Pãezinhos de Cardamomo, kardemumma bullar
Pãezinhos de Cardamomo super fofos e perfumados e que tem origem numa receita sueca de nome impronunciável num sotaque mineiro: Kardemumma bullar.
Mas esse nome se traduz exatamente pela expressão que está no título: pãezinhos de cardamomo. E apesar de deliciosa, essa receita não tem muito segredo. É uma massa perfumada que é recheada com manteiga temperada e então trançada antes de assar. Existem muitas receitas com esse mesmo passo a passo, cada uma com um resultado muito diferente. Eu acho que essa é justamente a graça desses pães doces…
No caso desses pãezinhos, dá pra fazer duas mudanças pequenas mas ao mesmo tempo fundamentais que acabam em duas outras receitas. Você pode fazer rolinhos de cardamomo, ignorando a parte de trançar a massa e formatando como se faz com um cinnamon roll. Ou você pode fazer pãezinhos trançados de canela, ignorando o cardamomo da receita. Vai ser outra coisa, totalmente diferente, mas também vai ficar gostoso.
Outra mudança possível? Usar a massa de pão que você tiver costume, acrescentar o cardamomo, e rechear e modelar conforme essa aqui. Você vai ter pãezinhos de cardamomo a moda da sua casa eu imagino; e não vejo problema algum. Mas, eu gostei muito dessa massa. Ela não é doce demais, o que combina com todo o recheio e a cobertura. E também é muito macia e fofinha, o que é sempre bom pra um pãozinho doce. Além de ter açúcar mascavo no lugar do refinado; o resultado é um pãozinho de massa ligeiramente mais escura e com um sabor levemente mais caramelado, que combina bem com o cardamomo!
Por último, duas dicas:
Primeiro, você pode usar cardamomo na cobertura, junto do açúcar refinado; basta triturar 1/2 colher chá como feito para o recheio. E segundo, prenda bem as pontas de massa para que eles mantenham a forma enquanto assam.
Pãezinhos de Cardamomo – original aqui
250ml de leite morno
1 colher sopa de fermento biológico seco
1/3 xícara de açúcar mascavo
3 xícaras de farinha de trigo – aproximadamente
1 colher chá de sementes de cardamomo trituradas*
1/4 colher chá de sal
70g de manteiga sem sal
*mede primeiro, tritura depois
Junte o leite com o fermento e o açúcar e misture muito bem. Adicione os outros ingredientes, deixando a farinha por último. Vá juntando a farinha as poucos e comece a sovar a massa assim que possível. Sove até a massa estar lisa e bem elástica, então forme uma bola com ela. Volta para a vasilha, enfarinhada, e cubra com um pano. Deixe descansar por cerca de 40min.
60g de manteiga sem sal
2 colheres sopa de açúcar refinado
1 1/2 colher chá de sementes de cardamomo*
1/2 colher chá de canela em pó
*mede primeiro, tritura depois
Enquanto a massa descansa prepare o recheio. Em um pilão junte o cardamomo com a canela e um pouco do açúcar. Triture até conseguir um pó fino. Misture no resto do açúcar e na manteiga, até conseguir um creme temperado.
Passado o tempo de descanso, enfarinhe a bancada e abra a massa em um retângulo de cerca de 20x40cm. Espalhe o creme de manteiga sobre a massa e dobre em 3 vezes formando um retângulo de cerca de 20x13cm. Corte esse retângulo, no sentido da lateral menor, em 16 fatias. E corte cada fatia ao meio, no sentido do comprimento, sem chegar a separar as duas metades. Cada fatia vai ficar parecendo uma calça. Torça cada uma das pontas e enrole sobre a ponta não cortada, formando tipo uma flor. Transfira para uma forma enfarinhada e cubra com um pano. Deixe crescer por mais cerca de 30min.
Passado esse tempo leve para o forno a 230C por 15min. Enquanto isso prepare a cobertura.
2 colheres sopa de açúcar
25ml de água
1 colher chá de açúcar refinado
Junte as duas colheres de açúcar com a água e leve ao fogo baixo até o açúcar derreter. Passados os 15minutos retire os pãezinhos do forno, mas não desligue. Pincele todos eles com a calda feita e polvilhe o açúcar por cima. Volte imediatamente ao forno e deixe até dourar.
————————————-
Em 2014: Cinnamon Rolls
Em 2015: Enroladinho de pão de queijo
Em 2016: Love Soane
Em 2019: Bombom de cheesecake