Libertine simplificado e modificado
Libertine é um drink recente, com base de whiskey e que ganhou uma versão simplificada e modificada pra essa cozinha.
É bem raro a gente ter nome, sobrenome e data de nascimento pros drinks que aparecem por aqui. Então quando eu consigo essa informação já gosto de deixar logo no início do texto. O Libertine foi criado por Mariena Mercer em abril de 2012 em Las Vegas. E não precisou nem de 10 anos pra aparecerem algumas versões.
Então hoje temos uma versão que cabe nessa cozinha! O Libertine é basicamente um sour de whiskey aromatizado com alecrim e que é coberto com uma espuma perfumada e docinha. Eu mantive essa estrutura e só troquei alguns ingredientes que não tinha em casa no momento. Então a mistura de geleia de laranja, suco de laranja e xarope de bordo, aqui em casa virou suco de laranja e mel.
Além das modificações que eu já fiz, vale falar de algumas que você pode fazer. Eu usei o limão Tahiti, mas qualquer um cabe. O mel pode virar xarope simples pra quem prefere um drink vegano. E nesse caso a clara crua pode ser aquafaba. Se o problema não é a origem animal mas a clara estar crua, uma opção legal é a albumina. É só hidratar 1 colher de sopa de albumina com 2 colheres de água antes de bater.
Libertine – original aqui
1 dose de xarope de alecrim*
2 doses de whiskey
1 dose de limão
1 colher chá de mel
1/2 dose de laranja
1/2 clara de ovo crua*
gelo
fatia de laranja para enfeitar
*mais sobre esses ingredientes no texto acima
Misture o mel com a laranja até dissolver e reserve.
Em uma coqueteleira com gelo bata o xarope de alecrim com o limão e o whiskey até tudo ficar gelado. Coe em um copo baixo cheio até a metade com pedras de gelo. Esvazie a coqueteleira e junte nela a laranja com o mel e a clara. Bata até formar uma espuma bem fofa e cubra o drink com ela. Enfeite com um pedaço de fatia de laranja e sirva em seguida.
—————————-
Em 2014: Panacota Amor em Pedaços
Em 2015: Xarope de Maracujá
Em 2017: Brigadeiro de Batata Doce
Em 2019: Cigarrete