Pães chatos e assustados

Pães chatos são um tipo de preparação que vai de refeição a petisco num pulo. E que hoje ganha ares de “dia das bruxas” com pouco esforço!

pães chatos

Então a ideia era ter alguma receita salgada que pudesse tanto fazer parte de um almoço quanto virar um petisco ou lanche. E quando vi essas carinhas assustadas no My Diverse Kitchen percebi que era exatamente o que eu tava procurando. Adoro comer pão no almoço, seja acompanhando uma sopa ou um caldo, seja como sanduíche, ou até complementando uma super salada. E esses pães chatos podem cumprir quase todos esses papéis.

Confesso que um sanduíche com eles pode ficar difícil…

Mas se você quiser servir apenas como petisco junto de um drink, ou como lanche da tarde eles também funcionam muito bem! E isso porque a base da massa é neutra e você pode temperar, ou não, como quiser. Eu usei duas colherinhas de chimichurri seco, e escolhi ele porque é forte o bastante pra não sumir na massa e combina fácil com vários tipos de molho. Mas você pode não colocar tempero nenhum, ou usar ervas secas, gergelim, mostarda ou alho, ou cebola em pó, ou qualquer tempero que preferir.

E o mesmo vale pra finalização. Eu pincelei o meu com azeite e salpiquei salsinha fresca picada por cima. Dá pra deixar sequinho, dá pra usar outra erva, ou só o azeite, ou antes do forno cobrir com gergelim.

pães chatos

Fora do Halloween

Deu pra perceber que é uma receita bem versátil né? Ela pode inclusive perder todo o ar de comida de dia das bruxas. Na hora de formatar os pães basta ignorar o passo de fazer as carinhas e temos um petisco simples e discreto! E não precisa se limitar no formato também. Dá pra fazer pães menores, quase como biscoitos pra pegar um molho; ou mais finos e cumprido, imitando um grissini. Essa massa é bem maleável e fácil de manusear, o que significa que dá pra brincar bastante com os formatos.

Por último, pra não deixar esse texto gigante: tempos de forno. Esse pão chato macio e fofinho pode facilmente virar um biscoitão se ficar tempo demais no forno. Os meus que acabei deixando dourar ficaram bem crocantes. Isso não é necessariamente um problema e pode ser exatamente o que você prefere. Mas fique de olho pra que eles não fiquem muito longe da textura que você deseja; melhor perder um que vira teste de ponto do que perder uma fornada inteira.

pão chato

Pães Chatos, e assustados

Ingredientes
  

  • 2 xícaras farinha de trigo
  • 1 colher chá fermento biológico seco veja notas
  • 1 colher chá açúcar refinado ou cristal
  • 1 colher sopa azeite
  • 1 colher chá sal
  • 2 colheres chá chimichurri veja notas
  • 3/4 - 1 xícara água morna
  • azeite para pincelar opcional
  • salsinha ou cebolinha fresca opcional

Instruções
 

  • Misture a farinha com o fermento e o açúcar. Adicione o azeite, o sal e o chimichurri. Comece a adicionar a água e a misturar a massa. Adicione água até a massa começar a ficar pegajosa. Então sove até ela ficar lisa e elástica.
  • Unte a vasilha com óleo, gire a massa dentro da vasilha, pra cobrir com o óleo, e cubra tudo com um pano. Deixe descansar por cerca de 30-40min ou até ela dobrar de tamanho.
  • Retire a massa da vasilha, aperte pra tirar o ar, e divida em 12 pedaços. Boleie cada pedaço e deixe na bancada enfarinhada cobertos com pano.
  • Abra um pedaço de massa deixando num formato oval e com cerca de 0,5cm de espessura. Corte os olhos e a boca com cortadores de biscoito ou uma faquinha afiada. Transfira para uma assadeira untada e repita com o próximo pedaço.
  • Depois que a assadeira estiver com várias carinha de massa, com cerca de 2cm de distância entre elas, fure todas com um garfo pra que não inflem. Leve ao forno a 230C até que comecem a dourar. Enquanto isso vá formatando o restante da massa.
  • Opcional: depois de retirar do forno pincele os pães com azeite e salpique salsinha ou cebolinha picada por cima.

Notas

Sobre o fermento: dá pra substituir pelo fresco e costuma ser na proporção de 1 parte de seco pra 3 de fresco, mas é sempre bom conferir na embalagem.
Sobre o chimichurri: eu usei o tempero que tinha e parecia que ia ficar bom. Qualquer tempero que você goste vai funcionar aqui.

————————-
Em 2014: Bolo de chocolate sem farinha
Em 2017: Beijo do Vampiro