Licor de chocolate branco, quase um chocolate líquido!
Licor de chocolate branco, cremoso e docinho, com todo o sabor do chocolate e um leve toque de álcool. Ou não tão leve assim…
Por aqui já tivemos um licor de chocolate com uma receita bem diferentona, que inclusive não leva leite. Então já deixo a dica: quem tem intolerância clica no link ali em cima e ignora a receita de hoje. É que esse licor tem o chocolate branco, leite e creme de leite!
E todo esse leite é com uma boa razão: textura! Esse licor tem uma textura meio cremosa, quase como um chocolate quente bem denso. Só que geladinho. E com o sabor característico do chocolate branco. Porque sim, o sabor dele não some na bebida! Mesmo acrescentando a essência de baunilha. Na verdade parece que os dois de complementam, então não pule esse ingrediente.
E falando em pular, não pule o descanso na geladeira; as 24h de repouso fazem diferença sim. E olha que a gente testou antes, e o antes é bem menos denso e com um ardor muito mais forte. Depois de 24h o resultado é um licor com a tal textura que eu gostei tanto e com uma sensação alcoólica muito mais equilibrada.
É claro que, se você achar que ficou fraco, sempre pode acrescentar mais vodka.
E uma última dica: meu chocolate branco é quase amarelo na verdade, e isso varia muito de marca pra marca. Se você quiser um licor bem clarinho, e não se importar com pequenas quantidades de corantes, adicione uma colherinha de dióxido de titânio. Esse corante branco, especial pra chocolate, vai ajudar a clarear o licor sem interferir no sabor. Só não coloque mais que uma colher de chá, pois ele não vai dissolver e vai ficar um resíduo no fundo da garrafa. Se for usar, adicione o corante na hora de levar ao fogo.
Licor de chocolate branco – original aqui
100g de chocolate branco
1/4 xícara de creme de leite – usei de caixinha
1/3 xícara de leite
2 colheres sopa de açúcar
2 colheres chá de essência de baunilha
1 xícara de vodka
Em uma panela junte o chocolate, o creme, o leite, a baunilha e o açúcar. Aqueça e misture até derreter tudo e conseguir um líquido homogêneo. Leve para a geladeira por alguns minutos, até esfriar completamente. Acrescente a vodka e misture bem. Volte para a geladeira e deixe descansar por 24h. Sirva gelado.
————————
Em 2015: Bolo de laranja
Em 2016: Temperagem de chocolate + ovocake
Humm…. deve ser uma delícia!!!
^_^
Pode fazer com chocolate meio amargo?
Acho que dá certo sim, mas também acho que ele deve ficar muito menos docinho. Então, a não ser que a sua intenção seja menos doce mesmo, eu aumentaria a quantidade de açúcar…