Casa Abandonada
Casa abandonada, praticamente uma cabana na floresta, feita de biscoito, bala e chocolate. E com uns fantasminhas pra complementar.
Foi nisso que eu pensei quando decidi por essa versão bem simples de casa decorada pra esse Halloween. A ideia inicial era fazer uma mansão meio gótica. Mas eu achei que tava faltando um post de dia das bruxas falando das questões básicas de uma casa de biscoito. E pra isso achei que o melhor era uma casa mais simples.
Então a ideia dessa casa abandonada é falar mais sobre a decoração. Mas claro, primeiro a gente precisa de uma casa, e pra isso um molde. Ele tá nesse link, em pdf pra ser impresso em folhas A4. Mas as medidas e orientações estão no arquivo e, se você preferir, dá pra desenhar apenas com uma régua, sem precisar imprimir o molde. Com isso fora do caminho, vamos pra montagem e decoração!
Eu gosto de colar as coisas na casa antes de montar ela em si, então colar as paredes e telhado e aí finalizar. Pra colar decorações, principalmente leves como as balas de coco que eu usei, cobertura de chocolate funciona bem. Chocolate temperado funciona se a temperagem estiver impecável; boa sorte aí nesse calor infernal, eu já desisti e uso cobertura nesses casos. Já pra montar a casa eu prefiro uma “cola” mais forte, e uso o glacê feito com clara de ovo e açúcar. Dá pra usar aquela mistura pra glacê real com o mesmo resultado. Eu não uso porque, pro tanto que uso, não vale a pena financeiramente.
Certo, com as colas escolhidas, é hora dos confeitos. E aí depende da cara que você quer que a casa tenha. Eu queria que minha casa abandonada parecesse uma cabana rústica, por isso escolhi mini balas de coco que ficam parecendo pedras. Mas dá pra usar outras balas, confeitos de açúcar, ou o que tiver disponível. E também dá pra cobrir a casa toda com chocolate ou glacê, como fiz com a casa de fantasmas. E cobrindo ela toda ou não dá pra fazer texturas na parede, como eu fiz com a casa assombrada.
E isso tudo também pode ser colorido. Essa cabana teve as pedras pintadas antes e depois de montar. E tudo foi meio que lavado com um corante marrom super diluído pra deixar com essa cara de casa abandonada. Eu gosto de usar corantes, em pó ou líquidos diluídos, em álcool porque assim seca mais rápido e não estraga tanto os doces quanto um corante de base de água. Lembrando que chocolate só pode ser colorido com corantes próprios pra chocolate, se não ele endurece. Uma opção que tá começando a aparecer por aqui é o corante em pó pra chocolate. Ele é um pouco mais caro mas super versátil pra projetos como essa casa.
Mas você pode fazer uma casa bem limpinha, e também pode fazer super colorida. Esse mesmo molde todo coberto de doces coloridos pode virar a casa da bruxa dos doces bem fácil.
Outra coisa que tô conhecendo agora, embora não seja novidade, é a massa elástica. Usei ela no coração do Bolo Red Velvet, e aproveitei um pouco que tinha sobrado pra fazer os fantasmas e as abóboras dessa casinha. Antes de conhecer a massa elástica eu faria esse trabalho com chocolate modelável (que eu ensino nos chifres desse cupcake).
Confesso que eu não gosto muito de comer a massa elástica, embora ela seja sim comestível. Mas acho ela muito mais fácil de trabalhar do que o chocolate modelável, que eu acho mais gostoso. Então ficam essas duas opções pra você escolher.
Pra fechar: eu ainda estou devendo uma versão vegana dessas casinhas. Minha intenção é que a próxima seja com uma nova massa, que eu quero que seja vegana. E também estou estudando um jeito de colar que não use clara de ovo. Quando isso acontecer eu volto pra colocar o link aqui.
