Kolacky, biscoitinhos de nozes natalinos

Kolacky é o nome desses biscoitinhos de nozes envoltos em açúcar e que contam com uma massa fofinha e um recheio bem aromático!

kolacky

Essa receita segue a trilha das minhas histórias favoritas aqui do Cozinha: estava eu passeando por sites aleatórios de receitas; vi as fotos desses biscoitos e achei lindas; fui ler o post e tinha história, era receita de família, a dona da receita deu palpite… Se você se interessa por essas coisas e lê em inglês o post tá linkado na receita abaixo.

Mas o resumo é: a Annie migrou da Eslováquia para os “States” quando era criança, e esses biscoitinhos eram uma receita típica que ela ajudava a mãe a fazer. Com o tempo eles viraram A receita da família, que lembrava a terra deles e tal. Conforme a Annie cresceu, casou, fez família, os Kolacky viraram a receita de natal da família dela. A típica receita de vó!

kolacky

Bom, e como esses biscoitos diferem das nossas rosquinhas? Primeiro que a massa leva fermento de pão e o resultado parece mesmo um mini pãozinho recheado! Segundo que o recheio mistura nozes e limão, uma combinação que eu nunca tinha pensado em fazer. Aliás, fica uma delícia! Misturem nozes com raspas de limão sempre que possível. Outro ponto é que eles não são tão doces, mesmo com a cobertura de açúcar.

O que pode desanimar é que eles, apesar de fáceis, demandam um tempo pra fazer. Essa receita rende quase que 100 biscoitos (eu parei de contar depois de um tempo) e demora a fazer tudo isso. Mas aí vem uma parte bem legal dessa receita: os biscoitos montados mas ainda crus podem ser congelados por semanas e depois é só levar direto pro forno! No Saving Dessert é dito que os kolacky podem ficar na geladeira (antes de ir pro forno) por até uma semana. Mas eu não testei essa informação e não posso garantir que vai rolar em clima tropical.

kolacky

Kolacky – original aqui

2 1/4 colheres chá de fermento biológico seco
1/2 xícara de creme de leite*
3 xícaras de farinha de trigo
1/4 colher chá de sal
200g de manteiga
1 ovo
1 gema

*usei de caixinha mas pode ser de lata sem soro ou fresco

Misture a farinha com o sal e a manteiga até conseguir uma farofa. Em outra vasilha bata o creme com o ovo e a gema até ficarem homogêneos. Acrescente o fermento e misture bem. Junte essa mistura na farofa formada e amasse até conseguir uma massa lisa. Transfira para uma vasilha untada e com tampa; deixe na geladeira por 12h ou de um dia pro outro.

200g de nozes
raspas de 1 limão
1/4 xícara de limão
1/2 xícara de açúcar refinado
3 claras
1 xícara de açúcar cristal

No processador bata as nozes com o as raspas e o sumo do limão e metade do açúcar refinado até conseguir uma pasta. Em uma tigela bata 2 claras com a outra metade do açúcar refinado até conseguir picos firmes. Acrescente 1/3 das claras na pasta de nozes e misture bem. Acrescente mais 1/3 misturando delicadamente e depois o último terço. Reserve esse recheio. Bata a clara restante em um prato apenas até ela começar a espumar. E espalhe o açúcar cristal em outro prato.

Retire a massa da geladeira e divida em 4 partes. Mantenha 3 na vasilha tampada, de volta na geladeira, e transfira a outra para uma bancada levemente enfarinhada. Abra a massa até ela ficar com 2-3mm de espessura. Corte quadrados de 5x5cm. Guarde as aparas de massa de volta na vasilha na geladeira. Coloque 1/2 colher do recheio no centro de cada quadrado de massa. E enrole todos eles formando caninhos recheados com nozes. Role cada caninho de massa na bancada para selar bem a parte onde as pontas de massa de encontram.* Passe cada um na clara batida, retire o excesso de clara e passe no açúcar cristal. Então espalhe-os sobre uma assadeira com papel manteiga deixando 1cm de distancia entre eles. Repita o processo com o restante da massa e do recheio, deixando as aparas de massa pra trabalhar por último.

Você pode ir montando as assadeiras e já colocando pra assar enquanto prepara o restante dos biscoitos. Ou pode preparar toda a massa primeiro e só levar pro forno quando todos os biscoitos estiverem prontos; se for fazer assim vá deixando os biscoitos prontos na geladeira para que a massa não fermente demais. De qualquer forma asse os biscoitos a 200C até que dourem por baixo; eles não costumam dourar por cima.

*outro jeito de formatar esses biscoitos é encontrando as pontas diagonais deixando mais recheio a mostra a pontinhas de massa descobertas.

—————————-
Em 2014: Grão de bico temperado
Em 2016: Chocotone trufado
Em 2018: Perini