Bolo de chocolate com cerveja, versão festa
Chocolate com cerveja pra massa do bolo, creme de caramelo no recheio e uma cobertura simples de ganache de chocolate. Esse foi meu bolo de 32 anos.
E sim, não tem muitas fotos dessa vez… eu tava meio ocupada curtindo o dia e com um bocado de preguiça. Mas ao mesmo tempo eu gostei muito da combinação de sabores e de como o bolo acabou saindo. E tem algumas dicas legais nessa receita. Então não vou enrolar muito e vamos logo pros detalhes da receita.
A combinação de chocolate com cerveja já apareceu aqui, num bolo da Technicolor Kitchen, mas as massas tem algumas diferenças entre si. O que as duas mais tem em comum? A textura naturalmente úmida mas ainda assim leve. Eu continuaria com esse esquema aqui, a versão desse post para bolos empilhados e a outra para bolos de um andar só. Aliás, ainda falando em textura, não precisa preocupar em molhar esse bolo com calda. Ele mantém a umidade mesmo depois de ir pra geladeira.
E pra combinar com o chocolate com cerveja achei que caramelo seria uma boa opção. Então repeti o creme de caramelo que já foi recheio de outro bolo de chocolate. Eu teria feito apenas uma coisa diferente: gelatina. A receita não pede, mas o creme é muito leve e o bolo pode acabar afundando um pouco. Um pacotinho de gelatina misturado no creme logo antes de sair do fogo seria o suficiente para ele ficar mais firme, e tornaria a noite no congelador desnecessária. Se você não curte recheios com gelatina, siga a receita abaixo, incluindo a parte de uma noite no congelador.
E a cobertura é a minha favorita da vida: ganache simples de chocolate meio amargo. Dessa vez eu usei creme de leite fresco e adivinha só? Não senti nenhuma diferença para a ganache feita com creme em lata. Então fique a vontade para suar creme sem soro. O creme fresco seria necessário para o enfeite do topo do bolo. Mas sinceramente? Dá pra usar ganache batida e fica tão bonito quanto.
Pra fazer a ganache batida é só esperar as 12horas como na receita abaixo, e então bater na batedeira até ela clarear e ficar mais fofa.
Por fim, a duração. Esse bolo durou, depois de partido, uma semana na geladeira, em uma vasilha tampada. É claro que o dia seguinte continua sendo o melhor dia pra comer um bolo de festa, mas ainda assim dá pra guardar ele uns dias sem medo de estragar.
Bolo de chocolate com cerveja – original aqui
1 xícara de cerveja preta
200g de manteiga sem sal
1 1/2 xícara de chocolate em pó 50%
2 xícaras de farinha de trigo
1 1/4 xícara de açúcar
2 colheres chá de fermento em pó
1 colher chá de sal
2 ovos
180ml de leite
Prepare 3 formas redondas de 15cm: unte as formas com manteiga, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel também. Ligue o forno (180C) para ir aquecendo.
Em uma panela, em fogo baixo, derreta a manteiga junto da cerveja. Desligue o fogo, junte o chocolate em pó e misture bem. Em uma vasilha misture a farinha com o fermento, o açúcar e o sal. Junte os ovos e o leite e misture ligeiramente. Então acrescente a mistura de chocolate e misture até a massa ficar homogênea. Divida a massa entre as 3 formas e leve para assar até que um palito inserido em cada bolo saia limpo. Espere que os bolos estejam frios para retirar das formas.
Recheio de caramelo – original aqui
1 xícara de açúcar refinado
650ml de leite
5 gemas
1/4 xícara de amido de milho
50g de manteiga sem sal gelada
Em uma panela alta, leve o açúcar ao fogo baixo até que ele derreta e fique dourado. Acrescente a manteiga e o leite e deixe em fogo baixo até que o caramelo que petrificar derreta novamente. Em uma tigelinha separada misture as gemas com o amido de milho. Então comece a adicionar o líquido quente na mistura de gemas, bem aos poucos e mexendo sempre. Quando essa mistura já estiver bem líquida e quente, desligue o fogo e transfira essa mistura para a panela com o restante do líquido. Ligue o fogo de volta e mexa até que o creme cozinhe e engrosse. Transfira para outra vasilha e deixe esfriar.
Cobertura de chocolate
400g de chocolate meio amargo picado
1 xícara de creme de leite fresco
Derreta o chocolate em banho maria. Acrescente o creme de leite e misture bem, até que a mistura fique homogênea. Deixe descansar, fora da geladeira, por pelo menos 12h.
Montagem
1/2 xícara de creme de leite fresco
confeitos escolhidos
Retire os bolos das formas, retire o papel do fundo, e corte o topo para que fiquem todos nivelados. Pegue uma forma limpa, de 15cm também, e forre com uma tira alta de acetato. Você também pode usar papel filme, mas fica um pouco mais difícil.
Dentro dessa forma empilhe na ordem: bolo, metade do recheio, bolo, metade do recheio, bolo. Cubra essa forma com papel filme, alumínio, ou o que der, e deixe no congelador por pelo menos 4h. Ou de um dia pro outro.
Retire o bolo do congelador, retire da forma e retire o acetato. Separe 1/2 xícara da cobertura e use o resto para cobrir totalmente o bolo. Como ele vai estar muito gelado, a cobertura vai endurecer rapidamente. Se estiver ficando complicado de alisar o bolo, você pode esquentar a espátula (ou faca) em água quente; mas lembre de secar bem antes de continuar. Com o bolo todo coberto e liso, enfeite com os confeitos escolhidos, como quiser. Eu cobri apenas a parte de baixo, de forma irregular, com alguns granulados pequenos.
Misture a cobertura reservada com o creme de leite fresco e bata até conseguir um chantilly de chocolate. Usando um bico pitanga, ou similar, faça os enfeites do topo do bolo e pronto.
——————————
Em 2015: Frango empanado na cerveja
Em 2016: Biscoito 123 de limão
Você sabia que a newsletter do Cozinha voltou?
Pra não perder as próximas edições é só se inscrever:
Por favorr, teria outra sugestão de recheio que combine com a massa?
Claro! Apesar da cerveja essa massa acaba combinando da mesma forma que um massa de chocolate tradicional. Acho que brigadeiro, doce de leite ou ganache (meio amarga, doce ou branca) são recheios que combinam bem e que são fáceis de agradar!