Mil folhas feito no truque

Mil folhas, mais falso que tudo, mas ainda assim delicioso e com o bônus de ser bem fácil de fazer!

mil folhas

Vamos a verdade: mil folhas é um doce com, normalmente, 3 placas de massa folhada assadas, empilhadas e com um creme entre elas. A minha ideia era fazer um falso mil folhas porque eu queria uma alternativa pra massa folhada. Algo que ainda fosse leve e crocante mas mais fácil de lidar no calor do verão e que se fosse mais em conta era bom também.

E enquanto procurava a massa ideal lembrei desse truque da massa de pastel, ou lasanha, frita no lugar da massa folhada. E ao mesmo tempo que achei que era uma boa tentar, também achei que teria alguns problemas. O primeiro deles, como a massa de comportaria na hora da fritura.

Agora, é claro que eu usei a marca que conheço e encontro sempre no mercado aqui. E que não posso garantir que todas as marcas vão funcionar igual. Então a primeira dica é: teste antes de planejar fazer o doce. Essa eu sabia que ficaria crocante se frita porque já tinha feito isso antes com sobras de lasanha anteriores. Sabendo que a massa fica crocante, a dica pra ela não curvar é simples: uma panela larga, pouco óleo nela, e uma escumadeira segurando a massa no lugar durante a fritura. De cabo longo pra ter mais segurança, de preferência.

mil folhas

Massa resolvida, faltava o recheio. E aí lembrei da cobertura do bolo temperado desse natal e achei que combinaria bem. Ela é leve e mantém o formato quanto gelada, e é doce mas tem um salgadinho do cream cheese no fundo. Acaba equilibrando bem a fritura da massa. E pronto, tinha conseguido meu mil folhas gambiarrado.

Agora só faltava um ponto pra ver se essa receita tava dando certo mesmo: dá pra gelar? Montei um, provamos, e metade foi pra geladeira por 1h pra testar a diferença. E não é que a massa ainda tava crocante depois de gelada? Eu jurava que ela ia ficar murcha… Então a dica não é montar com muita antecedência, mas dá sim pra montar umas 2h antes e deixar gelando antes de servir.

Principalmente se você quiser fazer o último passo, que na verdade é opcional: uma cobertura brûlée. O mais tradicional e servir com um pouco de açúcar polvilhado por cima. Mas nada impede de tacar fogo nesse açúcar e fazer uma casquinha bem crocante no topo. Fica uma textura e um sabor bem interessantes, só é importante prestar atenção em dois pontos: não colocar muito açúcar pra não ficar doce demais, e passa o fogo bem rápido pra não derreter o recheio.

mil folhas

PS: depois que terminei esse texto achei bom pontuar que eu usei um creme que tava na minha cabeça e que gostei muito quando experimentei. Mas muitas outras coisas podem virar recheio aqui, desde o tradicional creme confeiteiro até um simples (mas delicioso) doce de leite, caseiro ou não. Também existem versões de mil folhas com mais de um recheio, seja misturados na mesma camada, ou cada andar um sabor. Nesse caso a sua imaginação é o limite.

mil folhas

(falso) Mil Folhas

Sabrina - CozinhaRoman
Massa de lasanha e um creme perfumado fazem essa imitação deliciosa do clássico doce mil folhas

Ingredientes
  

  • 3 folhas massa de lasanha refrigerada
  • 100 g cream cheese
  • 50 g manteiga noisette veja notas
  • 1 xícara açúcar de confeiteiro
  • óleo pra fritar

Instruções
 

  • Corte cada folha de lasanha em 3 fatias. Coloque um fatia em uma panela com 1 dedo de óleo quente, segurando com a escumadeira pra que ela fique reta, até que doure dos dois lados. Transfira para uma grade (ou papel toalha) e repita o processo com as outras fatias.
  • Enquanto as fatias fritas esfriam prepare o creme: bata o cream cheese até ele ficar macio, adicione a manteiga e 3/4 xícara do açúcar e bata até ficar um creme homogêneo. Transfira para um saco com bico simples e largo.
  • Cubra dois terços das massas fritas com "bolotinhas" de creme. Empilhe uma massa com creme em cima de outra e por cima uma massa "vazia". Polvilhe o restante do açúcar logo antes de servir.
  • Se quiser, use um maçarico para queimar o açúcar do topo. Mas faça rápido para não derrete o creme do recheio.

Notas

Para fazer a manteiga noisette: coloque 75g de manteiga em uma frigideira / panela e deixe em fogo médio até que ela fique dourada e com perfume de castanhas. Retire da panela em seguida e deixe na geladeira por cerca de 30min para que fique em ponto pomada. Se ela endurecer demais é só deixar fora da geladeira até ela ficar macia de novo. Se preferir você pode fazer com antecedência.

—————————
Em 2017: Amendoins com mel
Em 2019: Bala de goma + espumante