Biscoitos de Gengibre

Biscoitos de Gengibre macios e com sabor suave, ideais pra quem não tem experiência com confeitaria e quer uma receita fácil pra esse natal.

foto de uma mesa escura com uma bandeja de grade cheia de biscoitos de gengibre em formato de boneco. Atras dela um festão verde, um mini pinheiro com bolinhas vermelhas e um cervo de palha deitado do lado dele

E foi por isso que lá em 2015 essa receita me fisgou. Eu ainda tava aprendendo a fazer biscoitos e não tinha nenhuma experiência com bico de confeitar e glacê. E ainda assim eu consegui fazer esses biscoitos, e eles ficaram gostosos. E por isso que desde então eles são os meus biscoitos de gengibre de sempre.

Não mexi na receita desde então, apesar de já ter tentado fazer com melado no lugar do mel. E funcionou muito bem! Mas é claro que você pode acrescentar outros temperos se preferir um biscoito de especiarias. Eu gosto muito da combinação de gengibre, canela e noz moscada com raspas de laranja. Mas esse é um ponto em que dá pra brincar bastante, dando até pra tirar o gengibre em pó…

Pra quem ficou com curiosidade: essa receita não é minha, eu vi no site do Panelinha lá em 2015. Infelizmente a receita original já saiu do ar e as que estão no ar nesse momento não são parecidas com essa.

foto de um prato com um biscoito de gengibre e um saquinho com glacê branco. Atrás deles uma grade de metal com vários biscoitos já decorados sobre ela

Agora, um ponto que eu preciso avisar sobre essa receita, é que ela não respeita detalhes. Sabe aqueles biscoitos de açúcar recortados em formato de floco de neve, super detalhados? Isso não vai funcionar com essa massa. Ela infla no forno, e depois desinfla, e isso arruína qualquer chance de um biscoito mais detalhado. Se o que você quer é essa estética mas não quer fazer o biscoito de açúcar tradicional, minha dica é essa receita. Ela é um pouco mais comportada, por assim dizer.

Pra finalizar, o glacê e os enfeites! Começando com o elefante na sala: o glacê que eu uso leva claras cruas. É aquele basicão de açúcar de confeiteiro e clara crua misturados aos poucos, sem medida, até atingir uma consistência de pasta. Eu costumo ir colocando a clara aos poucos num pote já com açúcar e ir misturando pra ver a consistência. Bater a clara um pouco, só pra “quebrar” ela, costuma ajudar. Esse glacê é mais elástico, seca rápido e aceita saborizações e corantes numa boa.

Mas é claro que existem opções pra quem não sentir segurança com a clara crua. Se você gosta da elasticidade desse glacê, pode usar claras pasteurizadas. Dá pra comprar em lojas de confeitaria e ela costuma vir ou numa embalagem tetrapak, tipo creme de leite, ou numa garrafinha de plástico. É bem prático, embora um pouco mais caro. O glacê feito assim também vai aceitar corantes e saborizantes numa boa e vai secar bem rápido.

foto de biscoitos de gengibre em formato de boneco sobre uma grade de metal. A maioria dos biscoitos está contornado com glacê branco

Se você não quer usar claras de qualquer tipo, é só usar qualquer outro líquido. Eu já fiz glacê com água, suco de limão, café e até licor. A diferença é que esse glacê fica mole por mais tempo e tem menos elasticidade. O segredo então é fazer ele um pouco mais firme pra que não tenha risco de se espalhar na hora de confeitar. E também ir um pouco mais devagar com o bico de confeitar pra que evitar que o traço se quebre. Além disso é claro, dependendo do líquido escolhido o sabor e a cor precisam ser levados em conta.

Eu tô falando tudo isso mas nos últimos anos eu tenho preferido uma decoração bem simples, apenas com o contorno dos biscoitos de gengibre. Como dá pra ver nas fotos. Por óbvio, dá pra fazer carinhas, roupinhas, e dar muito mais personalidade aos bonecos. Essas possibilidades são justamente parte da diversão de decorar esse biscoitos como uma atividade coletiva.

 

foto de biscoitos de gengibre em formato de boneco com contorno de glacê branco

Biscoitos de Gengibre

Ingredientes
  

  • 50 g manteiga
  • 1/2 xícara açúcar mascavo medido sem apertar
  • 2 colheres sopa mel
  • 1 1/4 x farinha de trigo
  • 1 colher chá gengibre em pó
  • 1/2 colher chá bicarbonato de sódio
  • 1 ovo

Instruções
 

  • Em uma panela junte o açúcar, a manteiga e o mel e misture em fogo baixo até tudo derreter e a mistura ficar homogênea. retire do fogo e deixe amornar um pouco.
  • Em uma vasilha misture a farinha com o gengibre e o bicarbonato. Adicione o ovo, comece a misturar e então comece a juntar nessa vasilha a mistura de açúcar.
  • Quando a massa estiver homogênea cubra com uma tampa (ou plástico) e leve para a geladeira por 30min a 1h.
  • Prepare uma assadeira forrando com tapete de silicone ou papel manteiga polvilhado com farinha, ou unte e enfarinhe essa assadeira.
  • Abra metade da massa em uma superfície enfarinhada até ela estar com cerca de 2-3mm de espessura. Corte no formato desejado e transfira para a assadeira preparada.
    Repita o processo com o restante da massa. Junte os retalhos e abra novamente pra cortar mais biscoitos.
  • Leve a assadeira para a geladeira por 30min e ligue o forno a 180C para ir aquecendo. Passados os 30min coloque os biscoitos gelados no forno por cerca de 25min.
    Os biscoitos ainda estarão macios, vire um para ver a parte de baixo. Quando ela estiver dourada eles estão prontos.
  • Espere esfriar totalmente para que cheguem na textura final e só então confeite ou guarde.

Salvar