Pão doce de laranja, com fermentação natural
Pão doce simples, com fermentação natural, casquinha crocante de açúcar e um baita aroma de laranja!
O pão caseiro virou rotina aqui em casa já tem uns meses. Desde que comecei a cultivar o levain duas vezes por semana sai pão do forno. Na maior parte das vezes é o pão salgado simples, as vezes temperado com cebola ou ervas, na maioria das vezes só com sal e azeite. Mas vez em quando é bom quebrar a rotina né?
Assim comecei a tentar transformar a minha receita básica num pão doce simples. Seguindo a lógica de poucos ingredientes e procedimento fácil mas com resultado mais leve do que o do pão salgado. E cheguei na receita de hoje. O açúcar é o suficiente pra deixar a massa levemente doce, mas nada parecido com uma sobremesa; esse ainda é um pão mais neutro. Já o ovo dá umidade para a massa, que fica parecendo mais com o pão doce do que com a baguete. E a laranja é porque eu amo aroma de laranja mesmo.
Dá pra trocar a laranja por limão ou tangerina? Dá. Dá pra trocar por algum outro aromatizante como sementes de erva doce? Dá e fica uma delícia. É só usar a base e saborizar como quiser!
Pão doce de laranja
1 xícara de fermento natural*
2 xícaras de farinha de trigo + para a segunda sova
1/4 xícara de água
1 ovo
1 xícara de açúcar
raspas de uma laranja
1 pitada de sal
leite e açúcar cristal pra finalizar
*dá pra trocar por 7g de fermento biológico seco, mas aí os tempos de crescimento mudam radicalmente, então é melhor definir tempos pela aparência da massa.
Misture metade do açúcar com o fermento, o ovo e a água. Adicione metade da farinha e só então acrescente o sal. Vá sovando a massa e acrescentando o restante da farinha, até ela estar macia e elástica. Deixe a massa descansar cerca de 6 horas, em uma vasilha tampada.
Abra a massa ligeiramente, com as mãos mesmo, e acrescente a outra metade do açúcar e as raspas. Sove a massa até que esteja macia e formando bolhas, provavelmente vai precisar de mais farinha para que a massa não fique muito mole*. Modele o pão e transfira para uma forma untada. Tampe, mesmo que na gambiarra, e deixe descansar mais umas 8h.
Deixe o forno aquecendo a 230° enquanto finaliza o pão: pincele com leite e polvilhe açúcar cristal. Asse até que doure. Deixe pra guardar só quando estiver completamente frio.
*Eu tenho uma certa dificuldade em fazer o pão com fermentação natural manter a forma; então eu sempre deixo a massa mais firme do que me pareceria o certo para que ela não desmonte.
——————————-
Em 2015: Limonada de festa
Testei essa receita… ficou maravilhoso… com a diferença de que deixei crescendo desde domingo 8:00 da manhã… e coloquei o fermento para crescer no sábado à noite…mas amei… obrigada
Que bom que gostou! Os tempos podem variar bastante né? Fiquei curiosa como o sabor ficou com essa fermentação mais longa!
=)
Ficou delicioso, mas eu acho que foi necessário esse tempo todo descansando por conta do fermento que não estava tão acordado… o sabor final lembrou um panetone suave.
Eu esqueci de comentar o pão cresceu (2a sova) de domingo 8:00 até segunda 16:00. 😊
Que legal! Obrigada por compartilhar sua experiência! 😄
Olá, hoje é a terceira vez que faço a receita e não da certo. Utilizei xicaras com 240 gramas, mas acho que as proporções estão saindo erradas, o pão não cresce direito e a massa fica bem estranha. Você teria a receita em gramas para me passar? Meu levain é alimentado diariamente (tenho uma micropadaria em casa) e asso fornadas todos os dias, mas essa receita simplesmente não esta funcionando :(.
Oi! Infelizmente não tenho essa receita em gramas, então o que eu poderia te passar seriam conversões padrão, tipo as que vem na embalagem dos ingredientes. Mas eu posso tentar ajudar de outra forma. Você disse que a massa fica estranha, mas como? Muito molenga? Ou com bolhas demais ou de menos? E o pão não cresce nada ou só não cresce no forno??
Entendi, estranho, pq utilizando a xicara de 240 gramas era pra dar certo. A massa fica muito mole, mas mole se desfazendo, a massa cresce e até cresce um pouco no forno, mas não da aquele salto lindo, estou assando a 230º.
A massa também nao sai fofinha, fica meio quebradiça e bem seca.
Obrigado por me ajudar, estou meio fascinado nessa receita hehehehe
Poxa estranho mesmo!
Pra uma massa tão mole minha primeira sugestão seria ignorar a água da receita e só usar se ficasse impossível sovar. Mas não sei se isso ajudaria na textura quebradiça no final.
Quanto ao crescimento, esse tipo de massa com ovo e açúcar pode dar saltos menores no forno, se comparando com o pão artesanal típico que não tem esses ingredientes. Mas ela devia crescer um pouco sim.
Essa falta de crescimento pode ser também o excesso de água, talvez a massa não esteja conseguindo ter estrutura suficiente por conta desse excesso e por isso não cresce.
Espero que isso ajude!