Bolo Cítrico feito com Mexerica

Bolo cítrico, porque dá pra aproveitar a época das tangerinas, mas também dá pra fazer com laranja ou limão se você preferir ou for o que tiver disponível.

bolo cítrico com glacê de açúcar

Esse bolo é uma adaptação do que eu conheço como bolo d’água, uma espécie de pão de ló adicionado de um líquido que serve como saborizante. E de um pouco de fermento pra equilibrar a coisa toda. É um tipo de bolo mais sequinho, como o pão de ló, e muito muito leve! Eu considero ideal pra fazer pavês, bolos confeitados ou outras sobremesas. Mas também gostei dele assim, mais simples, apenas com um glacê no topo.

Não tem muito o que falar sobre a massa em si, já que ela é bem simples. Ainda assim acho bom avisar que nunca tentei fazer com outro açúcar que não o refinado. Como a ideia é uma massa muito leve, um açúcar menos refinado, como o mascavo, pode acabar pesando um pouco. Eu não tenho ideia se o fermento daria conta de sustentar essa massa ou não. Mas pretendo testar e quando isso acontecer, volto pra atualizar esse texto contando o resultado.

bolo de mexerica mostrando o miolo

Já sobre a mexerica eu posso falar um bocado. Eu dei o nome de bolo cítrico porque dá pra usar qualquer um dos frutos cítricos que a gente tem costume de ver em bolos. As mexericas apenas eram as disponíveis quando testei a receita e acabaram virando favoritas. Então vou começar por elas e suas variedades.

Nesse bolo usei o que a gente chama por aqui de Murcot. Ela é achatadinha e tem a casca muito lisa e de um laranja muito forte! É bem perfumada e tem o sabor intenso, e por isso gosto mais dela pra fazer bolos que pra comer pura. Ah, ela quase não tem acidez.

mesa com bolo de mexerica com glacê e um prato com uma fatia do bolo

Outra variedade que acho uma boa ideia pra essa receita é a que, aqui, chamamos de carioca. Mas também já vi ela ser chamada de candongueira. Ela tem as mesmas características da Murcot, mas é bem menor, como um limão tahiti. Tem a casca muito fina e que quebra fácil e também tem mais acidez.

Curiosidade: candongueira quer dizer mexeriqueira…rs

Por ultimo, a variedade que chamamos de Pokan. É aquela grandona, com a casca bem grossa e irregular. Embora eu adore a fruta pura, não gosto dela pra bolos e panificações em geral. Tanto o sabor quanto o perfume dela ficam suaves demais depois de assados, e o bolo pode acabar ficando sem graça.

uma fatia

Agora, pra fazer o seu bolo cítrico virar um bolo de laranja, é só usar uma xícara de suco de laranja, normalmente. Mas se você preferir usar limão, aí é preciso diluir um pouco o suco. Eu começaria com 1/2 xícara de limão e iria acrescentando mais água, ou limão, até conseguir uma xícara de uma limonada absurdamente forte.

Por último, o glacê! No vídeo eu experimentei um xarope de tangerina pra fazer e deu bem certo, mas sempre diluindo em mais água pra não ficar forte demais. Mas eu sempre fiz esse glacê com suco de mexerica e sempre deu certo e ficou gostoso. Outras opções são usar limão, para um bolo cítrico mais azedinho, ou laranja, para um bolo cítrico mais suave.

Bolo de mexerica com glacê de açúcar e ao lado um prato com uma fatia do bolo

Bolo Cítrico

Ingredientes
  

Bolo

  • 4 ovos
  • 1 xícara açúcar refinado
  • 1 xícara suco de mexerica
  • 2 xícaras farinha de trigo
  • 1 colher sopa fermento em pó

Glacê (leia o texto acima)

  • 1/2 xícara açúcar de confeiteiro
  • 1 colher sopa xarope de mexerica
  • água até dar o ponto

Instruções
 

Bolo

  • Ligue o forno a 200C para ir aquecendo e unte uma forma com capacidade para 1,5L.
  • Separe as claras das gemas e reserve. Misture a farinha com o fermento e reserve também.
  • Junte o açúcar com as gemas e bata até obter um creme claro. Junte o suco de mexerica, aos poucos, mexendo bem. Então junte a mistura de farinha, também aos poucos, misturando delicadamente, apenas para deixar tudo homogêneo.
  • Bata as claras em neve até o ponto de picos moles. Então adicione aos poucos na massa, misturando delicadamente com uma espátula. Faça movimentos puxando a massa de baixo pra cima.
  • Quando as claras estiverem totalmente incorporadas na massa, transfira para a forma preparada e leve ao forno até assar completamente e dourar. Espere esfriar antes de assar.

Glacê

  • Misture o açúcar com o xarope e vá acrescentando a água aos poucos até formar um creme molengo. Espalhe sobre o topo do bolo e espere secar para endurecer.

 

 

Salvar