Trança de Especiarias super simples

Trança de especiarias é só um jeito diferente de formatar uma massa de pão super simples e manipulável. E as especiarias podem ser o que você quiser.

trança de especiarias

Quer dizer, é o tipo ideal de receita pra esse site! E é tão a cara do Cozinha porque ela nasceu de outras receitas daqui mesmo. A massa é a mesma do pão simples, receita da minha mãe que eu uso como base sempre que quero inventar moda com pão doce. É uma massa rica, tipo brioche (mas não é brioche) com manteiga, ovos e leite. O resultado é um pão super fofinho e bem leve. Características que eu queria pra essa trança de especiarias.

trança de especiarias

E a ideia da trança veio de algumas fotos que vi no Pinterest de pães trançados e assados em formas circulares. Fiquei com vontade de comer algo assim e claro que eu já tinha a massa ideal na cabeça. O recheio foi apenas juntar as especiarias que eu mais gosto, e que acho tranquilas de encontrar por aí. Dá pra trocar? Claro que dá. Dá pra trocar todas elas ou só algumas. Dá pra tirar as especiarias e colocar só manteiga e açúcar no recheio. Dá pra acrescentar nozes, amendoim ou até pistache pra dar crocância.

Essa receita tem realmente a cara desse site: os ingredientes são simples e ela perdoa praticamente toda mudança que você quiser fazer com ela. Inclusive nos formatos. A forma redonda pode virar uma forma retangular, ou um tabuleiro, dá pra fatiar o rocambole e fazer “rolls”, dá pra só enrolar o pão e assar o rocambole inteiro. Enfim, dá pra inventar moda a vontade!

trança de especiarias

Trança de Especiarias

5g de fermento biológico fresco
200ml leite morno
2 ovos
1 colher café de sal
4 colheres sopa de açúcar
2 colheres sopa de manteiga
2 colheres sopa de óleo
cerca de 3-4 xícaras de farinha

Junte todos os ingredientes menos a farinha e misture. Acrescente 1 1/2 xícara de farinha de trigo e misture bem. Cubra com um pano e deixe descansar por cerca de 40min ou até dobrar de tamanho.
Passado esse tempo comece a acrescentar o restante da farinha e vá sovando a massa até ela ficar lisa, elástica e não grudar mais nas mãos. Talvez não seja necessária toda a farinha, e talvez seja preciso mais um pouco.
Com a massa sovada, abra sobre a bancada enfarinhada até conseguir um retâgulo com cerca de 40x25cm. Essas medidas não precisam ser exatas.

6 colheres sopa de açúcar cristal
1 colher chá de canela
1/4 colher chá de cravo em pó
1/2 colher chá de noz moscada
1 colher sopa de raspas de laranja
50g de manteiga
1 gema + 1 colher chá de café para pincelar

Misture o açúcar com os temperos e reserve. Espalhe a manteiga sobre o retângulo de massa e então cubra com o açúcar temperado. Enrole o retângulo, partindo do lado mais largo, como num rocambole. Com uma faca afiada e suja de farinha parta o rocambole no sentido do comprimento. Eu acho mais fácil cortar a partir do meio para uma ponta, trançar as “pernas” desse lado do rocambole; e então cortar a outra metade e trançar também.
Transfira essa trança para uma forma redonda, de furo no meio, com cerca de 20cm de diâmetro, já untada. Junte as pontas da trança e esconda uma sobre a outra. Misture a gema c a colher de café e pincele toda a trança com essa mistura.
Cubra com um pano e deixe descansar mais uns 30min. Enquanto isso aqueça a forno a 230C e, passado o tempo de descanso, asse até dourar. Retire da forma ainda morna para que o caramelo formado não grude.

—————————–
Em 2014: Trem de Minuto
Em 2015: Fudge Fácil
Em 2016: Suco de Morango com Melancia
Em 2019: Couve flor com Molho Branco