Panelle ou petisco de angu de grão de bico

Panelle é um petisco que lembra muito o angu frito de Minas, ou a polenta frita de outros lugares, mas feito com uma pasta de grão de bico.

panelle

Se bem que eu tô chamando de angu de grão de bico. A ideia é a mesma do nosso angu: uma farinha de um grão, misturada com água e sal e cozida até virar um creme espesso. Faz com fubá é angu, ou polenta pra muita gente. Faz com farinha de grão de bico e é a base da Panelle.

Essa receita veio pra mim através de um site americano, mas a origem da panelle é italiana. Mais ou menos. Segundo os americanos é bem comum ver panelle servida entre duas fatias de pão em Palermo e em toda a Sicília. Mas procurando mais sobre o prato dá pra perceber que ele pode ter origens árabes e que remontem a ocupação islâmica do sul da Europa, séculos atrás.

Outro indício dessa origem é a/o Panisse. Esse é um petisco francês, bem comum na Provence, feito exatamente da mesma forma que a panelle. O que muda é o jeito de servir: com sal e pimenta moídos na hora pros adultos e com açúcar pras crianças. E já que cada um serve como bem entende eu servi do jeito que gostamos aqui em casa: com um molho refrescante. Eu deixo a receita desse molho no fim desse post.

panelle

Panelle – original aqui

3 xícaras de água
1 1/2 xícara de farinha de grão de bico
1 1/2 colher chá de sal
1 1/2 colher sopa de óleo
óleo para fritar

Em uma panela misture a farinha com o sal. Acrescente a água aos poucos e o óleo e misture até formar uma papa. Cozinhe essa papa em fogo médio e misturando sempre, até que comece a soltar da panela. Transfira para um refratário untado e depois que untar tampe e leve pra gelar.

Quando estiver gelado e firme corte em palitos e seque se tiver “suado”. Frite por imersão e sirva em seguida. Eu servi com o molho abaixo, mas fica uma delícia sozinho também.

Molho refrescante

1 limão
1/4 xícara de hortelã (apertada pra medir)
1 colher chá de sal
1/2 colher chá de zaatar
1/4 xícara de azeite
1/4 xícara de requeijão cremoso

Pique a hortelã fininha e mistura bem com o requeijão, o zaatar e o sal. Acrescente o azeite e o limão e bata com um garfo (ou mini fouet) até ficar homogêneo.

—————————–
Em 2016: Biscoito sablé
Em 2017: Pão de Chocolate
Em 2019: Manhã em Marrakesh