Bolo prestígio invertido, e 3 anos de Cozinha
Bolo prestígio invertido com bolo e cobertura de coco e recheio de brigadeiro! Tudo isso pra comemorar os 3 anos do Cozinha!!! Aêêêê!!
Sério, 3 anos dia 20 de junho. Tudo começou com um bolo de chocolate com café (ai que vergonha desse link). E pra homenagear, o primeiro ano foi comemorado com esse mesmo bolo em vários andares recheados com doce de leite. Ano seguinte? Mudança total num bolo de baunilha e meu primeiro creme de manteiga que ficou gostoso. Continuando com as mudanças esse ano resolvi brincar com um dos meus bolos favoritos e pronto: bolo prestígio invertido!
A massa do bolo é a mesma desse aqui. Receita que já conheço e sei que dá certo, e ainda assim pisei na bola na hora de fazer. É que precisa bater a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo. Mas é creme fofo mesmo. Se ficar preguiça igual eu o bolo fica quebradiço igual o meu. Daí é aquela luta na hora de confeitar. Então dispensa o fouet que eu usei e bota a batedeira pra funcionar!
O recheio é o brigadeiro, favorito da vida, mas com um toque de creme de leite. Assim corta um pouco a doçura e ainda deixa o recheio mais leve. Mas nada de acrescentar o creme cru no final, hein. Cozinhando o creme junto do brigadeiro ele fica mais firme e muito mais saboroso. Pode ser o creme de caixinha mesmo, ou o de lata com o soro misturado nele.
A cobertura foi um improviso. Queria uma cobertura clara, então chocolate branco, e tinha sobrado leite de coco da massa do bolo. Pronto, né? A textura fica completamente diferente antes de secar, mas no final dá tudo certo. E o leite de coco corta a doçura excessiva do chocolate branco, contribuindo mais ainda para um bolo equilibrado.
E ainda tem uma dica: vai guardar o bolo na geladeira? Cobre ele! O coco resseca muito fácil e não queremos isso. Na falta de uma tampa bonitona até lata de biscoito vale. Agora vai lá me ver confeitando meu primeiro bolo diante de câmeras. A mão até tremia pra não errar muito…rs
Bolo Prestígio Invertido
Bolo:
75g de manteiga
3/4 xícara de açúcar refinado
2 ovos
3/4 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de coco ralado
1/4 colher chá de sal
1 1/4 colher chá de fermento em pó
1/2 xícara de leite de coco
Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme fofo*. Batendo a cada adição acrescente os ovos, o coco, o sal e o fermento, o leite de coco e por fim a farinha. Divida a massa em 3 formas de +-13c. Leve ao forno aquecido a 200° até que assem por completo. Não precisa dourar a massa. Deixe esfriar antes de montar.
*O creme fofo faz mesmo a diferença. Eu fiquei com preguiça e o resultado foi uma massa quebradiça.
Brigadeiro:
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de creme de leite
1 pitada de sal
25g de manteiga
4 colheres sopa chocolate em pó
Leve todos os ingredientes ao fogo médio e mexa até atingir ponto de brigadeiro. Transfira para uma vasilha e cubra com filme plástico até esfriar. Não precisa gelar.
Cobertura:
200g de chocolate branco
50ml de leite de coco
coco ralado
Derreta o chocolate e misture com o leite de coco até ficar homogêneo. Guarde o coco para enfeitar.
Montagem:
Faça uma calda simples com 1/2 xícara de água e 1/2 xícara de açúcar, levando ao fogo apenas até o açúcar derreter. Deixe esfriar antes de usar.
Monte na ordem: um bolo, calda simples, metade do brigadeiro; outro bolo, mais calda, outra metade do brigadeiro; último bolo. Eu gosto de colocar os dois último de cabeça pra baixo pra ficar mais reto. Você pode voltar o bolo montado para a forma usada para assar, ou enrolar em um pedaço de acetato, como eu fiz. Leve ao congelador por 20min, ou para a geladeira por 1h.
Acerte o bolo pra deixa-lo mais retinho, e cubra com a ganache de coco. Reserve uma pequena parte (menos de 1/3) da ganache para acertos finais. Volte o bolo para o congelador por mais 20min. Depois acerte com o restante da ganache para deixa-lo o mais liso que conseguir e cubra com o coco ralado.
Experimentou essa receita? Não esquece de postar uma foto e marcar a gente (#cozinharoman) pra eu poder ver o SEU bolo prestígio invertido!
2 comentários em “Bolo prestígio invertido, e 3 anos de Cozinha”