Baba ganoush da casa, aka patê de berinjela

Baba ganoush, também conhecido como patê de berinjela. Um queridinho dos vegetarianos que não tem porque não ser amado por TODO MUNDO!
baba ganoush

Tá, eu posso estar exagerando? Talvez. Mas esse patê é muito gostoso mesmo. E o sabor é meio que surpreendente também. Se você nunca comeu e tá pensando naquela berinjela assada ou frita do almoço… esquece! O sabor dele não tem nada a ver com aquele. É mais defumado, mais salgadinho, mais ácido, mais o que você quiser na verdade.

Ou pode lembrar um pouco a berinjela de todo dia, se você quiser… É que essa é uma receita tradicional, e aí caímos na “Regra do Cozinha para Receitas Tradicionais“: para cada avó no mundo, uma receita e um sabor diferente. Sério. O Baba ganoush é daquelas receitas que não tem muita medida exata, nem lista de ingredientes única. Então cada família vai fazer o seu. E cada família vai falar que o seu que tá certo.

“Como assim você coloca alho?”, “Não tem azeite no seu?”, “De jeito nenhum pode colocar as sementes!” e por aí vai. Não ligue pra isso, diga que a versão que você fez é a da sua família e pronto. É o que eu fiz aqui, justamente pra evitar polêmicas de “meu baba ganoush que é o original”. Até porque, sabe de onde vem esse prato? Da região do Levante. Essa área fica no oeste do mar Mediterrâneo e abriga países como Líbano, Síria, Egito, Israel, Palestina… E aí você tem vários povos diferentes requerendo a criação do prato. Já viu onde a briga vai dar? Não gostamos de briga ao redor da mesa por aqui. Então fica assim:

O Baba ganoush é um prato antiquíssimo.
Vem de uma região que abriga diferentes povos.
E que, ao longo dos séculos, ganhou diferentes versões.
Essa é só uma delas.
Não tem como ficar ruim, qualquer versão vai valer a pena você experimentar.
(de novo, eu posso estar exagerando, mas eu realmente amei o prato)

Será que já consegui me livrar de todas as tretas possíveis? Então vou lá aproveitar meu patê com uns biscoitinhos integrais.
baba ganoush

Baba ganoush

3 berinjelas pequena
sal
1 dente de alho
limão
1 colher de tahine
azeite – opcional

Com um garfo, ou uma faca, faça diversos furos ao longo das berinjelas. Coloque cada uma direto na chama até que a casca queime totalmente. Se quiser um sabor defumado mais forte coloque as berinjelas direto sob uma tampa/vasilha virada, por alguns minutos, até amornarem.

Tire as cascas das berinjelas e amasse a polpa; você pode tirar a parte das sementes ou deixar, depende da textura final que você quer. Junte a essa polpa amassada o tahine e o alho e misture bem. Vá adicionando o sal e o limão aos poucos e provando até conseguir um sabor que te agrade. Você pode servir imediatamente ou cobrir com um filme plástico e deixar por meia hora na geladeira antes de servir.

 

Salvar

Salvar

Salvar