Brigadeiros de Abóbora – #cozinhadebruxa
Brigadeiros de abóbora pra deixar qualquer mesa de aniversário mais aterrorizante! Ou pra comer vendo um filme também…
Preciso dizer que essa receita foi uma surpresa pra lá de agradável! Eu imaginava que brigadeiros de abóbora seriam gostosos, principalmente porque eu amo doce de abóbora. E se um ingrediente já fica bom na forma de doce de compota, como não ficaria delicioso na forma de brigadeiro?
Mas o caso é que ficou bem melhor do que a expectativa! O sabor ficou bem parecido com o doce de abóbora mais tradicional, só que a textura ficou bem melhor. O combo leite condensado + chocolate branco geram uma cremosidade que a compota não tem! E por mais que tenha cozido o doce na panela por um bom tempo, ele não ficou puxa. Firme o bastante pra manter a forma de abóbora bonitinho, mas sem puxar quando a gente morde.
Aqui ficam as desculpas pra quem adora brigadeiro puxa (não é meu caso); talvez, se vocês deixarem mais tempo ainda no fogo, possa acabar ficando…
E por falar em chocolate branco, ele entra por conta da regra da casa: docinho só com leite condensado é docinho; docinho com leite condensado e chocolate (qualquer tipo) é brigadeiro. E calma gente, essa regra é invenção minha pra ter ordem nos nomes das receitas aqui. Eu sei que essa é uma discussão mais acalorada no mundo aí fora… De qualquer jeito,brigadeiros ou docinhos, façam. A ideia pode parecer meio maluca pra quem não cresceu comendo compota, mas quem é fã do doce tradicional sabe: vale super a pena!
Agora, eu preciso deixar um aviso: eu tentei fazer com outras abóboras, e a textura ficou bem diferente. Eu gosto mesmo é do brigadeiro feito com a abóbora pescoço (que aqui a gente chama de abóbora de porco). Com morangas ele fica mais massudo e mais mole ao mesmo tempo. Sei lá, pode ser preciosismo meu… Eu gosto quando posso falar que tal receita funciona de qualquer jeito. Mas não acho que seja o caso aqui.
Também vou aproveitar e contar que o açúcar cristal não vai funcionar muito bem em dias úmidos e pode começar a melar. Então se for o caso por aí meu conselho é um confeito de açúcar cor de laranja, e bem delicado. Tipo aquelas mini miçangas. Ainda assim, se você usou o açúcar e viu que o brigadeiro tá começando a melar: quando isso acontece comigo eu deixo eles na geladeira, num prato sem tampar. Isso vai meio que desidratar os brigadeiros e ajudar com esse problema. Não resolve completamente mas ajuda.
Brigadeiro de Abóbora
Ingredientes
- 400 g abóbora pesada já descascada
- 1 lata leite condensado (395g)
- 100 g chocolate branco
- açúcar cristal ou confeitos alaranjados
- cravos opcional
Instruções
- Cozinhe a abóbora no vapor e processe até obter um creme homogêneo.
- Leve esse creme para uma panela e aqueça, mexendo sempre, para secar um pouco o líquido, até ficar um creme mais firme.
- Junte o leite condensado e o chocolate branco a esse creme de abóbora e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até o brigadeiro soltar da panela.
- Transfira para um prato e depois que esfriar cubra com um filme plástico e leve pra gelar por algumas horas.
- Enrole os brigadeiros, passe no açúcar ou nos confeitos e coloque em forminhas alaranjadas. Com uma faca sem serra faça marcações nos brigadeiros, imitando os gomos da abóbora. Pra finalizar coloque um cravo, de cabeça pra baixo, bem no topo de cada brigadeiro.
————————–
Em 2014: Cupcakes de Teia
Em 2015: Canapés de Aranha
vou fazer esta receita me deu água na boca adoro abóbora.
Que bom!! Aqui em casa ele já virou um dos favoritos! 🙂
Fiz ficou delicioso!!
Vou fazer essa receita !!! Super fácil!!!
É sim Regina, e super vale a pena! =D
Que tipo de abobora eu uso pra fazer os doces o nome dela
Oi Taciana,
como eu disse no texto, costumo fazer qualquer doce com a abóbora de pescoço (em algumas regiões ela é chamada de abóbora de porco), mas esses brigadeiros foram feitos com a abóbora jacaré e o sabor ficou igual. A única exceção que faço é para morangas pois acho que o sabor delas não combina muito com doces.
Quantas dias de validade têm os brigadeiros de abóbora?
Oi Nalva, sabe que não tenho certeza?
Em teoria a validade seria a mesma de um brigadeiro comum: 3 dias fora da geladeira e até uma semana na geladeira. Mas tenho duas ressalvas nesse caso:
1- essa validade não conta pro docinho já coberto por açúcar cristal, pois o açúcar pode derreter e diminuir a validade do doce.
2- não posso te dar certeza sobre esses prazos porque a gente sempre acaba comendo tudo antes! Então com certeza, posso te dizer que cobertos de açúcar eles duram no mínimo 3-4 dias na geladeira.
Oi. Vc sabe se posso congelar ? Obrigada
Oi Teresa, eu nunca tentei, mas tanto o brigadeiro comum quando o doce de abóbora podem ser congelados, então imagino que esse brigadeiro de abóbora também possa. A minha dica seria congelar antes de enrolar pra garantir que a aparência não vai estragar durante o descongelamento. =)
Posso bater a abobora no liquidificador com o leite condensado?
Oi Silvana,
pode sim, mas se a abóbora for do tipo que tem fiapos meu conselho é ainda assim passar pela peneira, como uma garantia. 😉
Qual o rendimento desta receita? Quero fazer para o aniversario do meu filho.
Oi Luzimar, depende um pouco do tamanho que você fizer os docinhos; mas pra essa foto renderam cerca de 30. 🙂
Além de ser uma graça na mesa como parte da decoração é uma delícia …não sobrou um. Obrigada pela receita.
Ah que bom ler isso, obrigada a você pelo comentário! =)