Bolo de chocolate e vinho e porque o bolo sola

Bolo de chocolate e vinho, com massa fofinha e um perfume sutil do vinho, acompanhado de uma calda molinha com os mesmos sabores!

bolo de chocolate e vinho

Esse era o meu plano pra atualização dessa receita tão antiga aqui no site. Mas eu já vou dar o spoiler de que esse bolo ficou totalmente solado! E por um motivo bem besta: eu achei que tinha ligado o forno, mas ele apagou e eu não vi. Na hora de assar o bolo, o forno tava frio.

O meu primeiro instinto foi jogar os vídeos fora e fazer a receita de novo um outro dia. Mas pensando com calma, achei que era uma boa oportunidade de falar sobre porque ele embatumou. E é sobre isso esse post. Caso você só queira a receita de um bolo de chocolate e vinho, e a prova de que esse bolo fica sim fofinho, elas estão lá no final do post. É só descer a tela toda vida que você chega.

Pra você que quer entender o que aconteceu, vamos lá.

Quando você lê em uma receita que precisa ligar o forno antes pra pré aquecer, você também ignora? Porque muitas vezes eu ignoro sim. Mas em algumas receitas isso pode fazer a diferença, e foi o caso desse bolo.

bolo de chocolate e vinho

O calor do forno já aquecido garante que o fermento vai começar a liberar as bolhas de ar que vão fazer o bolo crescer, ao mesmo tempo em que as proteínas vão firmar e a massa vai ficar sólida. Assim as bolhas de ar ficam presas dentro da massa e o bolo fica fofinho!

Quando a gente coloca o bolo no forno frio, isso demora mais a acontecer. E aí, vai depender muito da receita em questão se isso vai dar certo ou não. Num bolo esponjoso como o bolo gelado de coco, dá bem errado. O que garante que esse bolo fique fofinho são as claras em neve. Então todo o tempo em que massa vai ficar lá no forno esperando ele esfriar, ela vai estar perdendo ar e ficando menos fofinha. O resultado pode ser um bolo meia boca, ou totalmente solado.

Já num bolo como o nosso bolo de chocolate de sempre isso não é um problema. Ele pode não ficar tão fofinho quanto conseguiria, mas dá certo sim assado em forno frio. Porque a massa vai ficar quietinha lá, o fermento até vai começar a reagir, mas de forma bem lenta. Isso porque o calor funciona como um catalisador da reação do fermento. Então o crescimento do bolo vai começar pra valer quando o forno já tiver aquecido.

bolo de chocolate e vinho

O que acontece no nosso bolo de chocolate e vinho é que ele tem, justamente, vinho que é uma bebida mais ácida! E o ácido também pode funcionar como um catalisador pra reação do fermento. Então não, ele não pode ficar lá esperando no forno frio. O fermento fica reagindo com o vinho, as bolhas vão escapando da massa enquanto o forno ainda tá morno. Quando finalmente fica quente, o fermento dá uma última crescida na massa, mas não é o suficiente pra elevar ela toda. E em muitos casos, como foi o meu, o topo já ressecou e o resultado é uma rachadura no meio do bolo.

Pelo amor, eu sei que isso é uma simplificação. Mas é só um post de um blog, não uma aula.

Tô contando tudo isso porque eu acho muito legal ficar pensando nessas coisas. Mas também porque, sei lá, acho que pode ser útil pra alguém. O resumo disso tudo é: na dúvida, aqueça o forno.

“Ah, mas eu faço receita X tem 30 anos, nunca aqueci o forno e dá certo….”

Ótimo! Se você já sabe que receita X fica ótima mesmo sem aquecer o forno, não sou eu que vou encher o seu saco. Mas se você não tá afim de ficar estudando a química por trás de como uma receita nova funciona, talvez seja melhor seguir as instruções né? Também tem quem, como eu, goste de tentar descobrir como as coisas funcionam. Aí as receitas podem sim ser só um guia e não uma regra.

fatia servida em prato com calda

Agora, falando especificamente dessa receita pra quem quiser fazer, vamos as dicas mais detalhadas!

Eu não trocaria o açúcar mascavo por refinado ou cristal porque acho que ele traz uma umidade interessante pra massa. Mas se você não tiver essa opção por aí, a mesma medida de açúcar, refinado ou cristal, vai funcionar.

O chocolate em pó 50% é aquele feito de proporções iguais de cacau e açúcar, então você pode fazer essa troca sem problema. Já o achocolatado pede mudanças maiores na receita e o uso dele pode acabar com um topo melado e um miolo muito doce com quase nenhum sabor de chocolate.

Já o vinho… pode ser o que você quiser! Eu sempre uso o que tiver ali já aberto, ou o que for ser aberto no dia. A minha regra pra bebidas em receitas é só uma: eu uso as que eu bebo, nem melhor nem pior. E sim, eu usei um vinho tinto seco, mas se você tem costume de beber vinho suave pode ser ele também! O mesmo conselho vale pra calda…

bolo de chocolate e vinho

Bolo de Chocolate e Vinho

Ingredientes
  

  • 1 1/2 xícara farinha de trigo
  • 1/2 xícara chocolate em pó 50%
  • 1/2 xícara açúcar mascavo
  • 1/2 colher chá fermento em pó
  • 1 pitada sal
  • 2 ovos
  • 5 colheres sopa óleo vegetal
  • 150 ml leite
  • 50 ml vinho tinto

Instruções
 

  • Ligue o forno a 200C.
    Unte com óleo uma forma redonda de furo no meio de cerca de 23cm.
    Para um bolo mais alto, use uma forma de 20cm de diâmetro e mais de 10cm de altura.
  • Em uma vasilha misture a farinha com o chocolate, o açúcar e o fermento.
  • Em outra vasilha bata os ovos com o sal, até ficarem homogêneos. Junte o óleo, o leite e o vinho e misture.
  • Junte o conteúdo das duas vasilhas e misture até obter uma massa homogênea. Transfira para a forma untada e leve ao forno aquecido até assar.

Foto antiga pra mostrar que o bendito, quando assa direitinho, não fica embatumado:

bolo de chocolate e vinho

Calda de Chocolate e Vinho

Ingredientes
  

  • 1 xícara açúcar mascavo
  • 1/2 xícara chocolate em pó 50%
  • 1 pitada sal
  • 150 ml vinho tinto

Instruções
 

  • Junte os ingredientes e cozinhe em fogo baixo até formar uma calda da textura desejada.
    Use quente ou fria

 

 

————————————
Em 2014: bolo de cenoura

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?

Pra não perder as próximas edições é só se inscrever: