Cigarrete de presunto e queijo #receitadefamilia
Cigarrete é um salgadinho tradicional das festinhas de antigamente, recheado com presunto e mussarela e empanado em queijo parmesão. Também é uma receita que eu tenho prometido fazer a muito tempo.
E quando eu finalmente fui pegar o caderno de família resolvi gravar logo um vídeo com o passo a passo. Não é que seja uma receita difícil, é só trabalhosa. E eu nem digo trabalhosa por serem passos muito específicos, é que essa receita rende uns 60 cigarretes pequenos. Então haja braço pra abrir e enrolar tanta massa. Sabe aquelas receitas que são fáceis, mas ficam mais fáceis ainda se você juntar a família toda pra trabalhar junta? O cigarrete é dessa turma!
Outra turma clássica da qual ele faz parte? A das receitas boazinhas. Sabe aquela receita que aceita pequenas alterações e variações em geral sem muito problema? Um ovo a menos aqui, um pouco mais de leite ali… Em geral as chamadas receitas de vó são assim, até porque não tinha medida padrão nas casas antigamente. E esse tipo de receita é ótimo pra quem não tem muita intimidade com a cozinha, já que pequenos erros de medição não vão resultar em desastre.
Com esse aparte pra acalmar todo mundo, vamos pras dicas de sempre! Ninguém aqui lembrava se o recheio era em palito ou em fatia. Fomos de palito e deu esse oco que você pode ver na foto. Imagino que o recheio em fatia vá evitar isso, então escolha de acordo com a sua preferência. Também dá pra fazer cigarrete só de presunto, só de queijo ou com outros recheios. Mas como essa massa é frita evite recheios que soltem muito vapor (queijo fresco por exemplo) pra evitar explosões dentro da panela de óleo.
E falando em fritura, resista a tentação de fazer uma camada bem generosa de queijo na hora de empanar. Qualquer excesso de queijo solta do cigarrete na hora da fritura e é desperdiçado. Mais uma? Uma massa mais fina dá um resultado mais gostoso, então sem preguiça na hora de abrir; se a massa ficar voltando é só deixar ela descansar mais um pouco antes de continuar. E por último: o quanto de recheio que precisa é bem variável, tanto pelo tamanho do salgado quanto pela espessura da massa; pra me garantir em separei 500g de cada recheio antes de começar a fazer, sugiro que faça lago parecido.
Cigarrete
1 kg de farinha de trigo
3 ovos
1 colher sopa de óleo
cerca de 1 colher chá de sal
25g de manteiga
2 colheres sopa de fermento em pó
leite quanto necessário – cerca de 500ml
cerca de 400g presunto
cerca de 400g de mussarela
cerca de 3 claras para empanar
cerca de 3 xícaras de parmesão ralado para empanar
Misture a farinha com o sal e o fermento. Acrescente os ovos e o óleo e misture ligeiramente. Comece a acrescentar o leite e a sovar a massa. Não precisa sovar muito, apenas até ela ficar lisa e coesa. Cubra com uma vasilha, ou plástico, e deixe descansar por meia hora.
Passado o tempo de descanso divida a massa em 4 ou mais partes, para facilitar. Abra uma parte até ficar com menos de 0,5 de espessura e corte em retângulos. A largura do retângulo deve ser do tamanho aproximado que você quer o cigarrete depois de pronto; e a altura deve ter o dobro de tamanho.
Se estiver usando o recheio em palitos: na ponta de cada retângulo coloque um palito de presunto e um de mussarela, enrole e feche muito bem todas as pontas. Aperte ligeiramente para selar a massa e pronto. Repita com o restante da massa.
Se estiver usando o recheio em fatias: corte as fatias de presunto e mussarela para que fiquem ligeiramente menores que os retângulos de massa; a ideia é colocar um de cada no centro do retângulo deixando massa sem recheio em todas as pontas, para que eles não vazem. Então enrole e feche bem as pontas, apertando ligeiramente para selar e pronto. Repita com o restante da massa.
Com os cigarretes montados, prepare a empana. Em um prato bata ligeiramente as claras, apenas até começarem a espumar. Em outro coloque o parmesão. Passe cada cigarrete na claras e, em seguida, no parmesão. Depois frite em imersão em óleo quente. Cuidado porque essa fritura espirra um pouco.
Dica1: qualquer excesso de parmesão na empana vai soltar no óleo, e pode acabar espumando e queimado. Quando perceber que tem parmesão solto boiando no óleo retire com uma escumadeira para evitar a espuma.
Dica2: você pode deixar os cigarretes escorrendo em um prato com papel toalha; mas eles ficam mais crocantes e sequinhos se deixados pra escorrer em uma peneira (de metal pra evitar acidentes) sobre uma vasilha.
—————————-
Em 2014: Panacota de amor em pedaços
Em 2015: Xarope de maracujá
Em 2017: Brigadeiro de batata doce