Pudim de padaria – aquele mesmo
Sempre achei que pudim de padaria era aquele pudim de leite, que algumas pessoas fazem com leite condensado. E nunca consegui entender porque o meu pudim não ficava igual o da padaria. Daí descobri a resposta…
(Atenção para obviedade a frente)
A receita é outra!! Pudim de leite é uma coisa, que em algumas casas fica mais “gourmet” sendo feito com leite condensado. Já pudim de padaria é outra coisa! E que coisa deliciosa!! Pudim beeem denso, pesado mesmo. Quase que doce de colher mais firme. Sem nenhum furinho… Com aquela calda dourada bem tradicional escorrendo por cima… bom demais!
A receita veio do mesmo curso, com a Janaína Barzaneli, de doces de padaria de onde vieram as broinhas caxambu. E, como fiz com as broinhas, reduzi receita pra metade e troquei as medidas de peso pra volume. Por conta dessa troca algumas medidas tiveram que ser arredondadas, portanto se a sua ideia é fazer pra vender vale procurar a receita original e ver os pesos direitinho. Aqui fica uma receita pra fazer em casa mesmo, pra sobremesa do almoço de domingo, sabe?
Atualização: Em 2018 refiz a receita para gravar o vídeo no final do post e fazer as fotos novas. Aproveitei para facilitar o preparo das formas e para passar a receita para as medidas originais. A receita abaixo, portanto, não é meia receita e sim inteira. Rende uma forma média com furo no meio ou 3 forminhas pequenas de cerca de 12cm.
Pudim de Padaria
xícara de 240ml
500ml de leite – usei integral
2 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar cristal
120ml de água quente*
mais água quente pro banho maria
*a água estando quente o caramelo vai espirrar menos na hora de fazer a calda
Comece preparando a calda que cobre as formas: leve o açúcar cristal ao fogo médio até que ele derreta e fique da cor de caramelo. Cuidado pra não deixar ele queimar. Adicione a água quente. O caramelo vai borbulhar, espirrar e endurecer. Daí é só deixar em fogo médio até o caramelo voltar a dissolver e a calda engrossar. Nesse momento desligue o fogo e cubra as formas com esse caramelo.
Bata o açúcar, o leite, a farinha e os ovos no liquidificador e distribua entre as formas, ou a forma maior se for o seu caso.
Cubra as formas com papel alumínio e coloque em um pirex com água até metade. Leve ao forno já aquecido a 180° e deixe lá por pelo menos 1h. Só fique de olho pra que a água do pirex não seque completamente e ele acabe quebrando… Já aconteceu comigo…
O pudim vai estar pronto na hora que você balançar a forma e ele não estiver mais líquido. Como estava coberto não vai dourar. Deixe dormir uma noite na geladeira na forma e coberto. Desenforme momentos antes de servir! Se o pudim não quiser soltar da forma é só aquecê-la um pouco com um maçarico ou na boca do fogão mesmo.
Amei! grata!
Que bom que gostou! 🙂