Mini Pavlovas com curd de limão

Mini pavlovas, ou pequenos ninhos de merengue, com recheio de curd de limão e fatias de limão para enfeitar. E alguns pontos sobre suspiros.

mini pavlovas

Essa receita era pra ser um “bolo” com vários discos de suspiro empilhados com camadas de curd entre eles. Eu fiz e antes de colocar a última camada de suspiro a coisa toda já tava totalmente inclinada caindo por cima do prato. Nada foi jogado fora, a gente come as comidas feias também, e eu gostei muito da combinação de sabores. Então resolvi refazer a receita, com os mesmos elementos mas com uma apresentação mais fácil de dar certo.

Assim surgiram essas mini pavlovas com recheio de curd de limão. Dá pra fazer só com suspiros simples (açúcar + claras em neve), mas eu acrescentei um pouco de vinagre e de sal pra deixar a textura mais próxima da pavlova tradicional. Se você quiser a textura interior igual da receita original é só acrescentar 1 colher de chá de amido de milho junto do açúcar. E já que é de suspiros que estamos falando eu sei que muita dúvida surge.

O que eu posso dizer é: suspiros devem ser secos, não assados. A melhor coisa pra isso é um forno que dê pra controlar direitinho a temperatura, tipo um elétrico. Mas a maioria das pessoas não tem então ficam as dicas: porta do forno entreaberta, uma assadeira vazia na parte de baixo do forno pra baixar mais a temperatura, e muita, muita paciência porque demora mesmo. Além disso, espalhar as mini pavlovas o máximo que der, sem deixar todas amontoadas numa forma só ajuda também; quanto mais ar circular entre elas melhor pra que sequem. Por fim, depois de assados deixe esfriar e guarde bem fechados em uma lata que vede ou um pote de vidro (que vede também).

Agora, quanto ao curd. Eu mudei um pouco a receita que já tenho o costume de fazer. Primeiro troquei os ovos inteiros por apenas gemas, já que um bocado de claras já tinha sido usado no suspiro e elas estavam sobrando. Também adicionei um pouquinho de amido de milho pra mudar ligeiramente a textura. Ele não é essencial se você não quiser usar, mas também não adicionou nenhum sabor então não vejo problema.

Por último, a montagem das mini pavlovas. Deixe pra montar apenas na hora de servir porque a umidade do recheio vai sim arruinar o suspiro. Eu fiquei um bom tempo tirando as fotos (e gravando reels) e por fim elas estavam começando a melar, mas a verdade é que ficou bem gostoso todo desmontado também.

mini pavlovas

Mini Pavlovas com curd de limão

4 claras
1/4 colher chá de sal
3/4 xícara de açúcar
1 colher chá de vinagre*

Bata as claras em neve, quando elas estiverem firmes continue batendo e adicione o sal e o açúcar, uma colherada de cada vez. Por fim adicione o vinagre e bata mais alguns segundos. Forre duas assadeiras grandes com papel manteiga e faça ninhos com esse merengue. Pra isso pegue uma colherada bem generosa (eu usei aquela colher de arroz bem grandona) e espalhe formando um disco de uns 9cm. Então arranje o topo desse disco formando uma cavidade no centro, pra ficar no formato do ninho. Aqui essa quantidade de merengue deu pra 16 ninhos desse tamanho. Leve ao forno a 160C se possível, ou a 180C com a porta entreaberta, até que eles sequem e a superfície esteja durinha. Espere esfriar antes de rechear e servir. Ou guarde em uma lata ou um pote de vidro que fechem bem até a hora de montar e servir.

1/4 xícara de açúcar
raspas de 1 limão
20g de manteiga
60ml de limão
1 pitada de sal
2 gemas
1 colher chá de amido de milho*

Misture o amido com o açúcar, o sal e as raspas. Junte as gemas e misture bem para dissolver tudo. Adicione o sumo do limão e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até cozinhar e engrossar. Quando formar um creme que cubra as costas da colher desligue o fogo e acrescente a manteiga. Misture bem até que ela derreta e o creme esteja homogêneo. Leve para a geladeira em um pote fechado até a hora de servir. Esse creme pode ficar 2 semanas na geladeira sem problema.

Para servir preencha a cavidade de cada ninho de merengue com o curd de limão e sirva as mini pavlovas com fatias de limão bem finas enfeitando.

*mais sobre esses ingredientes no texto acima

—————————–
Em 2016: Bolo de Iogurte
Em 2017: Torta Vulcânica
Em 2019: Margarita de Abacaxi