Casa Abandonada
Ingredientes
Massa de Biscoito
- 75 g manteiga
- 12 colheres sopa açúcar mascavo
- 3 colheres sopa mel
- 1 1/2 colher sopa leite
- 3/4 colher sopa canela em pó
- 1/4 colher chá gengibre em pó
- 1/4 colher chá bicarbonato de sódio
- 1 1/2 xícara farinha de trigo
Confeitos (confira o texto acima)
- 300 g cobertura de chocolate
- 1/2 xícara açúcar confeiteiro
- 1 colher sopa clara de ovo
- 400 g mini balas de coco (100g brancas e 300g vermelhas)
- 150 g massa elástica
- corantes e vodka pra colorir tudo
Instruções
Massa
- Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Adicione o mel, o leite e os temperos e bata bem até ficar homogêneo. Misture o bicarbonato com a farinha e junte ao creme de manteiga. Misture bem e evite sovar a massa formada. Cubra com plástico e leve para a geladeira por 30min. Abra a massa sobre a bancada polvilhada com farinha e corte as partes da casa. Eu ignoro porta e janelas por enquanto. Volte para a geladeira por mais 30min para firmar bem. Leve ao forno aquecido a 200C por cerca de 15min, ou até que assem completamente. Não deixe dourar demais.
Montagem
- Com os biscoitos ainda mornos coloque os moldes de papel por cima de cada parte e acerte qualquer distorção que tenha acontecido no forno usando uma faquinha de serra.Aproveite pra cortar porta e janelas com essa mesma faquinha.
- Misture um pouco de corante preto com 1 colher de vodka e misture em 100g das balas de coco (brancas) até sujar bem todas as balas. Se não ficar na cor ideal não tem problema.Espalhe as balas em um tabuleiro ou bandeja e deixe secar.
- Derreta a cobertura de chocolate e misture com um pouco de corante preto próprio pra chocolate. Espalhe uma camada fina da cobertura nas placas do telhado. Com uma faca sem serra faça riscos horizontais ao longo de todo o telhado. Deixe secar
- Use o restante da cobertura derretida para colar as balas tingidas nas paredes da casa. A quantidade citada deu pra cobrir a parede dos fundos e a parte debaixo das outras 3 paredes.Para colar basta passar um pouco de cobertura na placa e um pouco em cada bala.
- Misture a clara de ovo com um pouco de corante preto e vá adicionando o açúcar aos poucos, até conseguir um glacê. Eu gosto da consistência que dá pra passar com uma faquinha e não fica escorrendo.Use esse glacê pra colar as placas da paredes uma na outra deixando a casa de pé. Use escoras, como potes de vidro, pra apoiar as paredes até o glacê secar. Atenção: esse molde é pensado pra que as laterais da casa se encaixem dentro da parte da frente e de trás.
- Enquanto o glacê seca, tinja 50g da massa elástica de laranja e formate as abóboras: faça bolinhas do tamanho desejado e com um palito de picolé ou uma faca sem serra faça os gomos da abóbora. Com o restante da massa faça os fantasmas: a partir de um cilindro de massa puxe os braços e a saia que faz as vezes de pé. Deixe secar.
- Com o restante do glacê cole os telhados no topo da casa, coloque algumas escoras e deixe secar. E então é hora dos detalhes.
- Com o restinho de cobertura pintei qualquer glacê cinza que estivesse aparecendo. Também colei mais pedras nas quinas da casa.Então fiz um corante marrom bem diluído misturando um pouco de vodka e corantes preto, amarelo, verde e vermelho. E com um pincel fofo pintei todas as pedras, as quinas e interior das janelas. Por fim, pincelei um pouco e chocolate em pó no telhado pra parecer sujo. Também misturei chocolate em pó nos outros 300g de bala de coco (vermelhas) pra "sujar".
- Forrei um prato com as balas "sujas", coloquei a casa em cima, e espalhei as abóboras e fantasmas em volta dela.E esses últimos parágrafos foram escritos no passado pra reforçar que isso são apenas ideias e você pode enfeitar como quiser.
—————————–
Em 2014: Micheladas
Em 2016: Aranhas de Brigadeiro
Em 2018: Bolo Caldeirão