Além dessa mudança troquei o vinagre balsâmico por vinagre de arroz que era o que tinha, o café instantâneo virou um café coado bem forte, e aumentei um pouco a quantidade de líquidos (leite e café) pra textura ficar melhor. Além de, como sempre, ter substituído o cacau por uma quantidade maior de chocolate em pó e menos açúcar. O resultado foi uma massa bem escura e com gosto bem forte de chocolate. Pra paladares mais suaves acredito que 3/4 de xícara de chocolate devem bastar.
Outro detalhe é que gosto de usar brownies como base para sorvete, então gosto deles baixinhos. Mas pra quem prefere um brownie de tamanho normal o ideal é uma forma de 20x20cm. Ah sim, o sorvete das fotos é de leite de coco que por aqui funciona como coringa que vai bem com tudo! Atualização: em 2018 refiz a receita para gravar o vídeo que vai no fim desse post, e resolvi testar a versão em altura normal. Acabei gostando mais, a textura ficou mais cremosa. Então a vasilha indicada na receita abaixo é a de 20x20cm mesmo.
2 1/4 xícaras de feijão preto já cozido*
2 ovos grandes
1 xícara de chocolate em pó 50%
5 colheres sopa de açúcar refinado
1/2 colher sopa de óleo vegetal
2 colheres sopa de leite
1 colher chá de vinagre
1/2 colher chá de fermento químico
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
2 colheres sopa de café forte
1 xícara de chocolate meio amargo picado ou em gotas
* deve ser necessária cerca de 1 a 1 1/2 xícara de feijão cru. Cozinha com água apenas, na panela de pressão ou na comum, até que fique macio. Use apenas os grãos, não o caldo.
Ligue o forno a 200° pra aquecer. Forre uma forma com papel manteiga e unte o papel com óleo. No liquidificador bata todos os ingredientes menos o chocolate picado. Vai ficar uma massa bem pesada, então se o seu liquidificador não for dos mais potentes bata apenas uma parte: os grãos de feijão e os líquidos. Misture os secos em uma vasilha e então acrescente a mistura batida.
Misture 3/4 do chocolate na massa e transfira para a forma já preparada. Cubra a massa com o restante do chocolate e leve ao forno, e asse até que ao fazer o teste do palito ele saia quase limpo. A ideia é não ficar um bolo completamente assado por assim dizer. Espere esfriar antes de cortar. (sério espere pra ele não se desfazer igual aconteceu no vídeo). Se for guardar na geladeira que seja em um recipiente fechado, mas ele aguenta bem no forno ou em uma vasilha com tampa por uns 3-4 dias.
———————————
Em 2014: arroz doce
Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?
Pra não perder as próximas edições é só se inscrever:
Um comentário sobre “Brownie com gotas de chocolate…. e feijão?”