Bolo de chuchu pra todo mundo apaixonar
Bolo de chuchu pode parecer uma coisa bem sem gracinha, mas com essa receita você vai mudar de ideia. Tô falando sério.
Essa é uma receita da minha infância, e por muito tempo ele me confundiu um pouco. Eu cresci com a certeza de que não era lá muito fã do bolo de chuchu da minha mãe. Comer eu até comia, mas não era dos meus favoritos. Só que depois de adulta, quando comi de novo eu adorei! É uma massa fofinha e bem leve, e o sabor do chuchu com cenoura e queijo é ótimo. Fiquei sem entender e por muito tempo coloquei a culpa no tal “paladar infantil”.
Recentemente descobri que antigamente a receita levava sardinha, e a versão que comi adulta tinha só os legumes. Não preciso nem dizer que a versão que veio pro Cozinha é de um bolo de chuchu totalmente vegetariano, né? Tem ovo e queijo, então não dá pra entrar no hall dos veganos ainda, mas essa é uma ótima opção de refeição leve e sem carne.
Agora, fiz mudanças na receita da minha mãe? Fiz. Mas por pura cabeça de vento mesmo: eu esqueci de acrescentar meia xícara de cebolinha na massa. Fique a vontade pra colocar ou não. E fique a vontade pra mudar os vegetais também; vale trocar a cenoura por batata por exemplo. Ou trocar por qualquer outro legume já cozido que você preferir usar, basta respeitar a quantidade total de 2 1/2 xícaras de legumes. E se você não tiver a preocupação de fazer um prato vegetariano, carne moída ou calabresa picadinha combinam muito bem também…
Bolo de Chuchu
450g de chuchu – 2 xícaras de cubinhos
100g de cenoura – 1/2 xícara de cubinhos
3 ovos
75g manteiga
3/4 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de queijo ralado
2 colheres sopa de fermento em pó
cerca de 1/2 colher chá de sal
Cozinhe o chuchu e a cenoura, de preferência a vapor. Se cozinhar na água, deixe escorrer bem. E deixe esfriar um pouco antes de fazer o bolo.
Bata as claras em neve e misture bem também.
Misture as gemas com a manteiga e o queijo até ficar homogêneo. Acrescente a farinha, o fermento e o sal e misture bem. Se a massa estiver muito seca acrescente 1/3 das claras, os legumes cozidos e então o restante das claras. Se a massa não estiver muito seca, acrescente os legumes e então as claras.
Transfira para uma forma untada e enfarinhada com farinhas de rosca, e asse em forno aquecido a 200C, até que doure. Espere esfriar para desenformar.
——————————
Em 2015: Mojito a la Roman
Em 2017: Bolo mousse de maracujá
Suflê de legumes… Aqui em casa é sempre um sucesso!
Um jeito ótimo de colocar mais legumes no prato né?