Suspiros diabinhos – #cozinhadebruxa
Suspiros diabinhos! E é isso mesmo, o suspiro de sempre fantasiou de capetinha pra esse dia das bruxas.
Essa é mais uma receita que veio de uma foto no Pinterest, mas que não tem link original com passo a passo bonitinho. Então fui inventando mesmo. Até porque, suspiro não tem muito o que mudar né? É suspiro tingido com corante e feito em um formato específico.
A base é no formato tradicional de um suspiro, então tá tranquilo. Os chifrinhos não são difíceis de fazer, o truque maior é deixar o suspiro montar bem firme. Assim você evita chifrinhos caídos ou tortos demais, como alguns meus ficaram… A maior dificuldade é acertar a quantidade de corante de primeira. Isso porque a intensidade varia de marca pra marca; e porque a cor clareia muito quando a clara monta. Então pode tingir a clara de vermelho/preto bem escuros mesmo.
E, se puder, sempre opte por corante em pó. Eu usei gel próprio pra chocolate e tive problemas. É que pra conseguir uma cor mais forte precisa de muito corante, e aí dá ruim. Com muito gel dentro do suspiro ele começa a borbulhar no forno, e seu diabinho vira um vulcão de corante. Não é bonito. Com corante em pó não tem esse perigo. Dá pra usar quanto quiser sem suspiros monstrengos.
Oooou você assume que é Halloween mesmo e vai de suspiro monstro….
Dicas e truques explicados, a receita é a de sempre: 1/4 de xícara pra cada clara. Se você tem hábito de usar ácido ascórbico, cremor tártaro, limão, ou algo do tipo, pode usar sem problema. Se não tem costume nem preocupa com isso, clara e açúcar bastam.
Atualização: em 2022 refiz essa receita pra fotos novas e aproveitei pra testar o corante líquido. Ele funcionou bem e eu conseguir escurecer mais as cores sem ter suspiros monstros como resultado. Aproveitei pra testar também montar os chifres antes de levar tudo pro forno. E funcionou também, então fica a seu critério. Por último, dá pra aproveitar que merengue é algo bem grudento e colocar mini pérolas pra fazer os olhos.
Suspiros Diabinhos
2 claras
1/2 xícara de açúcar refinado
corantes vermelho e preto – veja texto acima
Aqueça o forno a 120C. Se o eu forno não tem controle de temperatura faça como eu: ligue na temperatura mais baixa e deixe a porta entreaberta. Eu sigo a tradição de usar uma colher de pau pra isso….
Separe cerca de 1/4 de uma clara e uma colher de sopa de açúcar. Misture o corante vermelho no restante das claras e bata, junto do restante do açúcar, até conseguir picos firmes. Eu prefiro acrescentar o açúcar aos poucos a partir de quando as claras começam a espumar. Transfira esse merengue para um saco de confeitar com bico simples largo (ou sem bico mesmo). Em uma forma, forrada com papel manteiga, faça suspiros simples. Leve-os ao forno enquanto prepara o outro merengue. (veja texto acima pra uma atualização)
Junte a clara e o açúcar reservados antes e bata junto do corante preto. Quando atingir picos firmes transfira para um saco de confeitar com bico simples bem fininho. Um saquinho plástico com o cantinho cortado também serve. Retire os suspiros do forno e faça os chifrinhos em cada um deles. Volte seus suspiros diabinhos pro forno por mais cerca de 1h30min, ou até que sequem. Desligue o forno e deixe que esfriem lá dentro ainda. Depois de completamente frios eles podem ser guardados em um pote com tampa.
Só precisa tomar cuidado para não comer tudo antes da festa!!!
hahahaha tem que deixar bem escondido!