Galette de Abacaxi, com hortelã
Galette de abacaxi com hortelã pra juntar uma massa fininha e crocante, com um recheio suculento e muitos perfumes!
A ideia dessa torta veio de um vídeo da Claire Saffitz com a Natasha Pickowicz onde elas fazem uma galette de abacaxi com folhas de shisô. Como aconteceu com a torta de manga que virou post recente por aqui, eu fiquei com vontade, mas tive que fazer algumas adaptações.
Pra começar eu já sabia que não ia ter o shisô açucarado. Essa planta já é cultivada no Brasil mas ainda é bem difícil de encontrar por aí. Eu pelo menos nunca vi ao vivo. Mas pesquisando sobre ela vi que tem um aroma que lembra hortelã e erva-doce. E bom, abacaxi com hortelã é uma combinação clássica, né? A princípio pensei em fazer as folhas de hortelã açucaradas. Mas depois pensei que já teria o doce da calda, então o frescor das folhas in natura viria a calhar. E realmente gostei muito desse jeito!
A mudança seguinte foi a massa. A original é uma Pâte Brisée, que é muito boa, mas eu tava cismada com a massa da tarte aux pommes que fiz mais cedo esse ano. Ela fica meio que folhada de um jeito que eu achei que combinaria bem com o abacaxi. Então troquei por uma versão dela. Mas já deixo a dica de que qualquer massa menos doce, e que fique sequinha e crocante funciona bem aqui.
O recheio da galette de abacaxi continuou sendo abacaxi, claro. A única mudança foi que dispus as frutas em uma camada simples, em vez de uma por cima da outra. Isso muda um pouco a textura final do abacaxi, mas eu entendo que tem mais a ver com disponibilidade do que qualquer outra coisa.
Agora, duas coisas que acabam sendo opcionais, mas que eu indico bastante. Primeiro o maçarico. Eu sei que não é todo mundo que tem essa ferramenta, e a sua torta vai dar certo e ficar gostosa se você pular esse passo. Mas se você tiver um, use. O tostado nas pontas dos pedaços de abacaxi fica muito interessante! E a calda. Ela faz muita diferença porque essa é uma sobremesa que não tem muito doce. E se o seu abacaxi não estiver doce aí que já era, ela vai ser basicamente uma torta ácida. A calda acaba trazendo equilíbrio. E também deixa a galette de abacaxi mais bonita já que traz um brilho pra ela.
Pra finalizar, dá sim pra repetir essa ideia com outras frutas. Não ignore a farofinha que fica entre a massa e as frutas. Ela impede que os sucos da fruta embatumem a massa. E fazendo isso dá pra usar outras frutas sem medo.
Galette de Abacaxi
Ingredientes
Massa
- 1 xícara farinha de trigo
- 1 pitada sal
- 130 g manteiga gelada
- 2 colheres sopa água gelada
Farofa
- 1 colher sopa farinha de trigo
- 2 1/2 colheres sopa açúcar refinado
- raspas 1 limão
Recheio
- 1 abacaxi médio
- 2 colheres sopa açúcar cristal
Calda
- 2 xícaras água
- 3/4 xícara açúcar
Montagem
- folhas hortelã
Instruções
Massa
- Misture a farinha com o sal. Pique a manteiga grosseiramente e misture com a farinha, formando uma farofa. Adicione a água e vá apertando até formar uma massa coesa, mas sem sovar.Cubra com plástico e leve pra geladeira por 15min.
- Abra a massa em uma superfície enfarinhada, formando um disco fino. Corte um círculo de 30cm e coloque as rebarbas sobre a borda. Transfira a massa para uma assadeira grande, dessas de pizza, forrada com papel manteiga.
Farofa
- Misture a farinha com o açúcar e as raspas de limão, apertando com os dedos pra soltar os óleos essenciais do limão. Cubra a massa da torta, exceto a borda, com essa mistura e então leve pra geladeira.
Recheio
- Descasque o abacaxi e reserve a casca. Corte em fatias de cerca de 1 dedo de espessura e corte essas fatias em 4 partes. Retire o miolo e reserve junto das cascas.Distribua as fatias de abacaxi sobre a farofinha de limão, cobrindo tudo, exceto a borda. Pique algumas fatias pra fazer tudo se encaixar.Cubra a borda com o açúcar cristal. E leve ao forno a 230C por uns 40min, até a massa dourar.
Calda
- Junte a água e o açúcar com as cascas e o miolo do abacaxi. Deixe ferver até formar uma calda grossa.Coe a calda e reserve.
Montagem
- Com a torta assada, use um maçarico pra acabar de tostar o abacaxi sem queimar demais a massa.Pincele a calda sobre o abacaxi e finalize com folhas de hortelã logo antes de servir.
———————————-
Em 2017: Ponche de Rum
Em 2021: Trança de Maçã