xícara amido de milho
- 1 colher sopa fermento em pó
- 2 ovos
- 1 pitada sal
- 1 xícara açúcar
- 40 g manteiga derretida
Instruções
- Corte as folhas em pedaços pequenos em uma leiteira, cubra com o leite e leve ao fogo médio até começar a ferver.Baixe o fogo e mexa constantemente (pra não subir) por cerca de 3min. Transfira o leite e as folhas para o liquidificador e deixe amornar.
- Enquanto isso, ligue o forno a 200C e unte uma forma com cerca de 10x24cm
- Bata o leite no liquidificador até triturar as folhas. Então coe. Descarte as folhas e, se necessário, complete com mais leite até conseguir 500ml de novo.
- Em uma vasilha misture a farinha com o amido de milho e o fermento, e reserve.
- Em outra vasilha bata os ovos com o sal e o açúcar até conseguir uma mistura mais fofa e cremosa.
- Junte a manteiga e bata apenas para incorporar. Então comece a juntar a mistura de ingredientes secos e o leite saborizado, intercalando os dois e mexendo a cada adição. A massa fica bem líquida mesmo.
- Transfira para a forma preparada e leve pro forno até assar completamente e dourar o topo. Espere esfriar totalmente antes de desenformar.
Um comentário sobre “Bolo de Capim Limão, ou Capim Cidreira”