Torta de Abóbora Brûlée – #cozinhajunina

Torta de Abóbora Brûlée com casquinha de chocolate pra fechar o especial de receitas juninas desse ano com uma sobremesa bem diferente!

torta de abóbora brûlée

Hoje a receita é longa, então vou contar rapidinho que eu gostei muito da ideia de uma torta de abóbora com massa de chocolate e mais ainda da ideia do brûlée. Mudei pouca coisa pra adaptar aqui pra casa, como usar chocolate em pó no lugar do cacau, e purê de abóbora caseiro. E é nessas mudanças que eu quero focar agora.

Pra mim é muito mais fácil encontrar chocolate em pó 50% do que cacau puro. Esse chocolate é metade cacau e metade açúcar (não, não tem leite em pó nesse), então se você quiser usar cacau é só colocar metade do que eu falo de chocolate de cacau e metade de açúcar que fica igual. Agora o purê é fácil: eu asso a abóbora e depois passo no processador; se tiver muita fibra passo na peneira, mas não é sempre. Já tentei fazer com a abóbora cozida mas o purê acaba ficando um pouco aguado. A receita original pede por purê enlatado pela praticidade, e não tem problema usar ele, mas eu sempre faço a versão caseira.

Esse purê pode ser congelado numa boa, então eu aproveito pra fazer grandes quantidades e congelar pequenas porções.

Agora, quanto as alterações que você pode fazer: qualquer abóbora serve, vai pelo seu gosto; os temperos e o whiskey são opcionais e você pode trocar, aumentar, diminuir ou só ignorar. Acho que é isso gente, bom apetite e qualquer dúvida é só chamar nos comentários!

torta de abóbora brûlée

Torta de Abóbora Brûlée – original aqui

10 colheres de chocolate em pó 50%
2 colheres sopa de açúcar refinado
1 colher chá de sal
1 xícara de farinha de trigo
80g de manteiga gelada e em cubos
1 gema
1/2 colher chá de vinagre
1/4 xícara de água gelada
1 ovo para pincelar

Misture o chocolate com o açúcar, o sal e a farinha; junte a manteiga e comece a esfarelar a mistura até conseguir uma espécie de farofa. Em outra vasilha misture a gema com o vinagre e a água até fiar homogêneo. Junte essa mistura na farofa de chocolate e amasse apenas até conseguir uma massa coesa. Cubra com plástico e deixe na geladeira por 1h (ou congele caso queira fazer com antecedência).

Abra a massa em uma superfície enfarinhada formando um disco de uns 30cm de diâmetro. Forra o fundo e as laterais de uma forma redonda de cerca de 22cm, apertando bem a massa na forma. Deixe no congelador por 15min para endurecer a massa novamente. Então cubra com papel alumínio ou manteiga, coloque um peso* por cima e leve para assar a 180 por 20min. Depois desse tempo retire o papel e os pesos e volte ao forno por mais 5min; então bata o ovo apenas pra ficar homogêneo e pincele por toda a massa ainda quente; volte com ela pro forno por mais 5minu para secar o ovo.

*Eu uso pedra que tenho apenas para esse uso; você pode usar grãos como feijão ou arroz (apenas pra esse uso também) ou pequenas esfera de cerâmica ou metal próprias pra isso;

1 3/4 xícara de purê de abóbora*
1/4 xícara de iogurte
2 colheres sopa de whiskey – opcional
1 colher chá de canela em pó
1/2 colher chá de sal
1/4 colher chá de gengibre em pó
1/4 colher chá de noz moscada
3/4 xícara de mel
1 lata de creme de leite sem soro
3 ovos
açúcar para “brullear”

*eu conto como faço o purê em casa no texto acima

Leve o mel ao fogo médio até começar a ferver; conte 3 minutos e desligue o fogo. Acrescente o creme de leite e misture bem. Junte a esse creme todos os outros ingredientes e misture até ficar homogêneo. Preencha a base da torta (já assada) com esse creme e volte ao forno, ainda a 180C, até que o recheio fique com a consistência de um pudim; quando ele tá mais pra sólido do que líquido mas não tá totalmente firme. Isso deve demorar uns 50min, dependendo do forno. Retire do forno e deixe na geladeira até a hora de servir. Antes de servir cubra com açúcar e use um maçarico ou uma colher quente para queimar o açúcar, formando uma casquinha crocante.

Importante:

o “brulleado” não dura, então se a torta voltar pra geladeira ele vai derreter e você vai ter uma cobertura líquida de açúcar e aí já era a ideia de uma torta de abóbora brûlée. Se a torta não for ser totalmente (ou em grade parte) consumida no mesmo dia eu recomendo “brullear” apenas as fatias que forem servidas na hora. Assim sempre vai ter casquinha crocante.

—————————-
Em 2015: Pãezinhos Suecos
Em 2016: Torta de maçã com castanhas
Em 2018: Drink Almirante