Bolo de abóbora temperado simples

Bolo de abóbora temperado, bem aromático, que combina bem com recheio e cobertura mas que também é ótimo na versão simples.

bolo de abóbora temperado

Aliás, essa é a versão simples e simplificada de um bolo confeitado. A receita original além de ter uma massa um pouco mais complexa também era servida com recheio de buttercream com cream cheese. Eu já tinha resolvido que não faria a versão confeitada porque queria um bolo pra acompanhar uma xícara de café, e não algo festivo. E aí resolvi simplificar um pouco a massa também, trocando ingredientes mais difíceis de achar (oi leite evaporado) por ingredientes mais comuns.

Mas não mexi nos temperos; é uma combinação que eu acho que sempre funciona bem e que gosto bastante. Mas caso entre eles tenha algum que você não goste, ou que não tenha em casa, não tem problema. Dá pra fazer esse bolo de abóbora até sem tempero nenhum e ele continua gostoso. E claro, dá pra fazer confeitado também se você quiser. E se você não é fã de buttercream minhas indicações são ou o clássico brigadeiro ou beijinho. Abóbora com coco é uma combinação clássica que funciona sempre!

bolo de abóbora temperado

Bolo de abóbora temperado – original aqui

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher chá de sal
1 pitada de cravo em pó
1/2 colher chá de noz moscada
1 colher chá de canela
1/2 colher chá de gengibre em pó
1 1/2 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
50g de manteiga sem sal
3/4 xícara de açúcar refinado
2 ovos
3/4 xícara de abóbora cozida e amassada
1/4 xícara de leite

Em uma vasilha bata a manteiga com o açúcar até conseguir um creme fofo. Acrescente os ovos, a abóbora e o leite, batendo ligeiramente a cada adição. Por fim acrescente os ingredientes secos e misture delicadamente até a massa estar homogênea. Transfira para uma forma redonda de 20cm de diâmetro, untada e com papel manteiga no fundo, e leve ao forno a 200C até que asse totalmente. Espere esfriar antes de desenformar.

—————————-
Em 2015: Omelete de forno
Em 2016: Conhaque Suave