Bolo de Claras, ou Angel Food Cake

Bolo de claras, fofinho e leve como uma nuvem, com sabor muito suave que combina com tudo, e claro, que aproveita aquelas claras que tão sobrando na geladeira!

bolo de claras

Eu conheci esse tal angel food cake quando tava caçando receitas pra usar claras que ficavam sobrando na geladeira. Pra mim suspiro é a coisa mais óbvia a se fazer num caso desses, mas eu queria ter uma opção que não fosse de sobremesa. E lembro de achar engraçado que a receita parecia um suspiro acrescido de farinha de trigo.

E realmente o resultado parece um bolo suspiro: mais ar e doçura do que qualquer coisa. Ainda assim, pra mim, é uma coisa que eu comeria no lanche da tarde acompanhando uma xícara de chá ou um suco, e não uma sobremesa.

Agora, falando dessa receita específica: ela é baseada numa receita do Chef in Training. De todas as que eu olhei, foi a que me passou mais segurança, e eu gostei por ser uma versão que aceita muito bem pequenas mudanças. E isso eu fiz mesmo.

angel food cake

A versão original é feita com cremor tártaro, mas eu sempre troco por limão e foi isso que coloquei na minha receita abaixo. É claro que você pode usar o cremor, mas acho que limão é um ingrediente bem mais comum na casa das pessoas. E ainda no limão tem uma mudança que eu faço por puro gosto: ignoro a baunilha e aumento o limão.

Por aqui a gente prefere suspiros azedinhos, e o mesmo aconteceu com esse bolo de claras. Eu uso 1/2 limão, independente de quantas colheres isso renda. Você pode só trocar a baunilha por limão na mesma medida. Pode fazer como eu, sem medir. Ou pode seguir a receita abaixo pra um bolo nem um pouco azedinho e com sabor mais tradicional.

A segunda mudança que eu fiz foi com a farinha. Em receitas gringas é muito comum a gente ver a “farinha de bolo”, que não é muito comum por aqui. Quando a receita pede esse tipo de ingrediente eu misturo um pouco de amido de milho. Isso aumenta a proporção de amido em comparação com a proteína nas farinhas e, dizem, deixa os bolos mais fofinhos. Normalmente uso a proporção de 1 colher de sopa de amido pra cada 1/2 xícara de farinha de trigo.

Dica extra: se você faz muito bolo, pode misturar uma quantidade maior e deixar guardadinha já pronta.

Uma coisa que eu fazia e não faço mais é liquidificar o açúcar pra essa receita. Eu odeio lavar liquidificador. Então comecei a experimentar fazer o bolo sem esse passo, apenas peneirando o açúcar. Depois fui experimentando sem peneirar o açúcar. E aí, é uma coisa que varia conforme o açúcar que você for usar.

Se for um açúcar fino mesmo, nem precisa peneirar. Se você ficar na dúvida, peneira. Não dá tanto trabalho assim e garante um merengue bem fofo como base pra essa massa. Agora, sujar um liquidificador pra afinar açúcar pra fazer um bolo, como algumas receitas indicam, me parece meio excessivo. Mas claro, se você quiser fazer vai dar tudo certo também.

bolo de claras

Com a massa resolvida, tenho uma indicação rápida sobre a forma. Não vai me inventar de fazer esse bolo de claras naquelas formas super elaboradas, cheias de detalhes e reentrâncias. Ele é delicado como um suflê e precisa de parede lisas, e preferencialmente retas, pra poder se manter de pé. Também não indico uma forma que não tenha furo no meio pra não correr risco do seu bolo virar uma pavlova.

Um (pe)último detalhe porque esse post já tá enorme: esse bolo murcha muito rápido. Ele não é feito pra ficar morando no seu forno micro-ondas por 3-4 dias. Não vai estragar, mas ele vai murchando e fica parecendo um bolo maria mole, meio puxento, meio molenga. Então nada de ficar aumentando a receita pra fazer render!

Agora sim, um último detalhe. Eu falei que o sabor é bem suave né? Esse bolo é uma base muito boa pra caldas, geleias e coulis. E aí sim, ele vira uma ótima sobremesa. Ou um lanche mais reforçado, vai saber. Como eu faço ele mais ácido, acho que geleias mais doces combinam mais. Mas se você fizer ele com baunilha, acho que justamente caldas mais ácidas, como de maracujá, podem ser um ótimo acompanhamento.

fatia servida

Bolo de Claras

Ingredientes
  

  • 3/4 xícara açúcar refinado + 2 colheres de sopa
  • 1 pitada sal
  • 1/2 xícara farinha de trigo
  • 1 colher sopa amido de milho
  • 6 claras em temperatura ambiente
  • 2 1/2 colher sopa água veja texto acima
  • 1 colher chá limão - ou mais veja texto acima
  • 1/2 colher sopa essência de baunilha

Instruções
 

  • Ligue o forno a 200C para ir aquecendo, e unte com óleo uma forma redonda, com furo no meio e cerca de 23cm de diâmetro.
  • Em uma vasilha misture a farinha, o sal, o amido e metade do açúcar. A metade não precisa ser exata. Reserve
  • Em outra vasilha junte as claras, a água, o limão e a baunilha, se estiver usando. Bata até atingir o ponto de picos moles.
  • Então continue batendo e vá acrescentando a outra metade do açúcar, aos poucos.
  • Quando todo o açúcar estiver incorporado, e as claras estiverem firmes, desligue a batedeira e comece a acrescentar a farinha.
    Adicione algumas colheradas e misture delicadamente com uma espátula ou um fouet. Repita a operação até toda a farinha estar incorporada.
  • Transfira a massa para a forma, acertando delicadamente, e leve ao forno aquecido até dourar e assar completamente.
  • Assim que tirar a forma do forno, vire de cabeça pra baixo sobre uma grade ou um pote, e deixe esfriar de cabeça pra baixo. Só então desenforme

——————————
Em 2014: Eton Mess

Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?

Pra não perder as próximas edições é só se inscrever: