Pudim de pão tipo sobremesa
Pudim de pão, parecido com pudim de leite, mas com duas camadas, uma bem leve e outra mais densa… e sem nenhum furinho! Ah, e com calda de caramelo, claro.
Essa receita é velha conhecida daqui de casa, sendo feita muito mais vezes que o pudim de leite tradicional. Por isso mesmo não faço ideia de qual sua origem… E por isso mesmo as medidas são mais ou menos mutáveis. Na receita abaixo deixei a receita média pra ser usada com pão de sal (também conhecido como francês) e pro resultado ser um pudim grandão pra alimentar a família toda.
Normalmente aqui em casa a gente fazia esse pudim com 1 litro inteiro de leite. Fazendo assim, o pudim fica um pouco maior e com as duas camadas de texturas mais pronunciadas. Metade do pudim bem denso, e metade bem levinho. Mas fazendo assim, praticamente não cabe no meu atual liquidificador.
Pensando nisso, resolvi testar fazer com apenas 800ml de leite. O resultado é o pudim da foto, e do vídeo. Ele ainda enche uma forma e serve pro almoço de domingo com a família toda reunida. Mas as duas camadas ficam mais discretas. A maior parte do pudim fica parecido com pudins de padaria, bem denso. Mas sem o sabor residual de farinha que as vezes acontece na versão de padaria. Já a camada levinha ficou bem discreta e fininha.
Mas é claro que tudo isso pode ser adaptado pro seu gosto. Entre 800ml e 1L de leite, eu garanto que o pudim dá certo.
Dependendo do pão, o pudim também pode sair mais firme ou mais leve, ou mais amarelado ou mais clarinho. Isso porque, embora o comum seja usar o “pão de sal”, praticamente qualquer variedade funciona. Pães doces e brioches em geral são uma boa opção também. E pão de forma funciona, mas a conversão de quantidade é mais difícil já que ele é mais miolo do que casca.
Uma outra mudança que fiz foi diminuir um pouco o açúcar da massa, já que gosto de servir esse pudim com calda. Na receita original uma receita desse tamanho levaria 2 xícaras completas de açúcar. Eu reduzi 1/4, mas você pode reduzir ainda mais se quiser. O açúcar não compõe parte importante da textura nessa receita, então vale seguir o seu gosto.
Em compensação, aumentei o açúcar do caramelo da forma. Eu gosto dessa camada mais grossa de caramelo se entranhando no topo do pudim… E usei caramelo seco porque é o que acho mais fácil de fazer. Você pode sempre trocar pelo caramelo que quiser. Ou apenas untar a forma com manteiga e cobrir com açúcar cristal se quiser um pudim sem calda.
Falando em pudim sem calda, aqui tem outra versão de pudim de pão, assada num tabuleiro e que fica parecendo bolo!
Finalmente, o ponto de tirar do forno! Eu acho a dica de ‘sacudir a forma e ver o jeitão que o pudim balança’ bem pouco objetiva. Ela funciona! Mas é mais confiável depois de alguns anos de experiência. Então, minhas duas dicas pra esse pudim são o teste do palito e o contato com a forma.
Depois que o topo do pudim já tiver dourado, dê uma olhada na borda dele. Quando totalmente assado, ele começa a soltar da lateral da forma por conta própria. E claro, o teste do palito funciona igual com bolos: ele deve ser inserido no meio da massa, não perto da borda, e ele deve sair limpo.
Agora, pra acabar mesmo: eu sempre coloco que o pudim precisa gelar antes de desenformar, e isso pode levar apenas algumas horas. Mas eu nunca desenformo um pudim sem deixar ele dormir de um dia pra outro na geladeira.

Pudim de Pão
Ingredientes
Calda
- 1 1/4 xícara açúcar
Pudim
- 3 pães de sal picados grosseiramente
- 800 ml leite
- 6 ovos
- 1 3/4 xícara açúcar
Instruções
- Prepare o banho-maria: coloque no forno um refratário grande o bastante para caber a forma. Coloque água no refratário até cerca de 1/3 dele. E ligue o forno a 200C
Calda
- Leve o açúcar ao fogo baixo, mexendo sempre, até formar uma calda em tom âmbar.
- Cubra com esse caramelo o interior de uma forma redonda, com furo no meio, de cerca de 23cm de diâmetro.
Pudim
- Junte os ingredientes no liquidificador e bata até conseguir uma mistura homogênea.
- Transfira para a forma coberta com o caramelo e leve para o banho maria.
- Se necessário complete o banho maria com mais água quente até que ela preencha pelo menos metade do refratário.Demora pra assar, então fique de olho pra ver se não precisa ir completando com mais água durante o processo. Não deixe o refratário ficar sem água.
- O pudim está no ponto quando estiver dourado no topo e soltando da forma.
- Deixe esfriar e então leve para a geladeira por algumas horas ou até o dia seguinte, antes de desenformar.
- Para desenformar: passe uma faca sem serra pelas laterais interna e externa da forma. Aqueça o fundo da forma, para soltar o caramelo. E vá girando a forma e testando, quando ver que o pudim está solto, vire em um prato grande
Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?
Pra não perder as próximas edições é só se inscrever:
2 comentários em “Pudim de pão tipo sobremesa”