Caldeirão de moedas feito de bolo

Caldeirão de moedas, desses que aparecem no fim do arco-íris, mas que na verdade é um bolo de menta coberto com chocolate!

caldeirão de moedas

E pronto, essa é a receita de hoje: um bolo de menta simples, que já apareceu por aqui, e que eu esculpi pra parecer um caldeirão, tipo o do Cozinha de Bruxa, e depois enchi de moedas de chocolate. E como a receita é grande (explicar esculpir bolo demanda muita palavra) vou encurtar esse texto aqui. Direto pras dicas!

O bolo chama de menta mas pode ser qualquer tipo de hortelã ou menta que fica bom, então não precisa preocupar com isso. Eu queria esse sabor e a cor verdinha, mas a verdade é que dá pra fazer com outros bolos também. E falando nos sabores, eu usei calda simples pra molhar porque não queria nada brigando com o sabor da hortelã. Mas dá sim pra saborizar a calda com o que você quiser!

Já na parte de montar o caldeirão e as moedas… Eu gosto de pintar a ganache depois do bolo pronto em vez de colorir a ganache pra garantir a textura dela. Tem corante que interfere e, como eu experimento marcas diferentes as vezes, prefiro não arriscar. E o melhor jeito de pintar que já tentei é o corante em pó com álcool transparente; isso quer dizer bebida alcoólica de alta graduação e transparente, tipo vodka, gin ou rum. Você também pode comprar álcool culinário próprio pra isso se não tiver birita em casa; é que eu aproveito que já tem por aqui e uso. E não precisa preocupar com esse álcool, ele evapora e fica só o corante no bolo e todo mundo pode comer.

Agora as moedas! Eu cacei um molde de moedinhas e não encontrei, e as moedas de chocolate embrulhadas em papel dourado eram muito grandes pro meu bolo. Por isso fiz a versão artesanal mesmo. Se você tiver o molde elas vão ficar bem mais caprichadas. E o chocolate branco é mais fácil de pintar por isso escolhi ele. E não, não precisa molhar o corante dourado, o pó seco já gruda no chocolate sem problema. Mas gruda em tudo também, então cuidado na hora de usar.

Por fim (isso já tá enorme), esse bolo pode ficar maior sim, mas pouca coisa. Se você quiser fazer um bolo esculpido assim mas grande, aconselho usar a massa do bolo amanteigado que é lá do How to Cake It; ela já foi bem testada nesse tipo de coisa, enquanto esse bolo de menta nunca foi. Acho que é isso… Qualquer dúvida é só chamar!

caldeirão de moedas

Bolo caldeirão de moedas

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
3 ovos
1/3 xícara de óleo vegetal
1/2 limão
raspas do 1/2 limão
1/2 xícara de folhas de hortelã*
1/2 colher sopa de fermento químico

150g de chocolate meio amargo
90ml de creme de leite de caixinha

1/4 xícara de água
1/4 xícara de açúcar

Corantes em pó preto e prata
Bebida alcoólica transparente
moedas douradas de chocolate

*mais sobre o tipo de hortelã no texto acima

No dia anterior junte o chocolate e o creme de leite e misture em banho-maria até conseguir um creme homogêneo. Tampe e guarde fora da geladeira por pelo menos 8h, ou de um dia para o outro.

No dia seguinte, prepare uma forma redonda de 13-14cm de diâmetro: unte a forma com óleo, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel também. Uma forma de fundo removível deixa o desenformar mais fácil, mas dá pra usar outro tipo também.

No liquidificador bata a hortelã, os ovos, o óleo e as raspas e o suco do limão. Em uma vasilha misture a farinha, a 1 xícara de açúcar e o fermento. Junte a mistura do liquidificador e não bata, apenas misture delicadamente até a massa ficar homogênea. Transfira para a forma preparada até preencher 3/4 dela; se sobrar alguma massa divida em forminhas de cupcake ou como preferir. Leve para o forno aquecido a 180C até que asse completamente. Não precisa deixar dourar, mas se acontecer não tem problema. Deixe o bolo esfriar totalmente antes de desenformar.

Enquanto o bolo assa e esfria prepare a calda. Junte a água com o 1/4 xícara de açúcar e leve ao fogo baixo até que a mistura ferva e o açúcar tenha dissolvido. Retire do calor e deixe esfriar totalmente antes de usar.

Com o bolo totalmente frio, corte fora a parte arredondada do topo, deixando tudo retinho. Molhe o bolo com a calda até ele estar saturado com ela; então leve para o congelador por 30min. Passado esse tempo retire do congelador e comece a esculpir o caldeirão. Marque no centro do topo um círculo 1,5cm menor que o bolo, essa é a borda do caldeirão. Na lateral ela deve ter pelo menos 1cm de altura. Corte o disco externo a essa borda e a partir dela comece a fazer a curva de cima do caldeirão. Para a curva da parte de baixo é só arredonda a base dele mesmo. No final dessa receita tem um vídeo que mostra esse processo. Depois que o caldeirão estiver com a parte externa no formato desejado, meça um novo círculo no topo, dessa vez 1cm menor que o anterior. Essa é a boca do caldeirão, então cave cerca de 1cm dentro desse círculo e pronto.

Com a ganache de chocolate feita no dia anterior cubra todo o bolo, fazendo uma camada bem fininha, apenas para colar todos os farelos no lugar. Leve o bolo de volta pro congelador por mais 1h. Passado esse tempo use o restante da ganache para cobrir o bolo com uma camada mais generosa e mais lisa também. Você pode usar uma espátula pequena ou uma faca sem ponta e sem serra para acertar todas as quinas do bolo. Volte com ele para a geladeira por mais 1h ou até que tudo firme. Então você pode pintar o caldeirão.

Misture os corantes com a bebida, bem pouco de líquido de cada vez, e use um pincel macio para pintar todo o bolo. Espere secar completamente antes de colocar as moedas.

Moedas douradas de chocolate

Chocolate branco
Corante em pó dourado
Cortador circular pequeno

Derreta e tempere o chocolate conforme as instruções da embalagem (ou seguindo esse passo a passo). Espalhe o chocolate sobre um tapete de silicone ou um papel manteiga, espalhando até que ele fique na espessura desejada das moedas. Deixe secar ao toque e antes que ele endureça completamente corte as moedas usando o cortador; pode ser qualquer coisa redonda no tamanho desejado. Deixe que o chocolate acabe de endurecer e então separe os discos cortados dos retalhos. Com um pincel macio cubra cada moeda com um pouco do corante dourado. Quando o bolo estiver pronto, encha o caldeirão com as moedas.

————————————
Em 2015: Sugar Cookies
Em 2016: Creme de Ricota com Chocolate
Em 2018: Baileys