Mini sonhos com creme e açúcar
Mini sonhos muito, muito leves e fofinhos, recheados com creme docinho e cobertos com açúcar de confeiteiro. E não, não dá tanto trabalho quanto pode parecer…
Eu já fui da turma que acha que sonhos e donuts dão tanto trabalho que nem valem a pena fazer se não for uma ocasião especial. Bobeira minha. Depois dos donuts com maracujá deu pra perceber o quão tranquilo é fazer esse tipo de receita. Até pra quem não tem batedeira. Não vou mentir que a vida fica muito mais fácil, e a receita mais rápida, se você usar a batedeira pra sovar a massa. Mas pra tirar a dúvida eu sovei na mão, e dá pra fazer numa boa!
E o que esses sonhos tem de diferente? O tamanho menor, ideal pra comer em duas mordidas e não ficar espalhando açúcar pela vida toda. Essa foi inclusive uma coisa que mudei na receita original. Em teoria era pra receita abaixo render 20 sonhos… Era, porque quando fui partir a massa vi que os mini sonhos iam virar mega sonhos. Então parti cada um na metade e fiquei bem satisfeita com o tamanho; e com a quantidade porque eles sumiram rapidinho depois de prontos.
Além do tamanho das porções também mudei um pouco o recheio e dei uma simplificada na cobertura. A receita original usa o creme de confeiteiro original, que eu acho uma ideia boa sim, e você pode fazer que vai dar certinho. Mas eu preferi usar o mesmo creme branco dessa verrine bicolor, que na verdade é uma versão simplificada e caseirinha do creme de confeiteiro. Então estamos na mesma área. Mas como a massa é bem neutra, esses mini sonhos aceitam todo tipo de recheio: curd de limão pra quem prefere azedo junto de doce, nutella pra quem é de chocolate, geleia de amora pra quem prefere algo mais leve, doce de leite pra mim mesma que amo… rs
Última mudança? A simplificação na cobertura. O grande auê do post original é uma calda de chocolate com Cabernet que ela usa pra servir juntos dos donuts. Foi mal gente, mas acho que rechear de creme e passar no açúcar já é coisa suficiente pra esses mini sonhos. Eu queria algo pra acompanhar uma xícara de café, mais simples, sabe? Mas pra quem ficou com vontade de um algo mais, tem essa calda de chocolate que é curinga pra tudo!
Mini Sonhos com creme – original aqui
2 colheres sopa + 1 colher chá de fermento biológico seco
1 xícara de leite morno
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher chá de essência de baunilha
3 gemas
2 colheres sopa açúcar
1/2 colher chá de sal
50g de manteiga macia
Em uma vasilha junte uma colher sopa de fermento, 3/4 xícara de leite e 3/4 xícara de farinha de trigo. Misture bem, a textura vai ficar estranha mesmo, e deixe descansar por 30min.
Em uma vasilha maior, ou na tigela da batedeira, junte o restante do fermento (1 colher sopa + 1 colher chá), o restante do leite (1/4 xícara), a mistura de fermento, a baunilha e as gemas Misture bem até ficar homogêneo. Só então adicione o açúcar e o sal e misture novamente. Junte a manteiga, aos poucos e bata a massa, com uma colher ou na batedeira. Vá acrescentando o restante da farinha (1 3/4 xícara) e sovando a massa até ela ficar lisa e bem elástica. Tente não acrescentar mais farinha do que o pedido na receita, para que a massa não fique pesada. Cubra com um pano e deixe descansar por 1h.
Depois que a massa crescer abra em uma superfície enfarinhada e parte em 40 pedaços. Você também pode cortar em apenas 20 e fazer de tamanho normal. Boleie cada pedaço de massa, pressionando contra a superfície e só então rolando em uma bolinha. Deixe as bolinhas de massa sobre uma superfície enfarinhada, e cobertas por um pano, descansando por mais 30min. Elas devem crescer bem nesse momento.
Frite cada porção em óleo não muito quente; se começarem a dourar muito rapidamente desligue o fogo e deixe o óleo esfriar um pouco antes de fritar os próximos Você também pode usar um palito para conferir se a massa cozinhou completamente durante a fritura.
Depois que esfriarem recheie com o creme escolhido e passe no açúcar de confeiteiro antes de servir.
——————————
Em 2014: Leite de coco caseiro
Um comentário sobre “Mini sonhos com creme e açúcar”